O que é o Índice de Vigor Relativo (Indicador RVI)?

O Índice de Vigor Relativo (IVR ou RVI) foi criado por John Ehlers, analista técnico e presidente da MESA Software, a qual fornece estratégias de negociação algorítmica.

O RVI permite obter sinais de compra e de venda e, devido à sua versatilidade, pode ser incluído em qualquer sistema de negociação.

O que é o Índice de Vigor Relativo?

O RVI se caracteriza mais como oscilador, pois o movimento deste indicador é semelhante ao de um pêndulo balançando de uma posição extrema para outra.

Ele é análogo aos indicadores Momentum, Acumulação/Distribuição e MACD.

O RVI ajuda a encontrar o momento exato para abrir as posições e avisa antecipadamente sobre a mudança iminente da tendência, com a ajuda da divergência com o gráfico de preços.

Na nossa opinião, o RVI deveria estar no conjunto de ferramentas de qualquer trader.

Como calcular o Índice de Vigor Relativo?

O RVI é calculado usando a seguinte fórmula:

Numerator.png

Apesar da complexidade da fórmula do RVI, o indicador é bastante simples de se calcular e usar. Como já deve ter notado, o indicador consiste em duas linhas: a linha do indicador RVI e a linha de sinal RVI.

Assim, ele se assemelha ao indicador MACD. A propósito, os sinais gerados pelo indicador também são semelhantes aos gerados pelo indicador MACD de Gerald Appel.

Por padrão, as configurações do indicador RVI podem ser iguais ao período definido na Metatrader, ou seja, 10.

Como implementar o RVI na MetaTrader?

Para escolher o indicador do Índice de Vigor Relativo na MetaTrader 5, é necessário acessar o seguinte caminho:

Inserir -> Indicadores -> Osciladores -> Relative Vigor Index

Insert.png

Como já sabemos, o indicador consiste em duas linhas: a linha RVI, que tem a cor padrão verde na MetaTrader, e a linha de sinal, que é vermelha por padrão.

A ordem do indicador RVI é 10.

Relative vigor index.png

Como interpretar o indicador RVI?

Interseção de linhas

O primeiro e mais importante sinal do indicador é o cruzamento das linhas.

Quando a linha do indicador RVI cruza a linha de sinal no sentido descendente, este é um sinal de trading do RVI para abrir um trade no mesmo sentido.

Chart 3.png

Quando a linha do indicador RVI cruza a linha de sinal no sentido ascendente, este é um sinal para abrir um trade no mesmo sentido.

Chart 4.png

Como pode observar, em ambos os casos o indicador dá muitos sinais falsos. Você pode usar indicadores adicionais para remover sinais falsos, como o SAR Parabólico de tendência.

A configuração geral é a seguinte: se o RVI der um sinal de compra, mas o SAR Parabólico estiver caindo, o trade não será aberto. Além disso, o trade não é aberto se o RVI emitir um sinal de venda e o SAR Parabólico subir.

Chart 1.png

Como pode ver, alguns dos sinais falsos são cortados. Na área selecionada aparece apenas um sinal falso; no entanto, tal sistema elimina também os dois últimos bons sinais que poderiam trazer lucros.

Assim, ao utilizar uma combinação de determinados indicadores, o trader sacrifica alguns bons sinais para reduzir os riscos do sistema de negociação.

Divergência

O segundo sinal, que fornece o indicador, é menos óbvio, mas também pode ser usado no trading. Ele é uma divergência entre o movimento do indicador e o gráfico de preços.

Por exemplo, se o indicador sobe enquanto o preço cai, isso indica uma possível reversão iminente dos preços.

Este não é um sinal claro. Ele apenas sugere uma mudança na tendência.

Chart 2.png

Limitações ao usar o Índice de Vigor Relativo

O RVI não pode ser utilizado durante um mercado lateralizado (flat).

Procure usar o RVI apenas quando o mercado estiver sob alguma tendência.

Conclusão

  • O RVI é um indicador razoavelmente eficaz desenvolvido por John Ehlers
  • O indicador fornece vários sinais ao mesmo tempo: cruzamento de linhas e divergência com o preço.
  • O RVI não é utilizado durante um mercado lateralizado.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

Comerciantes aguardam os PMIs da zona do euro e dos EUA

O foco para esta terça-feira estará nas Atividades dos Gerentes de Compras (PMIs) de serviço da S&P Global para a zona do euro, Reino Unido e para os EUA, que liberará também o PMI ISM de serviços

Decisões de taxas, folha de pagamento (NFP) e inflação

A semana de 04 a 08 de março será muito interessante em termos de dados, já que os mercados continuam a observar as movimentações dos bancos centrais, que procuram um a brecha para começar a flexibilizar as suas políticas monetárias

S&P Global e ISM liberam números do PMI da indústria nos EUA

A expectativa para o mês de fevereiro é que a leitura tenha tido uma ligeira melhora para 49,5, mas ainda continue em território de contração. Qualquer número superior, apoiará o dólar americano

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera