
Na quinta-feira (16), o Banco Central Europeu fará a sua reunião de decisão de taxas de juros…
Nesta quinta-feira, os dois maiores bancos centrais europeus farão as suas reuniões para traçarem o futuro de suas políticas de juros. É sabido, que a Europa caminha para a recessão à medida que a crise do custo de vida se aprofunda.
A crise energética poderá se tornar um desastre econômico e gerar até convulsões sociais caso a Rússia resolva cortar o fornecimento de gás, em meio à guerra no leste europeu, que vem se intensificando, e longe de uma solução.
Como bem pontuou o presidente francês Emmanuel Macron, "estamos vivendo o fim da era da abundância", ou seja, o fim da disponibilidade a baixo custo de "liquidez, produtos tecnológicos, terras e matérias primas", que pareciam "permanentemente disponíveis” aos europeus.
Dentro desse cenário, vamos pontuar a situação e as expectativas de cada banco para essa reunião.
O Banco da Inglaterra deve elevar as suas taxas em uma alta de 50 pontos-base (bps) para trazer as taxas de juros para 4,00%. Mas poderia o banco central ser mais agressivo, ou suave como uma pomba? O PIB de novembro ficou em 0,1% ao mês, mantendo o país ainda fora de uma recessão oficial. No entanto, a inflação ainda está acima de 10%, com a leitura de dezembro caindo apenas para 10,5% A/A contra uma leitura anterior de 10,7% A/A.
Será que um aumento de 0,5 ponto percentual nas taxas será suficiente para reduzir a inflação, sem levar a economia à recessão? Logo, a parte mais interessante da decisão será o detalhamento pelos formuladores de políticas do banco, ao qual os investidores estarão atentos.
O BCE também se reúne nesta quinta-feira para discutir a política de taxas de juros. As expectativas são de que o banco central também suba 50 pontos-base para trazer a taxa básica de juros para 3,00%. No entanto, o Índice Harmonizado de Preços ao Consumidor (IHPC) da Zona do Euro, publicado na quarta-feira, subiu menos do que o esperado, chegando a um ritmo anualizado de 8,5% em janeiro, o que certamente trouxe alivio aos formuladores de políticas do banco.
Embora os lançamentos de dados otimistas para a zona do euro possam dar ao BCE algo em que pensar nessa quinta-feira, qualquer coisa que não seja uma alta de 50 bps causará volatilidade extra nos mercados.
O par EURUSD estava sendo negociado ligeiramente abaixo da zona de 1.0930, antes da reunião do FOMC, mas saltou forte após o tom suave do presidente do FED, e cravou uma nova alta para o ano na região de 1.1030, conforme havíamos sugerido ordem de Buy Stop acima dessa região de 1.0930, no relatório de ontem.
Feito isso, o par agora vem recuando de suas máximas, e já coloca em xeque a sua zona psicológica de 1.1000, antes do BCE publicar a sua decisão de taxas.
No curto prazo, e de acordo com o gráfico de 4 horas, o risco se inclina para cima, com os indicadores técnicos apontando para o alto e o RSI bem próximo a sua zona de sobrecompra.
Dentro desse cenário de fraqueza do USD, e a perspectiva de aumento do BCE logo mais, ordens de compras devem ser consideradas enquanto o preço se mantiver acima da zona de 1.1000, com alvo primário em uma zona de resistência importante em 1.1060, onde o preço encontra a média móvel de 100 períodos no gráfico semanal.
Por outro lado, em meio a um RSI sobrecomprado, alguma correção poderia ser sugerida, caso o preço venha abaixo de 1.0980, onde ordens de vendas devem ser acionadas, com alvo primário em 1.0930. Vale deixar como alerta, que um tom suave na Declaração de Taxas do BCE, o euro poderá sentir o peso e os touros do USD voltarem pesados, logo, uma ordem de Sell Stop deve ser considerada em torno de 1.0890, com alvo em 1.0860-50
Mesmo em meio as expectativas desse aumento de taxas, será que os touros do euro serão capazes de ampliar o salto em direção a 1.1100?
Os touros do GBPUSD depois de aproveitarem a extrema fraqueza que se abateu sobre o USD no pós-Fed, agora estão de olho em uma corrida para testar novamente a zona de resistência crítica de 1.2400s, região que foi bem defendida pelos ursos.
No momento o par é visto pairando em 1.2380, com os investidores dando uma pausa antes do evento do BOE. Dito isto, ordem de Buy Stop devem ser posicionadas acima de sua zona crítica de resistência em 1.2430, com alvo primário em 1.2470, seguido por 1.2500.
Pelo lado negativo, seu suporte imediato é visto bem sustentado em 1.2360, zona onde o preço encontra as médias móveis maiores que reforçam a região. Logo, ordem de Sell Stop devem ser posicionadas em torno de 1.2350, pois uma quebra dessa zona de suporte, teria o potencial de arrastar o preço de volta a 1.2260.
Vale ressaltar, que na atual conjuntura, aumento de taxas, não significa necessariamente fortalecimento da moeda, pois assim como as demais economias, o Reino Unido vem mostrando um baixo crescimento.
Logo mais teremos a batalha da cruz europeia, com o EURGBP lutando em torno das decisões de taxas do BCE e BOE.
Tecnicamente o par é visto em alta no curto prazo, com os touros tentando um salto acima de sua zona de resistência crítica em 0.8900, que forma um Topo Duplo, padrão de reversão para baixa. No entanto, enquanto o preço se mantiver acima de seu suporte chave em 0.880, manterá os compradores de EURGBP esperançosos.
Ordem de Buy Stop deve ser posicionada em torno de 0.8910, com alvo longo em 0.8940. Ainda pelo lado dos touros, um recuo a zona de 0.8880, poderia ser visto como uma oportunidade de comprar o mergulho.
Por outro lado, os touros da libra precisaram de uma ajuda do BCE, afim de arrastar o preço abaixo dessa zona de suporte mencionada, porém em se tratando de decisão de taxas, tudo pode acontecer. Ordem de Sell Stop devem ser posicionadas em trono de 0.8874, com alvo em 0.8850.
No geral, os touros do par se mantém no controle, com os indicadores técnicos confortavelmente em território positivo, e com o MACD de sinal, sugerindo novas compras.
Na quinta-feira (16), o Banco Central Europeu fará a sua reunião de decisão de taxas de juros…
Inflação ao consumidor, vendas de imóveis residenciais usados e decisão sobre a taxa de juros do Fed dos EUA: abordaremos tudo isso em nossa nova avaliação. Não perca!
O colapso do SVB desencadeou os temores sobre como estaria na prática a saúde do sistema financeiro global e que outros bancos poderiam estar caminhando para o mesmo destino…
Na quarta-feira (22), o Reino Unido publicará o seu Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e na quinta-feira (23), realizará a sua decisão de taxas de juros…
Na quarta-feira (22), o Reino Unido publicará o seu Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e na quinta-feira (23), realizará a sua decisão de taxas de juros…
Na quarta-feira (22), o Reino Unido publicará o seu Índice de Preços ao Consumidor (IPC), e na quinta-feira (23), realizará a sua decisão de taxas de juros…
A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.
Seu pedido foi aceito
Um gerente ligará para você em breve.
O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em
Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo
Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde
Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!
O livro de câmbio para iniciantes vai guiar você pelo mundo do trading.
Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.