Tendência

Uma das suposições da análise técnica é que o preço se movimenta em tendências. Vamos saber mais um pouco sobre elas.Tendência é a direção geral do preço de um ativo no mercado. Se você olhar o gráfico de qualquer instrumento financeiro, verá que os preços nunca se deslocam em linhas retas — eles são formados por séries de máximas e mínimas. Frequentemente o preço apresenta viés de ascensão ou de queda.

Tipos de tendência

Há três tipos de tendências:

  • Tendência de alta (tendência bullish), formada por uma série de máximas e mínimas progressivamente mais altas (os preços estão subindo). A tendência de alta pode ser vista como uma linha de suporte clara conectando pelo menos duas mínimas e limitando o lado de baixo. Um rompimento abaixo desta linha sinaliza fraqueza ou reversão da tendência.

1.png

  • Tendência de queda (tendência bearish), formada por uma série de mínimas e máximas progressivamente mais baixas (os preços estão caindo). A tendência de queda pode ser definida como uma linha de resistência clara conectando pelo menos duas máximas e limitando o lado de cima. Um rompimento acima desta linha sinaliza fraqueza ou reversão da tendência.

2.png

  • Tendência lateral (plana ou horizontal): não há tendência bem definida em nenhuma direção.

3.png

Em termos de duração, as tendências podem ser classificadas da seguinte forma:

  • Longo prazo (6 meses–2,5 anos): tendência principal que pode ser traçada em gráficos semanais ou mensais. É formada por várias tendências de curto e médio prazo que frequentemente se movimentam na direção oposta àquela da tendência principal.
  • Médio prazo (1 semana–alguns meses): é melhor vista nos gráficos diários e H4.
  • Curto prazo (menos de uma semana) é melhor vista em gráficos horários e de minutos. 

Toda tendência é formada por movimentos na direção desta entrelaçados por movimentos contrários a ela, chamados de “retraçamentos” ou “correções”. Espera-se que dada tendência continue até a ocorrência de uma reversão, resultando na mudança de direção.

Linha de tendência

Uma frase muito conhecida entre os traders é “a tendência é sua amiga”. A ideia por trás desta frase é que os traders podem ter bons lucros acompanhando uma tendência, isto é, operando na direção dela (comprando durante tendências de alta e vendendo durante tendências de queda).

Para determinar qual tendência está em vigor no mercado, os traders traçam linhas de tendência e utilizam indicadores técnicos.

A linha de tendência é traçada através dos pivôs de máximo ou de mínimo do gráfico de preço, visando a mostrar a direção prevalente do preço. Como essa linha conecta os picos e as cavas já formadas, ela pode ser estendida (projetada) para a direita do preço atual. Supõe-se que esta linha será no futuro um obstáculo para o preço.

4.png

Na imagem acima você pode ver a linha de tendência traçada através da mínima de um preço e outra mínima mais alta, em uma tendência de alta. O preço respeitou a linha de tendência por certo tempo, continuando a se deslocar dentro da tendência de alta. Em seguida, ele rompeu abaixo da linha de tendência — sinal de que a tendência de alta acabou e o mercado virou para o lado de baixo. Os traders que abriram operações de compra durante a tendência de alta fecharam suas posições e abriram operações de venda.

Perguntas frequentes

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como abrir uma conta FBS?

    No nosso site, clique no botão de abrir conta e prossiga para a Área do Trader. Antes de começar a operar, você deve passar na verificação de perfil. Confirme seu e-mail e número de telefone e verifique sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu saldo e sua identidade. Feitas todas as verificações, acesse a plataforma de negociação de sua preferência e comece a operar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Acesse a página de saque no site ou a seção Finanças na Área do Trader FBS. Em seguida, acesse a tela de saque. Você pode sacar o dinheiro que ganhou pelo mesmo sistema de pagamento usado para depositar esse dinheiro. Se você usou dois ou mais métodos para abastecer a conta, saque o lucro por esses mesmos métodos, nas mesmas proporções dos valores depositados.

Últimas notícias

Estratégias de trading de curto prazo que funcionam

Enquanto alguns traders encontram conforto em prazos mais longos que permitem verificar posições com menos frequência e ter tempo suficiente para tomar decisões, outros preferem a adrenalina de negociações mais agressivas no dia a dia.

Ofertas de Empregos Jots no radar dos touros do dólar

Depois da queda no mês de março em cerca de 26 mil vagas de emprego, a expectativa do mercado é de nova queda para 8,790M para o mês de fevereiro do mesmo ano

Investidores de olho no PMI Industrial do ISM

Nesta segunda-feira, primeiro dia do mês de abril, os EUA liberam os números dos PMIs da S&P Global e do ISM para a indústria

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera