A libra esterlina caiu abaixo de US $ 1,20 na manhã de terça-feira, atingindo níveis nunca vistos desde outubro de 2016, quando a crise constitucional britânica sobre o Brexit ameaça vir à tona.
Por volta das 8:00 da manhã de terça-feira, a libra esterlina estava sendo negociada a menos de US $ 1,1968, a menor desde um “acidente repentino” em outubro de 2016. O breve acidente fez com que a libra caísse 6% em questão de minutos durante o horário comercial asiático para US $ 1,1491, participantes do mercado estão confusos.
Embora nenhum fator tenha causado a queda súbita no final de 2016, um relatório oficial do Banco de Pagamentos Internacionais concluiu que foi causado por uma combinação de negociação algorítmica sensível a manchetes, traders inexperientes e falta de participantes ativos do mercado, dada a hora do dia .
Os parlamentares britânicos retornam do recesso de verão na tarde de terça-feira, com um grupo de parlamentares entre partidos esperado para se candidatar a um debate de emergência e assumir o controle da agenda da Câmara dos Comuns, em um primeiro esforço para impedir um Brexit sem acordo.