Suporte e resistência

O conceito de suporte e resistência é muito importante para os traders. Basicamente, o suporte e a resistência representam áreas nas quais espera-se que a ação do preço encare obstáculos. Vamos estudar isso em detalhe.

Suporte é um nível no qual um preço em queda tende a desacelerar ou sofrer reversão, o que significa que o preço tem maior probabilidade de rebater deste nível em vez de rompê-lo. No entanto, uma vez o preço tendo passado deste nível, é provável que ele continuará caindo até encontrar outro nível de suporte.

Resistência é um nível no qual o preço em alta tende a desacelerar ou sofrer reversão, o que significa que o preço tem maior probabilidade de rebater deste nível em vez de rompê-lo. Entretanto, um rompimento acima deste nível abre caminho para posteriores crescimentos no preço até que ele encontra um outro nível de resistência.

Como operar?

O suporte e a resistência permitem que o trader se guie pelo mercado. Uma vez marcados esses níveis no gráfico, será possível ver a estrutura do mercado e prever a direção dos próximos movimentos do preço, bem como o tamanho destes.

A ideia é que esses níveis muito provavelmente irão parar a ação do preço e fazê-la sofrer reversão. Uma abordagem muito comum é abrir operações de compra no suporte e operações de venda na resistência. Se você quiser tirar o proveito de operar uma tendência, então deve-se comprar no suporte em uma tendência de alta ou vender na resistência em uma tendência de queda. Se você não operar tendências, então será possível usar os níveis de suporte e resistência como pontos de entrada e fechar as posições nos próximos níveis de suporte/resistência.

De fato, os níveis S&R também dão ao trader uma dica de onde fechar a operação. Logo, se você tiver uma posição de venda aberta e o preço estiver se aproximando de um nível de suporte, convém pensar em fechar a sua operação. O mesmo vale para operações de compra: a diferença neste caso é que após abrir uma posição de compra, deve-se considerar os níveis de resistência.

O suporte e a resistência podem ser localizado em todos os timeframes. Entretanto, tenha em mente que quanto maior o timeframe, mais importante é o nível de suporte/resistência. Ademais, apesar do fato de estarmos falando em níveis, o trading não é ciência exata, então é preciso pensar no S&R como áreas: ao identificar um suporte ou uma resistência, deve-se incluir alguns pips em torno dele. Isso lhe ajudará a tornar o seu trading mais exato.

Como localizar o suporte e a resistência?

O suporte e a resistência vêm em formas diferentes. Primeiramente, há linhas de tendências diagonais que já explicamos anteriormente. A linha de tendência pode conectar as máximas do preço e limitar a tendência no lado de cima. Neste caso, esta linha de tendência é chamada de linha de resistência. Essa linha também pode ser traçada através das mínimas no gráfico ode preço e limitar a ação de preço do lado de baixo: tal linha é chamada de linha de suporte. Linhas de suporte e de resistência podem ser traçadas tanto em tendências de alta quanto de baixa. Você precisa de pelo menos 2 máximas ou 2 mínimas para traçar uma linha de tendência através delas. É possível encontrar mais informações sobre o traçamento de linhas de tendência aqui.

Screenshot_8.png

Note que durante uma tendência de alta, a linha de suporte é a mais importante, pois se o preço romper abaixo dela, a tendência mudará para tendência de queda. Durante uma tendência de queda, a linha de resistência passa a ser a mais importante, pois um rompimento acima dela significa reversão para cima.

Screenshot_17.png

Como o mercado se movimenta constantemente, as linhas e os níveis de suporte e resistência trocam de lugar frequentemente. Como pode-se ver na imagem acima, após o preço cair abaixo da linha de suporte, esta começou a agir como linha de resistência.

Níveis de suporte e resistência

Também há níveis de suporte e resistência horizontais. Uma das formas mais simples e eficazes é traçá-las através das máximas e mínimas anteriores no gráfico de preço:

Screenshot_18.png 

Os traders podem empregar outras técnicas para identificar níveis de resistência, como médias móveis, níveis Fibonacci, pontos de pivô, etc.

Perguntas frequentes

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como abrir uma conta FBS?

    No nosso site, clique no botão de abrir conta e prossiga para a Área do Trader. Antes de começar a operar, você deve passar na verificação de perfil. Confirme seu e-mail e número de telefone e verifique sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu saldo e sua identidade. Feitas todas as verificações, acesse a plataforma de negociação de sua preferência e comece a operar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Acesse a página de saque no site ou a seção Finanças na Área do Trader FBS. Em seguida, acesse a tela de saque. Você pode sacar o dinheiro que ganhou pelo mesmo sistema de pagamento usado para depositar esse dinheiro. Se você usou dois ou mais métodos para abastecer a conta, saque o lucro por esses mesmos métodos, nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

Estratégias de trading de curto prazo que funcionam

Enquanto alguns traders encontram conforto em prazos mais longos que permitem verificar posições com menos frequência e ter tempo suficiente para tomar decisões, outros preferem a adrenalina de negociações mais agressivas no dia a dia.

Ofertas de Empregos Jots no radar dos touros do dólar

Depois da queda no mês de março em cerca de 26 mil vagas de emprego, a expectativa do mercado é de nova queda para 8,790M para o mês de fevereiro do mesmo ano

Investidores de olho no PMI Industrial do ISM

Nesta segunda-feira, primeiro dia do mês de abril, os EUA liberam os números dos PMIs da S&P Global e do ISM para a indústria

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera