Indicadores técnicos: negociação de divergências

Indicadores técnicos: negociação de divergências

A divergência é um dos mais eficientes conceitos de mercado que oferecem sinais comerciais confiáveis e de alta qualidade. O mais curioso é que eles devem sua acurácia à atuação defasada dos osciladores.

Divergências são uma grande parte das estratégias de muitos comerciantes. Alguns as utilizam para identificar pontos de entrada vantajosos, outros escolhem uma hora adequada para sair de suas posições. Neste tutorial, vamos falar sobre como identificar e negociar com esses padrões comerciais multifuncionais.

Divergência: definição

Vamos começar identificando o que é uma divergência. Basicamente, divergência significa que o gráfico de preço e o indicador técnico (oscilador) que você usa para analisar o mercado vão em direções opostas. É o primeiro sinal para você entender que “algo“ está acontecendo em seu gráfico.

Divergências podem ser bearish (pessimistas) ou bullish (otimistas). 

Uma divergência bearish ocorre quando o preço cria altos maiores no gráfico, enquanto o seu indicador faz altos menores. Após tal divergência bearish, os preços normalmente se movimentam para baixo: o preço precisa alcançar o indicador menor. 

Uma divergência bullish (também chamada de “convergência“) ocorre quando os preços criam baixos menores no gráfico, enquanto seu indicador mostra altos maiores. Essa é a primeira indicação de que os preços vão subir em breve: o preço precisa alcançar o indicador maior. 

Note que, quando falamos sobre divergências bearish, estamos olhando para os altos no gráfico de preços. Quando falamos de divergências bullish, estamos falando sobre baixos.

Além das divergências clássicas, há as chamadas divergências ocultas.

Uma divergência bearish oculta ocorre quando o preço cria altos menores no gráfico, enquanto o seu indicador faz altos maiores. A ausência de novos altos no gráfico de preços mostra que os touros estão perdendo força. Apesar do maior alto do oscilador, o movimento para cima é provavelmente uma reversão temporária. Este movimento representa uma oportunidade de vender em níveis mais elevados.

Uma divergência bullish oculta ocorre quando o preço cria baixos maiores no gráfico, enquanto o seu indicador faz baixos menores. A ausência de novos baixos no gráfico de preços mostra que os ursos estão perdendo força. Apesar do menor baixo do oscilador, o movimento para baixo é provavelmente uma reversão temporária. Este movimento representa uma oportunidade de comprar em níveis mais baixos.

A experiência mostra que é mais fácil detectar as divergências clássicas do que as ocultas.

Tipo

Preço

Oscilador

Descrição e Negociação

Clássica: esperar a reversão

Bearish

Alto maior

Alto menor

Potencial reversão para baixo

Bullish

Baixo menor

Baixo maior

Potencial reversão para cima

Oculta: esperar correção e continuação

Bearish

Alto menor

Alto maior

Provavelmente, a tendência de queda será retomada

Bullish

Baixo maior

Baixo menor

Provavelmente, a tendência de alta será retomada

As divergências normalmente são utilizadas para prever correções e reversões de preço. Eles são prováveis de ocorrer antes da ação de preço real. Isso é algo que as torna tão eficazes e permitem aos traders entrarem em um negócio logo no início do novo movimento de preço que emerge.

Como negociar com uma divergência clássica

Para negociar com divergências, você precisa inserir um dos osciladores em seu gráfico: Estocástico, Índice de Força Relativa (RSI), Convergência Divergência Média Móvel (MACD).

Independente do indicador escolhido, nós recomendamos que você sempre coloque ordens Stop Loss antes de fazer suas apostas de negociação. O mesmo vale quando você negociar divergências. Você pode colocar uma Stop Loss acima do último pico no gráfico que confirma a ocorrência de divergência bearish. Se a divergência que você estiver lidando for bullish, você deve colocar uma Stop Loss abaixo do último ponto de mínimo no gráfico.

Para encontrar lugar para uma ordem Take Profit, você provavelmente precisará de um indicador adicional (especialmente se você negociar com RSI e Estocástico). Você pode utilizar análise de swing ou níveis de suporte/resistência para definir o Take Profit. No entanto, se você prefere utilizar MACD ao negociar com divergências, você pode confiar totalmente nesse indicador sozinho, sem ferramentas de negociação suplementares. Quando o histograma MACD cruza a linha de sinal de cima para baixo, é sinal para fechar posição bullish. Quando o histograma MACD cruza a linha de sinal de baixo para cima, é sinal para fechar posição bearish.

Aqui está um exemplo de negociação com divergência com o oscilador MACD.

divergence.png 

Suponha que você encontrou uma divergência bullish (convergência) entre o MACD e o gráfico de preço. Ademais, você encontrou um cruzamento bullish na janela MACD. Você utiliza essa divergência de preço como sinal para abrir uma posição longa. Uma ordem Stop Loss deve ser colocada abaixo do último ponto de mínimo do preço. Feche seu negócio quando o cruzamento bearish no oscilador MACD esteja formado. 

Outros artigos nesta seção

Popular

IPC do Reino Unido

O Reino Unido publicará os números do IPC às 11:30, horário MT, em 17 de outubro.

Reunião do BCE

Os traders estão aguardando impacientemente a reunião do Banco Central Europeu no dia 26 de outubro. O órgão publicará sua decisão sobre a política monetária às 14:45, horário MT. O Presidente do BCE, Mario Draghi, fará uma coletiva de imprensa às 15:30, horário MT. 

Reunião RBA

A política do Reserve Bank da Austrália (RBA) é o fator-chave do AUD. O órgão publicará sua decisão de política monetária às 05:30, horário MT, em 7 de novembro. 

Promoções que podem lhe interessar

Deposite com sistemas de pagamento locais

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde