O que vai acontecer?
O Escritório de Estatística Nacional do Reino Unido vai publicar a variação anual do Índice de Preços ao Consumidor (índice CPI) em 23 de março, às 09:00 (horário do MT/GMT+2). São os dados mais importantes dos preços no Reino Unido porque são usados pelo banco central para definir a meta da inflação. O impacto é considerável para todos os pares ligados à GBP, como GBPUSD e EURGBP. Embora o relatório seja publicado mensalmente, a variação anual é representada pela comparação do resultado com a variação média nos doze meses anteriores. A inflação é importante para o câmbio porque preços em alta fazem o banco central aumentar as taxas de juros.
Panorama do movimento do GBPUSD
Os últimos dados do índice CPI no Reino Unido ficaram um pouco acima do esperado. O dólar, contudo, subiu porque é uma moeda mais segura. Por ora, a inflação no Reino Unido vai afetar o mercado devido às tensões entre Rússia e Ucrânia. Os preços no país devem ter considerável alta ao longo deste ano, graças aos gargalos no abastecimento e às milhares de restrições a importações vindas da Rússia. O litro de gasolina subiu de 1,50 para 1,65 libra em questão de semanas. Como sempre, a alta dos preços vai provocar o aumento dos juros e o endurecimento da política monetária no futuro próximo. É por isso que a libra esterlina deve subir mais ainda contra o dólar.

Como operar com a publicação do índice CPI britânico?
Resultados acima do esperado vão impulsionar a GBP. Contudo, o par GBPUSD pode cair devido ao crescente padrão técnico de preço de cunha.
- Se o resultado for maior que o esperado, a GBP vai subir.
- Caso contrário, a GBP vai registrar movimento lateral.
Confira o Calendário Econômico.
Instrumentos para operar: GBPUSD, EURGBP e GBPCAD.