Política de relaxamento quantitativo (QE)

O que é relaxamento quantitativo (QE)?

A principal função na manutenção da estabilidade de preços pertence ao banco central. Os bancos centrais operam de forma independente do governo e, para promover a estabilidade de preços, devem controlar a inflação e criar um ambiente econômico estável aplicando estas medidas através da política monetária.

Uma breve explicação sobre o relaxamento quantitativo

O relaxamento quantitativo (flexibilização quantitativa, quantitative easing, ou simplesmente QE) é uma ferramenta usada pelos bancos centrais para ajudar a estimular a economia, aumentando a quantidade de dinheiro em circulação. Eles fazem isso comprando ativos financeiros (como títulos do governo) de bancos, que por sua vez podem emprestar mais dinheiro a pessoas e empresas.

Existem dois tipos de política monetária: restritiva (também conhecida como apertada ou contracionista) e acomodatícia (frouxa ou expansionista). A primeira é aplicada quando a quantidade de dinheiro na economia é tão grande que o banco eleva a taxa básica de juros para reduzir a oferta monetária e diminuir a inflação. Por outro lado, a política acomodatícia é usada quando o crescimento do PIB está lento. Nesse caso, o banco central aumenta a oferta monetária e diminui a taxa de juros. As taxas de juros baixas atraem investidores e são destinadas à entrada de dinheiro na economia. Quando a taxa cai para praticamente 0% e o banco central ainda precisa de medidas de apoio, ele implementa o relaxamento quantitativo.

Como funciona o relaxamento quantitativo?

1. O banco central cria dinheiro novo eletronicamente.

Quando um banco central, como o Federal Reserve nos EUA ou o Banco Central Europeu, decide usar o relaxamento quantitativo, ele cria dinheiro novo eletronicamente. Os bancos centrais não imprimem o dinheiro. Em vez disso, eles inserem novos dígitos em seu sistema computacional, o que permite aumentar a oferta monetária.

2. Com esse novo dinheiro, o banco central compra títulos do governo de bancos comerciais.

Após o banco central criar esse novo dinheiro, ele compra títulos do governo de bancos comerciais. Os títulos do governo prometem pagar o montante principal posteriormente, acrescido de juros. Os bancos comerciais compram esses títulos porque são considerados investimentos seguros.

Lembre-se de que os bancos centrais não compram títulos diretamente do governo. Este cenário é conhecido como monetização da dívida (financiamento monetário) e é ilegal na política monetária das grandes economias.

3. Os bancos recebem o novo dinheiro, aumentando as suas reservas.

Quando o banco central compra dos bancos comerciais esses títulos do governo, ele paga com o novo dinheiro eletrônico criado. Isso aumenta as reservas dos bancos comerciais, proporcionando mais dinheiro para ser emprestado a empresas e indivíduos. Esse aumento no crédito ajuda a estimular a atividade econômica e pode levar a mais investimentos, contratações e consumo. Isso, por sua vez, pode ajudar a impulsionar o crescimento econômico.

4. O aumento da oferta monetária estimula a atividade econômica e pode ajudar a reduzir as taxas de juros.

Ao injetar mais dinheiro na economia através do relaxamento quantitativo, o banco central pode ajudar a reduzir as taxas de juros. Taxas de juros mais baixas barateiam o crédito para pessoas e empresas, o que pode levar a um aumento nos investimentos e no consumo.

5. O objetivo é impulsionar a economia.

O maior objetivo do relaxamento quantitativo é impulsionar o crescimento econômico e evitar a deflação durante períodos de desaceleração econômica. Ao injetar mais dinheiro na economia, o banco central espera estimular a atividade econômica, aumentar os empréstimos e investimentos e evitar que os preços caiam demais.

Quando o banco central para de comprar novos títulos, ele mantém aqueles que já estão em seu balanço patrimonial. Se esses títulos vencem (a maioria deles tem uma data de vencimento, que é quando o investimento inicial é reembolsado ao proprietário do título), eles são substituídos por títulos novos. Além disso, o banco pode deixar os títulos vencerem sem substituí-los ou então vendê-los ao mercado.

1080_1080px_Central bank creates money_10-03-2023_EN.png

Relaxamento quantitativo vs. imprimir dinheiro

Objetivo e escopo

O relaxamento quantitativo significa a criação de dinheiro novo eletronicamente e o uso desse dinheiro para comprar títulos do governo de bancos comerciais. Por outro lado, imprimir dinheiro refere-se à impressão física de novas cédulas e moedas, e é algo frequentemente usado como último recurso para lidar com a dívida pública ou a hiperinflação.

Controle sobre a oferta monetária

Com o relaxamento quantitativo, os bancos centrais mantêm certo controle sobre a quantidade de dinheiro novo que criam e injetam na economia. Por exemplo, eles podem ajustar o número de títulos do governo que compram para administrar a quantidade de dinheiro novo em circulação.

Quando se trata de imprimir dinheiro, no entanto, é necessário ter mais controle sobre quanto imprimir e como distribuir. Quando não administrada corretamente, a impressão de dinheiro pode ocasionar desvalorização cambial e descontrole da inflação.

Como o QE afeta o câmbio?

Quando o banco central aumenta a oferta de dinheiro, o preço e o poder de compra da moeda caem, a menos que outros países também implementem uma política de relaxamento quantitativo.

De forma simplificada, com o processo de QE, o câmbio do país tende a se desvalorizar. Por exemplo, o USD caiu 14% em relação a outras moedas desde o início da pandemia do covid-19. Isso aconteceu porque o Fed dos EUA imprimiu trilhões de dólares e manteve a taxa básica de juros em 0%.

2 (1).png

Efeitos do relaxamento quantitativo na economia

O relaxamento quantitativo pode aumentar a quantidade de dinheiro em circulação, proporcionando maior liquidez ao sistema financeiro. Dessa forma, é mais fácil para indivíduos e empresas terem acesso ao crédito. Os investimentos também se tornam mais acessíveis.

Uma potencial desvantagem do relaxamento quantitativo é a possibilidade de gerar inflação sobre os preços dos ativos, como ações e imóveis. Ele pode criar um “efeito de riqueza”, no qual pessoas e empresas se sentem mais ricas e confiantes, levando ao aumento dos gastos e investimentos. No entanto, se os preços dos ativos sobem demais, podem levar a uma bolha e, por consequência, a uma crise financeira.

Por exemplo, os programas de QE implementados pelo Fed dos EUA após a pandemia levaram a um aumento nos preços das ações, com o índice S&P 500 (US500) atingindo máximas históricas em 2021. Agora, os mercados globais de ações sofrem com essa decisão.

Por que o QE é tão arriscado?

Segundo analistas, existem várias razões pelas quais essa política é considerada arriscada:

  • Ele pode gerar inflação alta e bolhas financeiras. Vários especialistas têm certeza de que o QE é capaz de levar a inflação para patamares muito altos.
  • Alguns analistas o criticam por ser ineficaz. Eles sugerem a política fiscal (gastos do governo e cortes nos impostos) como a melhor solução para restaurar a economia.
  • Muitos especialistas sugerem que o QE é apenas uma maneira de governos e bancos comerciais esconderem seus problemas e confiarem no banco central para resolvê-los.

A história mostra que os riscos do relaxamento quantitativo acontecem ocasionalmente e não se limitam à teoria. Você pode encontrar vários exemplos abaixo. Agora, vamos observar os benefícios do relaxamento quantitativo.

Vantagens do relaxamento quantitativo

  • Ajuda a estimular a atividade econômica em tempos de crise.
  • Permite aos bancos centrais injetar dinheiro novo na economia de forma controlada.
  • Ajuda a reduzir as taxas de juros e aumentar os empréstimos.
  • Ajuda as pessoas a passarem por tempos difíceis.

No entanto, é importante lembrar que o QE pode levar ao aumento da dívida pública. Em resumo, a crise de 2020, na qual estamos vivendo agora, foi causada por um QE implementado de forma descontrolada.

Exemplos de relaxamento quantitativo

O Banco do Japão (BOJ) começou a implementar o QE em 2001. Naquela época, a economia enfrentava a estagnação e o aumento da inflação. Como a economia japonesa está indo muito bem, por enquanto, o BOJ deu alguns sinais de que sairia deste programa.

O Banco da Inglaterra e o Federal Reserve aplicaram o relaxamento quantitativo durante a crise de 2008. O QE nos Estados Unidos reduziu as taxas de financiamento imobiliário, estabilizou a inflação e melhorou o índice de empregos. Por outro lado, ele desvalorizou o dólar americano.

O Banco Central Europeu iniciou seu programa de QE em janeiro de 2015. A instituição decidiu interromper a política no final de 2018, apesar do crescimento econômico mais lento.

Conclusão

O programa de relaxamento quantitativo tem uma série de prós e contras. Por um lado, ele auxilia uma economia estagnada. Por outro lado, há riscos de desvalorização da moeda e da criação de bolhas financeiras. No entanto, o efeito dessa política pode impulsionar a atividade econômica em tempos de incerteza.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

O RBA fará sua última reunião do ano

Na terça-feira (04), O Banco da Reserva da Austrália (RBA) estará realizando a sua última reunião de política monetária do ano, às 00:30, horário de Brasília…

Falso rompimento ou uma nova realidade?

Recentemente os preços spot do ouro subiram para uma nova alta recorde em torno dos US$ 2…

Melhores ativos para se negociar em dezembro 2023

Chegamos ao mês de dezembro, é hora de pensarmos nos presentes de natal, mas para isso precisamos de boas negociações de final de ano…

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera