O que é o indicador Zigue-zague?

O Zigue-zague (ou ZigZag) é um dos mais antigos indicadores técnicos oriundos do mercado de ações que passaram a ser aplicados na negociação de moedas. Com ele, o trader pode visualizar a estrutura do mercado.

O que é o indicador Zigue-zague?

O indicador Zigue-zague é uma forma de medir movimentos de preço sem ruídos desnecessários. Ele funciona pelo cálculo da distância entre as oscilações de preço (máximas e mínimas). Na sequência, o indicador calcula o recuo (pullback). Se o recuo supera certo valor esperado, o movimento do preço é dado como encerrado.

O indicador Zigue-zague ajuda o trader a eliminar automaticamente os pequenos movimentos de preço. Sua utilização pode ajudar a ter uma visão mais clara da estrutura do mercado.

Como calcular o indicador Zigue-zague

Vamos começar com a fórmula complexa, para traders avançados, e depois ver uma versão mais simples.

1080_1080px_mathematical equation_08-06-2023_EN.png

A fórmula é útil para quem busca configurar seu próprio indicador Zigue-zague. Quem deseja apenas entender como funciona o indicador Zigue-zague pode ver as informações a seguir como dicas:

  1. Escolha um ponto inicial (máxima ou mínima de oscilação).
  2. Escolha a porcentagem do movimento de preço.
  3. Identifique a próxima máxima ou mínima de oscilação que difere do ponto inicial => porcentagem do movimento de preço.
  4. Trace uma linha de tendência do ponto inicial ao ponto novo.
  5. Identifique a próxima máxima ou mínima de oscilação que difere do ponto novo => porcentagem do movimento de preço.
  6. Trace a linha de tendência.
  7. Repita a máxima ou mínima de oscilação mais recente.

A notação => significa “maior ou igual a” (exemplo: X => 5 significa “X é maior ou igual a 5”).

Para instalar o indicador Zigue-zague, você deve baixá-lo no site MQL5 e seguir nosso tutorial de como instalar um indicador personalizado no MetaTrader.

Como funciona o indicador Zigue-zague?

A principal finalidade do Zigue-zague é filtrar movimentos de preço pequenos e enganosos, de modo a manter o foco em oscilações e tendências importantes. O Zigue-zague determina as máximas e mínimas mais significativas do preço e liga estas com linhas retas que ignoram pequenas variações.

O Zigue-zague não é uma tentativa de prever o preço futuro — ele simplesmente ajuda a entender os movimentos anteriores do mercado. Mesmo assim, algumas previsões podem ser feitas com o uso conjunto de outros padrões de preço e indicadores.

NZDJPY.pH1.png

Como implantar o indicador Zigue-zague no MetaTrader 4

Para adicionar o indicador Zigue-zague ao gráfico, clique em Inserir, escolha Indicadores e então selecione Personalizados. O ZigZag estará na lista que aparece na sequência. O indicador tem 3 parâmetros: depth, deviation e backstep.

Depth (profundidade) é o número mínimo de velas que não serão consideradas como topo/fundo se um topo/fundo já tiver sido encontrado usando o desvio.

Deviation (desvio) é a distância mínima (em porcentagem) entre as máximas e as mínimas das 2 velas consecutivas que farão o indicador formar um topo ou fundo local.

Backstep (folga) é o número mínimo de velas entre máximas ou mínimas locais.

Abaixo você pode ver os parâmetros-padrão do Zigue-zague no MetaTrader 4. Você pode ajustar os números para deixar o indicador mais/menos sensível às variações de preço. Ao reduzir o valor dos parâmetros, aumenta o número de máximas e mínimas locais. Consequentemente, haverá mais linhas do Zigue-zague no gráfico.

11.png

Vantagens e desvantagens do indicador Zigue-zague

É necessário aproveitar os pontos fortes do Zigue-zague e, ao mesmo tempo, reduzir o impacto de seus pontos fracos nas suas operações.

São as principais vantagens do Zigue-zague:

  • Mostra os movimentos mais significantes do preço e acaba com o ruído do mercado.
  • Funciona em diferentes tempos gráficos (timeframes).
  • Produz bons resultados quando utilizado em conjunto com outros indicadores técnicos.

São as desvantagens do Zigue-zague:

  • Marca a mais recente máxima ou mínima do preço com uma defasagem de tempo.
  • O último trecho do indicador (o que trata do preço atual) pode ser redesenhado.

Como usar o indicador Zigue-zague no trading

O Zigue-zague marca as máximas e as mínimas no gráfico. Isso ajuda a localizar níveis de suporte e resistência.

NZDJPY.pH123.png

O Zigue-zague também facilita a identificação de tendências. Máximas mais altas e mínimas mais altas significam que há tendência de alta. Máximas mais baixas e mínimas mais baixas são típicas de tendências de queda. Se você utiliza uma estratégia de acompanhamento de tendências, o Zigue-zague não vai dar sinais de entrada, mas ele vai ajudar a decidir quais sinais buscar: comprar em uma tendência de alta ou vender em uma tendência de queda. Ele também vai ajudar a encontrar um patamar para a Stop Loss (Perda Máxima).

NZDJPY.pH13.png

O Zigue-zague também ajuda a identificar padrões gráficos. Primeiramente, ele permite identificar um padrão do tipo 1-2-3 que sinaliza mudança na direção do mercado. Além disso, ele ajuda a localizar padrões como Cabeça e Ombros (Head and Shoulders), Topo Duplo (Double Top), Bandeira (Flag) etc.

NZDJPY.pH14.png

Zigue-zague e demais recursos e indicadores

O indicador Zigue-zague costuma ser usado em conjunto com outros recursos (Bandas de Bollinger, Fractais, Fibonacci e Ondas de Elliott) para interpretar oscilações de preço. Exemplo: a combinação de Zigue-zague e Fibonacci forma um ótimo recurso para localizar o fim de uma correção dentro da tendência principal. A correção geralmente acaba em 38,2%, 50% ou 61,8%. Para aumentar ainda mais a precisão da sua análise, você pode usar osciladores para fins de confirmação.

NZDJPY.pH15.png

Erros para evitar ao usar o indicador Zigue-zague

Interpretação equivocada do ruído do mercado

Uma das principais funções do indicador Zigue-zague é filtrar o ruído do mercado. No entanto, um erro comum é interpretar cada movimento como tendência significante. É importante definir os parâmetros corretamente, de modo a garantir que as variações de preço não desorientem a sua estratégia de negociação.

Excesso de confiança no Zigue-zague isolado

Embora o indicador Zigue-zague seja um recurso poderoso para identificar tendências de preço e padrões de mercado, ele não deve ser usado isoladamente. Ele foi feito para ser usado em conjunto com outros indicadores técnicos, como Bandas de Bollinger, Fractais, Fibonacci e Ondas de Elliott.

O indicador pode apresentar defasagem na identificação das mais recentes máximas ou mínimas no mercado. Além disso, o segmento mais recente do preço atual pode ser redesenhado. Assim, todo sinal dado deve ser confirmado com outros indicadores.

Não observação da direção da tendência

O Zigue-zague ajuda a visualizar a estrutura do mercado ao ligar máximas e mínimas significantes. Entretanto, os traders às vezes deixam de lado a direção da tendência geral e focam em máximas e mínimas específicas. Convém lembrar: a direção da tendência geral — seja esta de alta ou de queda — é essencial para o sucesso das operações. O Zigue-zague deve ser usado como um recurso para confirmar a direção da tendência, não para prevê-la.

Conclusão

O indicador Zigue-zague é essencialmente um recurso útil para filtrar pequenas variações de preço, destacando tendências de mercado significantes. Evite erros comuns, como confiar demais no indicador ou ignorar a direção da tendência geral. Quando utilizado corretamente, o indicador Zigue-zague pode aperfeiçoar estratégias de negociação práticas com visões claras da estrutura do mercado.

Perguntas frequentes

  • Qual é a estratégia do Zigue-zague?

    A estratégia do Zigue-zague identifica oscilações e tendências significantes do preço, auxiliando na identificação de níveis de suporte e resistência em potencial. Ele complementa outros métodos de análise técnica e não deve ser o único embasamento para a tomada de decisões nas operações.

  • Como ler o indicador Zigue-zague?

    A leitura do indicador Zigue-zague se dá pela observação de suas linhas plotadas no gráfico de preço. Linhas crescentes indicam tendência de alta. Linhas decrescentes indicam tendência de queda. Ele destaca tendências passadas, e não previsões do futuro.

  • O que é a distância do indicador Zigue-zague?

    A distância se refere à variação de preço mínima, calculada em porcentagem, exigida para que o indicador plote uma nova linha. Quanto maior a distância, menos linhas são traçadas.

Últimas notícias

Os mercados aguardam os números dos PMIs

Zona do euro, Reino Unido e os EUA publicarão os números dos Índices de Atividades dos Gerentes de Compra da S&P Global, com os investidores atentos a economia europeia que se mostra em uma recessão técnica

Ata da reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC)

Os participantes do mercado esperam que as atas forneçam novas pistas sobre o que os legisladores do banco consideraram na sua última reunião para rejeitar um corte nas taxas de março

Comerciante de olho no IPC do Canadá

O Statistics Canada divulgará os dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de janeiro nesta terça-feira, 20 de fevereiro às 10:30, GMT -3

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera