Relative Strength Index

Relative Strength Index

O Relative Strength Index (Índice de Força Relativa), ou RSI, é um dos indicadores técnicos mais populares entre os traders. Ele foi desenvolvido por J. Welles Wilder em 1978 para medir a velocidade e a variação das movimentações do preço. O indicador também ajuda a determinar o estado de sobrecompra/sobrevenda do mercado, para que se compre na baixa e se venda na alta. 

Como implantar o RSI

Para acrescentar o RSI ao gráfico, clique em Inserir - Indicadores - Osciladores, e você verá o Relative Strength Index.

RSI1.png

Por padrão, o MetaTrader lhe oferecerá 14 períodos — você pode alterar este parâmetro, caso queira. Traders de curto prazo geralmente usam o RSI de 9 períodos, enquanto aqueles que optam por negociações de longo prazo escolhem o RSI de 25 períodos. Quanto menor o período, mais flutuações o indicador fará. 

Como Interpretar o Relative Strength Index

As leituras do indicador flutuam entre 0 e 100, sendo possível acrescentar uma linha média em 50. Se o RSI estiver acima deste ponto, considera-se que o fôlego (momentum) está em alta e há mais sentido em buscar oportunidades de compra. Quando o RSI vai abaixo de 50, é sinal de uma nova tendência bearish no mercado, então considere abrir negociações de venda.

O mercado está em sobrecompra ou sobrevenda

Como outros osciladores, o RSI ajuda a dizer quando o ativo está em sobrecompra ou sobrevenda. Para o RSI, você deve vigiar os níveis 70 e 30 — se o RSI for acima de 70, significa que o mercado está em sobrecompra e pode ser corrigido para baixo. Se o RSI cair abaixo da linha 30, o ativo está em sobrevenda e pode retraçar para níveis maiores.

RSI3.png

Note, porém, que esta abordagem não é adequada para o trading em tendências fortes, quando o RSI pode ficar em sobrecompra ou sobrevenda por períodos de tempo prolongados. Se houver indícios de que existe uma forte tendência no mercado, considere vender quando o RSI estiver em sobrevenda em uma tendência de queda, ou comprar quando o RSI estiver em sobrecompra em uma tendência de alta.

RSI4.png

Note, porém, que esta abordagem não é adequada para o trading em tendências fortes, quando o RSI pode ficar em sobrecompra ou sobrevenda por períodos de tempo prolongados.

Virada do mercado

Se houver indícios de que existe uma forte tendência no mercado, considere vender quando o RSI estiver em sobrevenda em uma tendência de queda, ou comprar quando o RSI estiver em sobrecompra em uma tendência de alta.

RSI2.png

O RSI é frequentemente usado em conjunto com outro oscilador: o MACD. Enquanto o RSI mede a variação no preço em relação às recentes máximas e mínimas do preço, o MACD mede a relação entre duas EMAs. O RSI e o MACD configuram uma combinação poderosa.

Conclusão.

Um trader competente deve saber o que é o RSI e como usá-lo. Certifique-se de que a sua análise não seja feita exclusivamente de RSI: deve-se incluir o estudo da ação do preço, bem como outros indicadores técnicos. Lembre-se que os sinais do Relative Strength Index são mais confiáveis quando se encontram em conformidade com a tendência de longo prazo.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Últimas notícias

XAU/USD: Par já flerta com mínimos de vários meses e com potencial de queda renovado

Panorama do ouro Uma combinação de fatores fundamentais levou a novas vendas em torno do ouro nessa segunda-feira (08)…

EUA: Resultado do NFP esmagou a expectativa do mercado

Relatórios de Emprego nos EUA…

O que vai acontecer com o euro após a reunião do BCE?

O Banco Central Europeu vai publicar declarações sobre sua política monetária e atualizar a taxa de juros em 11 de março, às 14:45 (Horário MT).

Deposite com sistemas de pagamento locais

Saiba mais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Siga-nos no Facebook

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em 00:30:00

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera