Velas (castiçais)

Velas (castiçais)

Uma vela é formada por um corpo (a área entre a abertura e o fechamento), uma sombra superior e uma sombra inferior (excursões do preço acima e abaixo do corpo real), que também são chamados de "máximos" (wicks) e "mínimos" (tails).

Se os preços subirem durante este intervalo de tempo, a vela geralmente terá a cor branca ou verde. Neste caso, o preço de abertura estará no pé do corpo e o preço de fechamento estará em seu topo.

Se os preços caírem durante este intervalo de tempo, a vela geralmente terá a cor preta ou vermelha. Neste caso, o preço de abertura estará no topo do corpo e o preço de fechamento estará em seu pé.

O topo da sombra superior é a "alta" observada no período, enquanto o pé da sombra inferior é a "baixa". Para resumir, cada vela oferece uma imagem clara da ação do preço.

Quanto mais alongado o corpo for, mais intensa é a pressão de compra/venda. Velas curtas, pelo contrário, indicam pouca movimentação de preço e representam consolidação.

Uma vela com um corpo muito pequeno (abertura e fechamento virtualmente iguais) é chamada de “Doji”. Sozinho, o doji é neutro. No entanto, se o doji se formar após uma série de velas otimistas (bullish) com corpos alongados, é sinal de que os compradores estão ficando exaustos e fracos, e o preço pode sofrer reversão para baixo. Se o doji se formar após uma série de velas pessimistas (bearish) com corpos alongados, significa que os vendedores estão se cansando e os preços podem sofrer reversão para cima.

Há diversos tipos de doji.

O doji de pernas longas tem longas sombras superiores e inferiores que são quase iguais em comprimento e refletem uma grande quantidade de indecisão no mercado. O Doji Libélula (Dragonfly) é um significante padrão de reversão otimista que ocorre principalmente no pé das tendências de queda. O doji lápide é um significante padrão de reversão pessimista que ocorre principalmente no topo de tendências de alta. O doji de quatro preços é muito raro e representa completa e total incerteza pelos traders em relação à direção do mercado.

Velas com sombras curtas indicam que a maioria das ações comerciais foram confinadas próximas à abertura e ao fechamento. Velas com sombras alongadas mostram que os preços se estenderam bem além da abertura e do fechamento.

Velas com uma sombra superior longa e uma sombra inferior curta indicam que os compradores dominaram a sessão, mas, ao final do período, os vendedores conseguiram puxar os preços abaixo de suas altas. Velas com sombras inferiores longas e sombras superiores curtas indicam que os vendedores dominaram a sessão, mas, ao final do período, os compradores conseguiram empurrar os preços para cima.

Velas com sombras superiores e inferiores, ambas longas, e um corpo muito pequeno, são chamadas de “Piões“ (spinning tops). Piões são os sinais da indecisão do mercado: tanto touros quanto ursos estavam ativos, mas nenhum deles conseguiu sustentar ganhos. Após um longo avanço ou uma longa vela otimista, um pião indica fraqueza entre os touros e uma potencial mudança ou interrupção na tendência. Após uma longa queda ou uma longa vela pessimista, um pião indica fraqueza entre os ursos e uma potencial mudança ou interrupção na tendência.

Uma vela sem sombras superiores ou inferiores se chama “Marubozu“. Um Marubozu otimista se forma quando a abertura se iguala à baixa e o fechamento se iguala à alta e mostra que os compradores controlaram a ação de preço durante o período todo. Um Marubozu pessimista se forma quando a abertura se iguala à alta e o fechamento se iguala à baixa e mostra que a ação de preço foi controlada pelos vendedores.

Popular

IPC do Reino Unido

O Reino Unido publicará os números do IPC às 11:30, horário MT, em 17 de outubro.

Reunião do BCE

Os traders estão aguardando impacientemente a reunião do Banco Central Europeu no dia 26 de outubro. O órgão publicará sua decisão sobre a política monetária às 14:45, horário MT. O Presidente do BCE, Mario Draghi, fará uma coletiva de imprensa às 15:30, horário MT. 

Reunião RBA

A política do Reserve Bank da Austrália (RBA) é o fator-chave do AUD. O órgão publicará sua decisão de política monetária às 05:30, horário MT, em 7 de novembro. 

Promoções que podem lhe interessar

Deposite com sistemas de pagamento locais

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde