Padrões de Velas

Padrões de Velas

Há vários padrões de velas. Aqui, nós explicaremos os mais populares. Os mais confiáveis sinais aparecem no diário. Em H4 e H1, a confiabilidade cai. No Semanal e no Mensal, a confiabilidade da previsão da tendência geral aumenta, mas a possibilidade de fortes desvios temporários da tendência também fica maior. Por exemplo, as velas podem ter sombras muito longas.   

Padrões de Reversão

Padrões de reversão indicam as altas chances de que uma tendência mudará de direção. Estes padrões são úteis para identificar possíveis pontos de entrada no começo da nova tendência.

Note que, para padrões de reversão:

  • Quanto mais longa a tendência, mais forte o sinal.
  • Quanto mais íngreme a tendência, mais forte o sinal.
  • O sinal é mais forte se ele aparecer perto de um nível forte de resistência/suporte. 
  • O sinal é mais forte se houve padrões de pinça formados nas sessões comerciais recentes.

Padrões pessimistas (de queda)

Padrões de reversão pessimistas aparecem no final de uma tendência de alta.

1.png

Estrela cadente .Um padrão de 1 vela . O corpo da vela é pequeno. A sombra superior é longa e excede o corpo em pelo menos 2 vezes. A sombra superior larga implica que o mercado tentou encontrar onde a resistência e o suporte estavam localizados, mas o lado de cima foi rejeitado pelos ursos (pessimistas). A vela pode ter qualquer cor, mas se for bearish, o sinal é mais forte. 

 

2.png

 

Estrela da noite. Um padrão de 3 velas. Após uma vela otimista longa, há uma lacuna otimista para cima. Os touros estão em controle, mas não conquistam muito. A segunda vela é bem pequena e sua cor não é importante. A terceira vela pessimista abre com uma lacuna para baixo e preenche a lacuna otimista anterior. Essa vela é frequentemente mais longa que a primeira.

3.png

Estrela da noite doji. Um padrão de 3 velas. O padrão é semelhante à estrela da noite, mas é considerado um sinal mais forte pois a vela do meio é doji.

4.gif

Homem enforcado (hanging man). Um padrão de 1 vela. Pode sinalizar o fim de uma tendência de alta, um topo ou um nível de suporte. A vela tem uma sombra inferior longa, que deve ter pelo menos o dobro do comprimento do corpo real. A vela pode ter qualquer cor, mas se for bearish, o sinal é mais forte. Requer mais confirmação de baixa (bearish). O sinal de venda é confirmado quando uma vela bearish fecha abaixo da abertura do castiçal no lado esquerdo deste padrão.  

5.png

 

Cobertura de nuvens escuras. Um padrão de 2 velas. A primeira vela é bullish e tem um corpo longo. A segunda vela deve abrir significativamente acima do fechamento da primeira e fechar abaixo dos 50% do corpo da primeira vela. Seu corpo também deve ser bem longo.

6.png

Padrão engolfante bearish. Um padrão de 3 velas. A primeira vela é bullish. A segunda vela é bearish e deve abrir mais alto que a alta da primeira vela e deve fechar acima da baixa da primeira (engoli-la completamente). Sinal moderadamente forte.

77.gif

Harami bearish. Um padrão de 2 velas. O corpo da segunda vela está completamente contido no corpo da primeira e tem a cor oposta.

88.gif

Cruz harami bearish. Um padrão de 2 velas semelhante ao Harami. A diferença é que o último dia é um Doji.

9.gif

Três corvos negros. Um padrão de 3 velas. Há uma série de 3 velas bullish com corpos longos. Cada vela abre dentro do corpo da primeira, melhor abaixo de seu meio. Cada vela fecha a uma nova baixa, perto de seu mínimo. A confiabilidade deste padrão é muito alta, mas ainda sugere-se uma confirmação em forma de um castiçal bearish com um fechamento menor ou um gap-down.

Padrões otimistas (de alta, bullish)

Padrões de reversão otimistas aparecem no final de uma tendência de alta.

1.png

Martelo. Um padrão de uma vela. Pode sinalizar o fim de uma tendência bearish, um fundo ou um nível de suporte. A vela tem uma sombra inferior longa, que deve ter pelo menos o dobro do comprimento do corpo real. A cor do martelo não importa. No entanto, se for bullish, o sinal é mais forte. Requer mais confirmação de alta (bullish). O sinal de compra é confirmado quando uma vela fecha acima do preço de abertura do castiçal no lado esquerdo do martelo.

2.png

Estrela da manhã . Um padrão de 3 velas. Após uma vela pessimista longa, há uma lacuna pessimista para baixo. Os touros estão em controle, mas não conquistam muito. A segunda vela é bem pequena e sua cor não é importante. A terceira vela pessimista abre com uma lacuna para cima e preenche a lacuna pessimista anterior. Essa vela é frequentemente mais longa que a primeira.

3.png

Estrela da manhã doji. Um padrão de 3 velas. Quase o mesmo que o anterior, mas alguns traders consideram ela como um sinal mais forte.

4.gif

Martelo invertido. Um padrão de 1 vela. A vela tem um corpo pequeno e uma sombra superior longa, que é pelo menos 2 vezes mais longa que o corpo real. A cor do martelo não importa. No entanto, se for bullish, o sinal é mais forte. Requer mais confirmação de alta (bullish   

5.png

 

Linha perfurante. Um padrão de 2 velas. A primeira vela é longa e bearish. A segunda vela abre com uma lacuna para baixo, abaixo do fechamento da primeira. É uma grande vela bullish que fecha acima dos 50% do corpo da primeira vela. Os dois corpos devem ser suficientemente longos. Sinal moderadamente forte.

 

Harami bullish. Um padrão de 2 velas. O corpo da segunda vela está contido completamente dentro do corpo da primeira e tem a cor oposta.

Cruz harami bullish. Um padrão de 2 velas semelhante ao Harami. A diferença é que o último dia é um Doji.

7.png

Padrão engolfante bullish. Um padrão de 2 velas aparece no fim da tendência de queda. A segunda vela (bullish) deve abrir menor que a baixa da primeira vela e deve fechar acima da alta da primeira (engoli-la completamente). Sinal moderadamente forte.

8.gif

Três soldados brancos. Um padrão de 3 velas. Há uma série de 3 velas bullish com corpos longos. Cada vela deve abrir dentro do corpo anterior, melhor acima de seu meio. Cada vela fecha em uma nova alta, próxima ao seu máximo. A confiabilidade desse padrão é muito alta, mas é sugerida uma confirmação em forma de uma vela branca com um fechamento mais alto ou lacuna para cima.  

Padrões de continuação

A maioria dos padrões de castiçal são de reversão, mas há certas tendências que representam tempos de descanso. Padrões de continuação sugerem que o mercado manterá uma tendência existente após uma pausa. Esses padrões são úteis para identificar possíveis pontos de entrada, oferecendo evidências para manter as posições já abertas ou acrescentar às mesmas.

Continuação de uma tendência de alta

1.jpg

Lacuna Tasuki para cima. Uma vela bullish se forma após uma lacuna para cima da vela branca anterior. A próxima vela abre abaixo e fecha abaixo da vela anterior. Se a lacuna não for preenchida, os touros mantiveram controle e podem abrir posições longas. Se a lacuna foi preenchida, o fôlego dos touros chegou ao fim.

2.jpg

Métodos três crescentes. Após uma longa vela branca há uma série de pequenas velas bearish. O número ótimo de velas pull-back deve ser 3, apesar de que 2, 4 ou 5 velas pull-back também podem ser observadas. É importante que essas velas bearish não fechem abaixo da abertura da grande vela bullish. Suas sombras também não devem ir abaixo da abertura da vela bullish. A vela final da formação deve abrir no corpo da última vela pull-back e fechar acima da primeira grande vela branca.

3.png

Linhas de separação. Há uma longa vela bearish seguida de uma vela bullish que abriu no mesmo nível de abertura da vela bearish.

4.png

Mat hold. Após uma larga vela branca, há uma lacuna para cima seguida de uma série de pequenas velas bearish. A segunda ou a terceira delas mergulha no corpo da vela bullish larga. A vela final deste padrão apresenta lacuna para cima e continua seu movimento de subida para fechar acima da faixa de negociação de qualquer um dos dias anteriores. Este é um bom ponto para adicionar posições. O padrão de castiçal Mat hold é um padrão de continuação mais forte que os métodos Três Crescentes. Durante os dias de correção, ao contrário dos métodos Três Crescentes, o preço fica próximo do topo da faixa superior da vela branca (ou verde).

5.png

Strike de Três Linhas (os três soldados enganadores). Após as 3 velas bullish (3 soldados brancos), que indicam que a tendência de alta continua, há uma vela que abre mais alto, mas depois volta para fechar abaixo da abertura da primeira vela bullish. O sentimento de pullback de curto prazo está fora da jogada e a tendência de alta continua a partir desse ponto.

6.png.jpg

Método Upside Gap Three. Semelhante à lacuna Tasuki para cima. O padrão ocorre em um mercado de fortes tendências. Em uma tendência de alta, a lacuna acontece entre 2 velas bullish. O dia final abre dentro do mais alto corpo bullish e fecha no mais baixo corpo bullish, preenchendo a lacuna entre eles.

Continuação de uma tendência de queda

1.png.jpg

Lacuna Tasuki para baixo. Uma vela preta se forma após uma lacuna para baixo a partir da vela preta anterior. A próxima vela abre mais alto e fecha mais alto que a anterior. Se a lacuna não for preenchida, os ursos mantiveram controle e podem abrir posições curtas. Se a lacuna foi preenchida, o fôlego dos ursos chegou ao fim.

2.jpg

Linha on neck. A primeira vela bearish abre com uma lacuna para baixo e tem um corpo longo. A segunda vela é bullish e atinge somente a baixa do dia anterior, não o seu nível de fechamento.

3.png.jpg

Linha in neck. O padrão é semelhante ao padrão de linha On neck, com a diferença que ele fecha no nível de fechamento ou apenas ligeiramente acima do fechamento do dia anterior. A linha In Neck indica algum short covering (fechamento em massa de posições curtas), mas não uma mudança na direção da tendência. 

4.jpg

Empurrão. Este padrão faz lembrar os padrões On neck e In neck, porém aqui a vela bullish fecha próxima, porém ligeiramente abaixo do ponto médio do corpo preto do dia anterior.

66.jpg

Método das Três Quedas. Após uma longa vela bearish, há uma série de 2-5 pequenas velas bullish. É importante que essas velas bullish não fechem acima da abertura da grande vela bearish. Suas sombras também não devem exceder a abertura da vela bearish. A vela final da formação deve abrir no corpo da última vela bullish e fechar abaixo do fechamento da primeira grande vela preta.

Últimas notícias

Negocie o USD em meio a uma notícia importante

Os Estados Unidos divulgarão a variação no número de empregos não agrícolas — também conhecida como folhas de pagamento não agrícolas ou NFP — às 15:30, horário MT, dia 7 de dezembro.

Oportunidade de negociar o dólar do Canadá

O Banco do Canadá fará a declaração de sua taxa no dia 5 de dezembro, às 17:00, horário MT.

Aproveite a chance de negociar o CAD com uma notícia importante

O Canadá publicará seu produto interno bruto (PIB) às 15:30, horário MT, em 30 de novembro.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Livro de Forex para Iniciantes

As coisas mais importantes para começar a negociar
Insira seu e-mail e nós vamos lhe mandar um guia Forex gratuito

Obrigado!

Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera