A decisão do Banco do Canadá em manter as taxas de juros inalteradas já era algo amplamente esperado pelos mercados. No entanto, o consenso geral era que o BoC reduziria o QE de 2B para cerca de 1 bilhão por semana, porém veio a grande surpresa e o BoC decidiu em sua reunião de política monetária encerrar as compras.
O Par USD/CAD, AUD/CAD, EUR/CAD caiu drasticamente após esse anúncio do Banco. O loonie disparou através em toda linha.
Falando especificamente do USD / CAD que vinha apresentando um movimento construtivo, caiu de 1,2430, para exatos 1,2300. A partir de então, encontrou apoio nessa região e volta a subir.
A pergunta é se essa notícia em torno do CAD, tem o potencial no curto prazo de levar o preço as mínimas do mês de junho e anual, entre 1,2250 e 1,2000?
Em resposta à pergunta, esse potencial de alta em torno do CAD, poderá ter um efeito transitório, já que na próxima semana o Banco Central Americano, o FED, deverá anunciar a sua redução do QE, não tanto agressiva como a do BoC, que encerrou de vez.
Dito isto, USD/CAD está sujeito a voltar a região de 1,25 e pode se estender para 1,26, ou mais, caso o BoC mantiver a visão de que não atualizaria as suas taxas de juros até o final de 2022, assunto que já é discutido entre os legisladores do FED.
Não podemos esquecer do Petróleo WTI, que vem sustentando o loonie a um bom tempo, mas não com potencial de arrastar o par abaixo de 1,2300.
Grafico Diário
