Principais Citações
O Banco do Canadá (BoC) reduziu as taxas das políticas de volta à crise de 2009, pois o impacto econômico do COVID-19 deve ser severo.
Medidas adotadas por Poloz governador do BoC
O BoC reduziu as taxas de 50 bps para 0,25%, levando as taxas políticas de volta aos mínimos observados durante a crise financeira há pouco mais de umas décadas
O Banco anunciou ainda, que vai se juntar oficialmente ao clube QE, pois comprará pelo menos US $ 5 bilhões por semana em títulos do governo do Canadá, o que equivale a cerca de 1% do PIB por mês. Além disso, o Banco está lançando um Programa de Compra de Papel Comercial (CPPP) para apoiar os mercados de financiamento de curto prazo.
O Governador Poloz abordou a opção de taxas negativas, dizendo que, “embora -0,5% seja o limite teórico mais baixo para taxas de política, é algo que não está no topo de sua lista de tarefas”.
Reflexo no Mercado
Esses comentários falharam a princípio em ajudar a moeda canadense, que já vem sendo muito pressionada pelos baixos preços do petróleo, isso sem contar com os efeitos da pandemia na economia global.
Entretanto vem sendo negociada ganhando terreno do dólar americano, em meio a liquidação da moeda americana. Após um forte rali dos ursos, o par USD/CAD, já é visto próximo a marca de 1,4000, região que converge coma Média Móvel de 100 períodos, e tem o potencial de frustra, a princípio, qualquer tentativa mais agressiva, em busca do próximo ponto de apoio em 1,3715
