O que significa “truncamento“?

Às vezes, uma quinta onda pode vir fraca e terminar sem atingir o fim da terceira onda. Uma situação dessas é chamada de “truncamento“ e podemos encará-la na quinta onda de um impulso ou uma diagonal final. É bem raro, se não impossível, ter um truncamento na posição da quinta onda de uma diagonal principal. Geralmente, o truncamento acontece após uma terceira onda muito forte.

Exemplos Reais

Como você pode ver no gráfico abaixo, há um impulso para cima na onda ((i)) com uma enorme extensão na onda (iii). A onda (iv) terminou como padrão plano (vamos examiná-lo nos próximos artigos). Também há um movimento de preço de cinco ondas a partir do ponto final da onda (iv), que é acompanhado por uma queda. Assim, a quinta onda da onda ((i)) mostrou ter sido truncada.

11.png

Reconhecer um truncamento na contagem de ondas em tempo real é bem desafiador, então há algumas dicas. Na maioria dos casos, o truncamento se forma em impulsos com enormes terceiras ondas. Então, se chegamos à conclusão de que tal caso está acontecendo, devemos ficar atentos para a possibilidade de falha na quinta onda.

Ao mesmo tempo, sempre há uma opção se tivermos um movimento de preço de cinco ondas a partir do ponto final da quarta onda e o mercado não for além do fim da terceira onda. Em uma situação dessas, o movimento de preço d cinco ondas pode ser a onda um da quinta onda, ou a quinta onda em si.

O importante aqui é o que acontece após esse movimento de preço de cinco ondas após a quarta onda. Se tivermos uma correção local de três ondas, então é provável que a quinta onda será continuada. No entanto, se um movimento de preço de cinco ondas for formado, devemos estar cientes da possibilidade de encarar um truncamento na quinta onda.

Como podemos ver no próximo gráfico, às vezes é possível encarar um truncamento mesmo se a terceira onda não for enorme. Aqui a onda ((3)) é um pouco maior do que a onda ((1)), mas a onda ((5)) não conseguiu romper a mínima da terceira onda. Tal caso acontece geralmente quando uma tendência maior está perdendo fôlego. Para esclarecer, é bem arriscado tentar identificar um truncamento em tempo real, então podemos supor isso somente quando um movimento de preço de cinco ondas se forma na direção oposta.

 123.png

Vamos ao exemplo abaixo, que mostra uma situação com um pequeno truncamento. A máxima da onda ((v)) é ligeiramente menor do que o ponto final da onda ((iii)). Uma queda de cinco ondas chega logo em seguida, confirmando que houve truncamento. Preste atenção ao fato de que a onda ((iii)) foi bem longa, o que apontou a possibilidade de haver truncamento.123.png

Além disso, a quinta onda de um padrão diagonal final também pode ser truncada. Como você já deve saber, na maioria dos casos as diagonais finais são formadas por zigue-zagues, então a quinta onda truncada deste padrão pode se formar como um zigue-zague e não um movimento de preço de cinco ondas, como nos impulsos. É comum ter um truncamento em diagonais finais em expansão porque há a mesma lógica das ondas de impulso. A terceira onda de uma diagonal expandida é geralmente mais longa que a primeira onda, então o mercado está exausto e a quinta onda simplesmente não tem força suficiente para alcançar o ponto final da terceira onda.

333.png

Há outra dica para reconhecer um truncamento em diagonais expandidas. Como a quinta onda deve ser um zigue-zague, a onda C deste padrão pode ser uma diagonal final. Logo, se o ponto final da diagonal na onda C da quinta onda não atingir o extremo da terceira onda, há uma chance razoável de se ter um truncamento. Um exemplo dessa situação se encontra no gráfico abaixo: há uma retomada do lado superior da diagonal que levou a um enorme rali bearish.

 1234.png

Moral da História

A quinta onda de impulsos e diagonais finais pode ser truncada, mas isso não afeta a forma da quinta onda, que surge como um impulso ou diagonal em impulsos e como um zigue-zague em diagonais. O truncamento na quinta onda da diagonal principal é extremamente raro. A confirmação de um truncamento se dá pelo movimento de preço de cinco ondas na direção oposta.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Últimas notícias

O que pensa o FOMC?

O Comitê Federal do Mercado Aberto (FOMC), órgão do Federal Reserve, vai publicar no dia 6 de julho, às 21:00 (MT), um registro detalhado de sua mais recente reunião.

Será que a taxa de juros australiana vai mudar?

O Reserve Bank of Australia vai publicar a taxa de juros e uma declaração sobre o futuro da política monetária na terça-feira, dia 5 de julho, às 07:30 (MT).

A moeda japonesa tem sido a mais forte do G10. Será que reconquistou o status de moeda de refúgio?

Os vendedores do par USD/JPY estão no controle nesse início de semana, sendo bastante procurado como moeda refúgio em meio as preocupações com uma possível recessão…

Deposite com sistemas de pagamento locais

Jogue como um craque

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Siga-nos no Facebook

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera