O que está acontecendo no Reino unido, pode se espalhar por toda a Europa?
O Gabinete do Reino Unido alertou que os hospitais no Reino Unido poderiam ficar sobrecarregados em quatro semanas e alguns poderiam ser forçados a fechar e recusar pacientes. Um cenário que seria catastrófico e nos remeteria ao pior momento da pandemia.
Os avisos vieram do PM do Reino Unido Boris Johnson e de seu médico-chefe Chris Whitty, que estão tentando evitar que os Parlamentares conservadores votem contra as novas medidas restrições, que são extremamente importantes para minimizar os efeitos da variante ômicron.
Fica um alerta para as economias global, pois com as festas de final de ano, e o alto grau de contagio dessa nova variante, os meses de janeiro e fevereiro de 2022, poderá ser marcado por um retrocesso no combate ao Coronavirus, com reflexos direto no crescimento econômico, já que as vacinas já se mostraram ineficazes contra a ômicron, pois necessitaria de uma terceira dose para estudar se houve uma melhora no grau de imunização. É apostar em algo incerto.
Será que os mercados suportariam outra onda avassaladora de contágios? São muitas perguntas, muitas dúvidas, muitas especulações e poucas ou nenhuma resposta.
Ao observarmos a libra britânica no longo prazo e em algumas frentes, iremos ver o GBP/CHF em queda nos últimos seis meses, o GBP/USD, dos últimos sete meses, cinco foram de baixa, isso entre outros.
Logico que esse cenário no curto prazo, poderá pesar ainda mais sobre a libra, porém em se tornando uma tendência mundial, outros ativos serão atingidos em cheio e o maior beneficiado seria o ouro.
Grafico GBP/CHF

Grafico GBP/USD
