É visível que o crescimento da economia EUA vem crescendo em um ritmo acelerado desde o segundo semestre de 2021 – não há outra maneira de interpretar o relatório Nonfarm Payrolls de janeiro de 2022. A economia ganhou 467.000 empregos, superando por ampla margem as expectativas do mercado – isso, sem contar que os números de dezembro foram revisados para mais de 300 mil e a recuperação do retorno ao trabalho parece estar se acelerando.
Falando de inflação, os trabalhadores americanos receberam um aumento médio de 0,7% em janeiro, ou 5,7% anualmente, porém ainda está abaixo do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que ficou em 7% em dezembro e deverá sofrer um novo aumento no relatório de janeiro, que será divulgado na próxima semana, com previsão de 7.3%.
Na segunda metade da semana os movimentos do Banco da Inglaterra e do Banco Central Europeu colocaram o dólar em relativa desvantagem. Agora, o banco central americano volta a se concentrar neste relatório de empregos e nos próximos números da inflação.
Esses resultados acende as Expectativas mais agressivas a ação do Fed – apostas crescentes para um aumento de 50 pontos-base – devem impulsionar o dólar. As ações dos EUA podem sofrer, mas devem ser compensadas pela força geral da economia.
Dito isto, os olhos e ouvidos dos comerciantes estarão voltados para a próxima semana com o lançamento dos números da inflação nos EUA, a ser publicado no dia 10 de fevereiro, quinta-feira.
Tecnicamente o par EUR/USD reduziu os ganhos intradiários, após o lançamento do NFP, e atualmente vem sendo negociado na região de 1,1450 em meio à recuperação da demanda do dólar. É muito provável que os ganhos relacionados ao BCE sejam eliminados nos nas próximas sessões.
Os compradores ainda permanecem no controle do EUR/USD. No entanto, o indicador do Índice de Força Relativa (RSI) no gráfico de 4 horas, está acima de 70, em extrema sobrecompra, o que pode sugerir uma correção técnica antes de um novo ataque dos touros. A marca de 1.1480.
Por outro lado, suportes estão localizados em 1,1400, abaixo do qual os ursos poderiam encontrar uma área fértil de vendas, com alvo em 1,1350, seguido pela zona psicológica em 1.1300.
Grafico de 4 horas
