Média Móvel: jeito simples de encontrar uma tendência

A Média Móvel (MA) é um dos indicadores mais usados no trading. Os traders a adoram por sua simplicidade e eficácia. Neste artigo, nós vamos explicar o que é esse indicador e como usá-lo para aumentar o seu lucro.

O que é Média Móvel?

A média móvel é um indicador de tendência que pega as médias de preço e, assim, suaviza a ação de preço (movimento do preço) filtrando flutuações.

Tipos de Média Móvel

Existem quatro tipos principais de Média Móvel no MetaTrader. É importante entender a ideia de cada tipo.

Média Móvel simples

A Média Móvel simples é o tipo usado geralmente pelos traders. Esta MA mostra a média dos preços de fechamento no período considerado, sendo todos os preços iguais em peso. Exemplo: se temos uma MA de 10 dias, calculamos a soma dos últimos 10 preços de fechamento e dividimos essa soma por 10. Cada vez que um novo preço de fechamento é formado, o mais antigo é descartado.

MA exponencial e MA ponderada linear

A MA exponencial e a MA ponderada linear são bem semelhantes: elas atribuem pesos maiores aos preços mais recentes e consequentemente refletem melhor as movimentações do preço e geram sinais mais rápido. Atenção! Essas MAs dão sinais rapidamente, mas alguns desses sinais podem ser falsos.

MA suavizada

A MA suavizada se baseia na MA simples. O nome facilita a dedução de sua finalidade: esta MA é a que mais filtra as flutuações no movimento do preço. É também a melhor para definir a tendência.

Aplicação no MetaTrader

A MA já vem configurada no MetaTrader e não é preciso baixá-la. Acesse o menu Inserir e navegue pelas opções Indicadores, depois Tendência, e lá estará a Média Móvel (Moving Average). Aplicar os ajustes corretos é extremamente importante.

Período da MA

Período é a quantidade de velas consideradas no cálculo. Quanto maior o período, mais suave a MA e mais exatos os sinais. Quanto menor o período, mais próxima a MA fica do preço.

Não existe regra única para o período usado na MA. Na análise de gráficos com timeframes grandes, os traders preferem MAs de períodos como 50, 100 e 200. Operando em timeframes menores, os investidores optam por períodos como 9, 12 e 26.

Preço da MA

São várias opções: preço de fechamento (close), de abertura (open), máximo (high), mínimo (low), médio (median), típico (typical), e de fechamento ponderado (weighted close).

Os preços de abertura e de fechamento são autoexplicativos, mas e os preços médio, típico e ponderado? Eles variam quanto ao cálculo da média:

  • Preço médio é o ponto médio do alcance (range) da negociação de cada período.
  • Preço típico é o preço médio aproximado de cada período.
  • A média ponderada leva em conta os diferentes graus de importância dos números nos dados do preço.

Vamos considerar um exemplo. MA20 é uma média de 20 períodos. Se tomamos 20 preços de abertura ou 20 preços de fechamento, temos resultados diferentes e linhas ligeiramente diferentes. Observe na imagem a lista em que é possível escolher o tipo de preço.

Moving average median price.png

Os traders geralmente usam o preço de fechamento (close).

Deslocamento da MA

Este ajuste é usado para deslocar o indicador para frente e para trás no tempo, fazendo a MA subir ou descer.

Como usar Médias Móveis ao operar Forex

A MA é um indicador de tendência, então vamos começar com a detecção da tendência. Se o seu objetivo é saber se o mercado está baixista ou altista, o cruzamento (também conhecido como cruz) vai ajudar.

Cruzamento dourado

Quando uma MA de período menor cruza uma MA de período maior de baixo para cima, trata-se de um sinal de compra.

Golden cross moving average.png

Cruzamento morto

Quando uma MA de período menor cruza uma MA de período maior de cima para baixo, trata-se de um sinal de venda.

Dead cross moving average.png

Média Móvel e tendência

Vamos agora falar sobre a função da MA voltada para tendências: se a MA cai, temos uma tendência de queda. Se a MA sobe, temos uma tendência de alta.

Média Móvel e níveis de suporte/resistência

As Médias Móveis são muito usadas como níveis de suporte e resistência. A força desses níveis depende do período da MA: quanto maior o período, mais forte é o suporte/resistência. O timeframe (intervalo de tempo) também é importante: quanto maior o timeframe, mais fortes serão as MAs. Se você comparar uma MA de 200 horas com uma MA de 200 dias, esta última vai produzir um nível mais forte e, portanto, será maior a chance de o preço oscilar perto dela.

Usando as MAs como níveis de suporte e resistência é uma oportunidade de definir níveis para abrir uma posição. Quando o preço rompe acima da MA, pode ser um sinal de compra. Analogamente, um rompimento abaixo da MA vai dar sinal de venda.

Dica: se o preço atinge a MA várias vezes, isso significa que provavelmente uma reversão (virada) está chegando.

Usar o gráfico de velas japonesas sempre é uma boa ideia. Os padrões mostrados nele podem dar forte sinais de reversão e de continuação da tendência.

Vantagens da Média Móvel

Uma ótima vantagem das MAs é não serem um indicador isolado — elas podem fazer parte de outros indicadores técnicos. Dos indicadores baseados em MAs, o mais famoso é o MACD. As MAs também são encontradas em indicadores como Jacaré (Alligator), Bandas de Bollinger e Ichimoku Kinko Hyo.

A multifuncionalidade da MA é outra vantagem muito importante. Ela identifica a direção da tendência e mostra isso visualmente no gráfico, identifica reversões da tendência e, por fim, mostra níveis de suporte e resistência em potencial.

A MA é um instrumento muito eficaz em virtude de sua simplicidade. Isso explica o porquê de ser tão conhecida.

Desvantagens da Média Móvel

Como nenhum método é perfeito, as médias móveis têm suas desvantagens. Vamos a algumas das desvantagens mais evidentes:

  • As médias móveis só traçam tendências com base em informações prévias do preço. Assim como todo recurso de análise técnica, os indicadores gráficos não levam em conta as mudanças nos fatores fundamentais capazes de afetar o desempenho futuro do movimento do ativo, como novos concorrentes, maior ou menor demanda por produtos no mercado ou mudanças na estrutura superior das empresas.
  • Existe um debate sobre dar ou não mais ênfase aos últimos dias do período usando, por exemplo, médias móveis exponenciais. Muitos acreditam que os dados mais recentes refletem melhor a direção do movimento do ativo, enquanto outros creem que dar mais importância a certos dias compromete a representação da tendência.
  • Os ativos costumam ter um comportamento cíclico que não é retratado pelas médias móveis. Se o mercado sobe e desce muito, as médias móveis dificilmente conseguem identificar uma tendência importante.
  • A finalidade de qualquer instrumento é prever onde o preço do ativo vai estar no futuro. Porém, caso não haja movimento nem em uma direção, nem na outra, não é gerado sinal para lucrar com a compra ou com a venda a descoberto.

Média Móvel e outros indicadores técnicos

Sempre lembramos aos traders que não existe indicador perfeito. Por isso é importante combinar os indicadores para ter sinais mais fortes. As Médias Móveis, por exemplo, trabalham bem em conjunto com outros indicadores.

MA e momentum

Indicadores de momentum (“fôlego”), como o Índice Direcional Médio (ADX) ou o MACD, costumam apontar uma iminente mudança de direção no mercado, antes de o preço ir longe o suficiente para provocar um cruzamento de médias móveis. Assim, os traders costumam usar esses indicadores de momentum como primeiro sinal de alerta que o mercado atingiu o pico ou o “fundo do poço”, ou que está prestes a dar outro salto adiante, na direção da tendência atual.

MA e osciladores

Os osciladores são ótimos quando combinados com as MAs. Os cruzamentos de Médias Móveis também podem confirmar os sinais do RSI de que o mercado está sobrecomprado ou sobrevendido. O RSI é frequentemente usado para obter os primeiros sinais de possíveis mudanças de tendência. Logo, pode ser útil adicionar médias móveis exponenciais (EMAs), pois elas reagem mais rápido a mudanças de preço recentes. Cruzamentos de Médias Móveis de prazo relativamente curto, como o cruzamento de uma EMA 5 com uma EMA 10, são os melhores para trabalhar em conjunto com o RSI. Quando a EMA 5 vai abaixo da EMA 10, isso confirma o indicativo de sobrecompra dado pelo RSI e corrobora a possibilidade de a tendência virar para baixo. Analogamente, um cruzamento de baixo para cima é um indicativo a mais de que o mercado está sobrevendido e em breve vai virar para cima.

Sempre busque confirmação. Lembre-se: para começar a operar, você precisa de pelo menos dois sinais que não se contradizem.

4 maiores dúvidas sobre a Média Móvel

Vamos responder as perguntas mais frequentes entre traders iniciantes.

A Média Móvel é um bom indicador?

Não existe indicador perfeito. A MA tem seus prós e contras. Ela é ótima para identificar tendências, mas apresenta defasagem e não mostra informações novas. Mesmo assim, ela é um dos indicadores mais usados.

Por que o método da Média Móvel é usado?

Os traders preferem usar o método da Média Móvel porque ele ajuda a suavizar os dados do preço ao criar um preço médio constantemente atualizado.

Qual Média Móvel usar nos diferentes estilos de negociação?

O período da MA depende do estilo e dos objetivos do trader. Médias móveis curtas (5 a 20 períodos) são mais adequadas para scalpers e quem faz day trade. Traders que gostam de swing trade preferem Médias Móveis mais amplas, com períodos de 20 a 60. Já os position traders têm preferência por Médias Móveis com períodos de 100 ou mais.

Qual Média Móvel usar em criptomoedas?

No geral, isso não depende do ativo operado com a MA — depende mais do estilo do trader. Todavia, o mercado cripto é principalmente um mercado de tendência. Assim, o uso de Médias Móveis para suavizar a ação de preço e determinar a direção da tendência geral pode ajudar bastante nas negociações em cripto.

Conclusão

Vamos resumir o que foi lido neste texto. A Média Móvel é um indicador técnico de tendência que retrata o movimento do preço. Por ser um indicador de tendência, ela funciona melhor quando o mercado está em tendência de alta ou em tendência de queda. Compre quando o preço está acima da MA e quando você observar um cruzamento dourado. Venda quando o preço estiver abaixo da MA e você observar um cruzamento morto.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

Os mercados aguardam os números dos PMIs

Zona do euro, Reino Unido e os EUA publicarão os números dos Índices de Atividades dos Gerentes de Compra da S&P Global, com os investidores atentos a economia europeia que se mostra em uma recessão técnica

Ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC)

Os participantes do mercado esperam que as atas forneçam novas pistas sobre o que os legisladores do banco consideraram na sua última reunião para rejeitar um corte nas taxas de março

Comerciante de olho no IPC do Canadá

O Statistics Canada divulgará os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de janeiro nesta terça-feira, 20 de fevereiro às 10:30, GMT -3

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera