Desvio Padrão

O indicador Desvio Padrão mostra se a volatilidade está alta ou baixa. Discutiremos neste artigo o conceito desse indicador e explicar como ele pode ajudar você a entrar no mercado.

O que é Desvio Padrão no trading?

O indicador Desvio Padrão (Standard Deviation) é uma medida estatística da volatilidade do mercado. Ele mede os desvios do preço em relação à Média Móvel. Se os preços estão operando em um alcance (faixa) estreito, o indicador Desvio Padrão retorna um valor baixo, que significa volatilidade baixa. Analogamente, se os preços estão oscilando fortemente para cima e para baixo, o Desvio Padrão retorna um valor alto, que significa volatilidade alta.

Indicador Desvio Padrão no MT5

O indicador Desvio Padrão (Standard Deviation) é um dos indicadores do conjunto-padrão do MetaTrader. Para localizá-lo, acesse os menus Inserir — Indicadores — Tendência.

Como calcular o Desvio Padrão

Para calcular o Desvio Padrão é necessário:

  1. Calcular a média de todos os pontos de dados. Este cálculo consiste na soma de todos os pontos de dados e a divisão desta soma pela quantidade de pontos de dados.
  2. Calcular a variância para cada ponto de dados. Esta é calculada subtraindo a média do valor de cada ponto de dados.
  3. Elevar ao quadrado a variância de cada ponto de dados (conforme o passo 2).
  4. Somar os valores de variância após elevá-los ao quadrado (conforme o passo 3).
  5. Dividir a soma dos quadrados das variâncias (conforme o passo 4) pela quantidade de pontos de dados do conjunto menos 1.
  6. Calcular a raiz quadrada do quociente (conforme o passo 5).

Por sorte, o MetaTrader faz todo esse cálculo para você. Basta entender o princípio do indicador e interpretar seus valores.

Quais são as aplicações do Desvio Padrão?

O Desvio Padrão pode ser usado para três fins.

Primeiro: identificação de anomalias ou desvios (outliers) no conjunto de dados, os quais representam situações em que boas oportunidades de negócio podem aparecer. A identificação dessas anomalias pode servir sobretudo aos scalpers e aos traders que aplicam estratégias avançadas de negociação.

Segundo: escolher o momento certo de entrada com base nas tendências. O Desvio Padrão ajuda a entender se os preços atuais desviaram o suficiente da média e, portanto, podem voltar ao valor médio.

Terceiro: definir um ponto de entrada com base nas anomalias, quando os preços apontam que as negociações estão acontecendo em um alcance estreito e, de repente, um desvio-padrão forte empurra os preços para longe da média.

Exemplo: você pode se deparar com o sinal “fuga do alcance”. Este sinal aparece depois que as cotações saem do alcance — a área de correção — antes do começo de um novo movimento. Antes de o preço extrapolar o alcance, a linha do indicador deve estar nas mínimas e você deve conseguir traçar um nível horizontal através das máximas mais próximas na janela. Quando o preço sai do alcance, a linha do Desvio Padrão também rompe seu nível para cima, confirmando o sinal de entrada. No gráfico horário do par USDJPY abaixo, podemos ver que:

  • O preço está subindo de uma posição plana.
  • A linha do indicador confirma o sinal, subindo acima do nível traçado através das máximas mais próximas, e você pode abrir uma posição de compra.
  • A Stop Loss (perda máxima) pode ser colocada abaixo da mínima mais próxima. O lucro pode ser realizado quando o preço atinge um nível de resistência importante ou após sinais de aparecimento de uma reversão (virada).

Desvio Padrão no gráfico horário do par USDJPY

Desvio Padrão x variância

Tecnicamente, o Desvio Padrão é a raiz quadrada da variância. A variância, por sua vez, é a soma dos quadrados dos valores obtidos na subtração da média (x) de cada valor do conjunto de dados, sendo esta soma então dividida pela quantidade de valores pertencentes ao conjunto em questão. O Desvio Padrão mede a dispersão dos valores retornados em relação à média destes.

Logo, o Desvio Padrão é uma medida de volatilidade. Este é um conceito-chave para o risco financeiro, que é entendido como a probabilidade de os valores retornados estarem dispersos em torno de um valor esperado.

Prós e contras do Desvio Padrão

O Desvio Padrão tem vantagens e desvantagens características. Vamos avaliá-las em mais detalhe.

Vantagens do Desvio Padrão

O indicador Desvio Padrão engloba todas as observações, enquanto outras medidas de desvio — como o alcance — só medem os pontos mais afastados, descartando os pontos intermediários. Por isso o Desvio Padrão costuma ser considerado uma medida mais confiável e exata que as demais.

Além disso, os desvios-padrão de dois conjuntos de dados podem ser combinados usando uma fórmula especial do Desvio Padrão, algo do qual as outras medidas de dispersão na estatística não dispõem. Ademais, o Desvio Padrão pode ser usado em outros cálculos de álgebra, ao contrário de seus homólogos.

Desvantagens do Desvio Padrão

O Desvio Padrão não mede o afastamento de um ponto de dados em relação à média. Na verdade, ele compara o quadrado da diferença, a sutil mas perceptível diferença na variância em relação à média.

No Desvio Padrão, as anomalias têm efeito mais forte. Isso é válido sobretudo ao considerar que a diferença em relação à média é elevada ao quadrado, gerando um número ainda maior em comparação com outros pontos de dados. Portanto, lembre-se: o Desvio Padrão naturalmente atribui maior peso aos valores extremos.

Como interpretar o Desvio Padrão

O Desvio Padrão mostra a escala das variações de preço em relação à Média Móvel. Se o valor do indicador sobe, o mercado está volátil e as oscilações do preço estão bem dispersas em relação à Média Móvel. Da mesma forma, se o valor do indicador se mantém baixo, a volatilidade do mercado está baixa e o preço se mantém próximo à Média Móvel.

O trader deve ter em mente que o mercado se alterna entre fases de atividade e calmaria, e que o preço sempre tende a voltar para o nível médio:

  • A alta da linha do Desvio Padrão indica volatilidade alta por causa de uma diferença considerável entre o preço de fechamento e o preço médio de fechamento. Máximas extremas do Desvio Padrão alertam que a atividade atual em breve esfriará e dará lugar a uma fase de consolidação.
  • A queda da linha do Desvio Padrão indica volatilidade baixa e mostra que o mercado está calmo, já que os preços apresentam estabilidade. Mínimas extremas do Desvio Padrão podem sinalizar a iminência de um aquecimento na atividade do mercado.

Desvio Padrão extremo no gráfico do par GBPCAD

Além disso, o valor atual do Desvio Padrão pode ser usado para estimar a importância de um determinado movimento do preço. Um movimento superior a um desvio-padrão indica que o mercado está com força ou fraqueza acima da média, dependendo da direção desse movimento.

Por fim, convém citar que o indicador Desvio Padrão costuma ser usado como parte de outros indicadores mais sofisticados, como as Bandas de Bollinger, que são bandas situadas dois desvios-padrão acima e abaixo da média móvel. Leia nosso material sobre as Bandas de Bollinger.

Conclusão

Em suma, o indicador Desvio Padrão pode ajudar você a:

  • Identificar máximas ou mínimas importantes no mercado.
  • Localizar entradas nas tendências.
  • Operar quando os preços se limitam a uma faixa estreita e então são empurrados para longe da média por um Desvio Padrão súbito e alto.

O Desvio Padrão é muito fácil de entender. Ele mostra se a volatilidade está alta ou baixa e ajuda a entrar no mercado na hora certa.

Perguntas frequentes

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Últimas notícias

A Declaração de Taxa do BCE e do BOE fortalecera o euro e a libra?

Nesta quinta-feira, os dois maiores bancos centrais europeus farão as suas reuniões para traçarem o futuro de suas políticas de juros…

O FOMC surpreenderá os mercados?

Esta quarta-feira poderá ser vital para os mercados nas próximas semanas e meses, em torno da política monetária do Federal Reserve (FED) dos Estados Unidos, após os lançamentos programados…

O que o mês de fevereiro reserva para o petróleo?

Iniciamos esse artigo, com uma breve recapitulação em torno do “ouro negro”…

Deposite com sistemas de pagamento locais

Sinta o espírito de equipe

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Siga-nos no Facebook

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera