Os 5 melhores indicadores e estratégias para suportes e resistências

Os 5 melhores indicadores e estratégias para suportes e resistências

2023-04-03 • Atualizado

O que são níveis de suporte e resistência?

Suporte (ou nível de suporte) é um patamar abaixo do qual o preço fica um bom tempo sem passar. Os suportes são formados quando o preço começa a cair. Chega um momento em que o preço atrai o interesse dos compradores, que começam a entrar no mercado e dar fôlego a esse preço.

Resistência (ou nível de resistência) é um patamar no qual, após uma subida, o preço vira para baixo. Atingida certa altura, os vendedores começam a vender o ativo, criando uma resistência a essa subida e impedindo que o preço atinja patamares mais altos.

1.png

Hoje você vai saber as diferenças entre níveis de suporte e resistência, como identificá-los e traçá-los no gráfico, e quais indicadores e estratégias de suporte e resistência podem ser usados no trading.

Diferenças entre nível de suporte e nível de resistência

Como pode observar, o suporte e a resistência são reações dos traders aos movimentos feitos pelo preço. A diferença entre eles é que o suporte vem dos compradores, como resposta à queda do preço, enquanto a resistência é a resposta dada pelos vendedores a um movimento de alta. O suporte e a resistência também representam a oferta e a demanda no mercado: quando há mais compradores que vendedores e a demanda está alta, aparece um suporte e o preço sobe. O oposto também se aplica.

Como identificar níveis de suporte e resistência

Identificar níveis de suporte e resistência ajuda na hora de planejar a sua estratégia de negociação. Existem vários aspectos que você pode analisar para procurar e localizar níveis de suporte e resistência, como:

  • séries históricas de preço: embora o cenário econômico e as cotações mudem consideravelmente com o tempo, a consulta de preços passados pode ajudar a identificar os sinais e padrões que antecedem os níveis de suporte e resistência, facilitando o reconhecimento destes em suas próximas ocorrências;
  • níveis de suporte e resistência passados: suportes e resistências registrados anteriormente podem indicar possíveis pontos de entrada e saída, dando uma ideia do movimento futuro do preço, mas lembre-se — suportes e resistências raramente acontecem exatamente nos mesmos patamares que antes, sendo possível o preço atingir patamares passados e ir além destes, ou seja, níveis de suporte e resistência passados indicam uma área geral em que os próximos níveis podem surgir;
  • indicadores técnicos: os indicadores técnicos podem ajudar a identificar suportes e resistências dinâmicos, à medida que o preço se desloca — cada mercado tem uma série de fatores que impactam os níveis de suporte e resistência, logo, outros recursos podem levar tais fatores em conta e ajudar a identificar os patamares com maior precisão.

Como traçar linhas de suporte e resistência

Existem vários métodos para identificar e traçar linhas de suporte e resistência. São alguns deles:

Localizar picos e fundos: para fazer isso, você deve localizar os pontos mais altos e mais baixos no gráfico, dentro de certo intervalo, e marcar cada pico e fundo observado. Dependendo da direção da tendência, os picos e fundos coincidem com as linhas de suporte e resistência. Exemplo: observe neste gráfico que, em uma tendência de alta, as linhas de suporte estão em mínimas que sobem e as linhas de resistência estão em máximas que sobem. Já em uma tendência de queda, as linhas de suporte são traçadas em mínimas que descem e as linhas de resistência ficam em máximas que descem.

2.png

Consultar timeframes passados: neste método é necessário examinar vários timeframes — um pequeno (10 a 15 minutos) e alguns maiores (1 hora ou mais). Se as linhas de suporte e resistência nos timeframes maiores são parecidas com aquelas do timeframe menor, elas são consideradas fortes e confiáveis e podem ser usadas nas suas operações.

Usar médias móveis: você também pode traçar linhas de suporte e resistência com o auxílio do indicador Média Móvel. Para isso, você deve identificar a direção na qual a tendência caminha. Em um movimento de alta, a média móvel atua como suporte; em um movimento de queda, ela atua como resistência. Porém, lembre-se de que as médias móveis mostram suportes e resistências dinâmicos (móveis), que variam com o preço e não são tão confiáveis quanto linhas de suporte e resistências estáticas (fixas). Assim, as médias móveis não devem ser usadas sem um método complementar.

3.png

Estratégia de negociação com suportes e resistências

Muitos traders formulam estratégias de negociação centradas nos níveis de suporte e resistência. É muito simples: comprar quando o preço está perto de uma linha de suporte e vender quando o preço está perto de uma linha de resistência. Contudo, para maximizar o lucro, antes de tomar uma decisão é importante aguardar uma confirmação de que o nível de suporte ou resistência vai se manter firme.

Também é melhor decidir de antemão quando que você vai querer sair da sua operação. Ao observar fortes níveis de suporte e resistência, é possível usá-los a seu favor, comprando logo antes de o preço atingir um forte suporte e vender antes de ele virar em uma forte resistência. Entretanto, essa estratégia é bem mais arriscada, pois você não sabe de antemão se o preço vai virar ou não no nível em questão.

Convém se lembrar da ordem Stop Loss (Perda Máxima). Geralmente, o trader coloca essa ordem abaixo do nível de suporte mais próximo. Todavia, é comum ver um falso rompimento nesses níveis. Portanto, sugerimos deslocar a sua Stop Loss para um pouco além da linha de suporte, de modo que sua operação fique um pouquinho menos rentável, mas mais protegida de movimentos caóticos feitos pelo preço.

A ordem Take Profit (Lucro Máximo) é geralmente colocada na linha de resistência mais próxima. Ao contrário da Stop Loss, que fecha a sua ordem integralmente, a Take Profit pode ser dividida em várias partes, cada uma fechando sua posição parcialmente em diferentes linhas de resistência. Isso permite eliminar o risco da sua operação e ganhar mais dinheiro caso o preço se desloque na direção pressuposta.

Os 5 melhores indicadores e estratégias para suportes e resistências

Máximas e mínimas de oscilação

Vamos começar com a definição de máximas e mínimas de oscilação (swing trading). Máxima de oscilação (swing high) é um ponto de máximo em um movimento do preço. Como o preço sobe e desce em ondas (oscilações), a máxima da oscilação é o pico dessas ondas antes de o preço começar a cair. Analogamente, mínima de oscilação é o ponto baixo das ondas, antes de o preço virar para cima.

Esta é uma das técnicas mais simples. Tudo que é necessário pode ser encontrado no gráfico de preço, dispensando o uso de recursos complementares ou indicadores. Basta marcar as máximas e mínimas anteriores mais próximas. Naturalmente, é preciso buscar as máximas e mínimas que estejam mais perto do preço atual. Selecione os patamares mais óbvios — aqueles em que o preço não conseguiu fazer o rompimento e, consequentemente, virou. O nível não precisa ser exato, pois o preço raramente para duas vezes no mesmo lugar, podendo variar alguns pips para cima ou para baixo. Trace uma linha horizontal para marcar o nível encontrado.

Observe que, quanto mais o preço vira nesse nível, mais fraco ele é. Isso se deve à psicologia do trading. Como praticamente todo trader coloca uma Stop Loss perto da linha de suporte ou de resistência, manipuladores de mercado buscam tirar esse dinheiro das mãos dos traders de varejo. Mais toques na linha de suporte indicam mais dinheiro abaixo desta, então tenha cautela.

Veja o gráfico. O patamar de US$1.860 parecia ser um forte suporte para o XAUUSD. O ativo virou duas vezes, uma no começo e outra no fim de março.

4.png

Patamares psicológicos

Um patamar psicológico aparece quando a cotação termina em zero (quanto mais zeros, maior a importância). Exemplos: 1,50; 90,00; etc. Os patamares psicológicos aparecem devido à natureza humana. Por exemplo, ao pedir para alguém projetar o preço futuro do par GBPUSD, é improvável que essa pessoa dê uma resposta como “1,3028 a 1,4123”. O mais provável é que a resposta seja algo como “1,30 a 1,40”. Seguindo essa lógica, na hora de colocar ordens o trader opta por números “inteiros” e, assim, o par tende a operar nesses patamares.

Vamos ao gráfico. O XBRUSD não conseguia romper os US$130,00. Mesmo quando conseguiu, o par não encontrou chão firme acima desse patamar.

5.png

Linha de tendência

Lembre-se sempre: a tendência é sua amiga e ajuda em várias situações no trading. Não é difícil determinar a tendência. Dê uma olhada no gráfico. Se observa que o preço mantém seu movimento de alta ou de queda por um bom tempo, você está vendo uma tendência. Máximas cada vez mais altas e mínimas cada vez mais altas definem uma tendência de alta. Analogamente, máximas cada vez mais baixas e mínimas cada vez mais baixas definem uma tendência de queda.

Ao buscar uma tendência, você deve lembrar que a linha não pode ser horizontal e deve ligar pelo menos 2 pontos (2 máximas ou 2 mínimas). Além disso, o segundo ponto através do qual você traça a linha de tendência deve estar a 20–30 velas de distância do primeiro ponto.

Quanto mais o preço encosta na linha de tendência, maior a força dessa tendência.

Vejamos o gráfico de EURUSD. Nele você pode ver uma tendência de queda. Basta traçar uma linha de tendência através de cada pico: o resultado é uma resistência ao par. Você também pode traçar uma linha através das mínimas e obter um nível de suporte.

A mesma técnica funciona com uma tendência de alta.

6.png

Indicador Ponto-Pivô

Ao aplicar o indicador, você verá 3 níveis de resistência, 3 níveis de suporte e um ponto-pivô que serve de referência para determinar o próximo movimento do preço. Se este opera acima do ponto-pivô, projeta-se um movimento altista; caso contrário, espera-se um movimento baixista.

Os níveis de suporte e resistência mostram metas exatas para o ativo, dependendo do timeframe escolhido. Uma das vantagens do indicador Ponto-Pivô é que os níveis mudam sempre que acaba o intervalo que você escolheu.

Nota: você pode escolher qualquer intervalo/timeframe, mas nossa recomendação é usar o semanal. Como o indicador neste caso vai mostrar as metas semanais do par, você poderá fazer um plano de negociação de prazo mais amplo.

Veja o gráfico. Perceba que, no fim da semana, o par rompeu o suporte a 0,9920. Depois, porém, ele virou na direção da resistência mais próxima, a 1,0050. Veja também que ambas as linhas de suporte e de resistência foram incrivelmente eficazes, sobretudo para um indicador calculado automaticamente.

7.png

Retrações de Fibonacci

O recurso Fibonacci é usado para definir níveis de suporte e resistência ou para prever a possível abrangência de um certo movimento do preço. Seu principal objetivo é localizar uma possível correção contra a tendência principal. Os principais níveis das retrações de Fibonacci são 38,2%; 50% e 61,8%. Eles indicam o suporte ou resistência mais forte, dependendo da direção do preço.

Vejamos o gráfico de EURUSD. Você pode observar que o par virou no nível Fibonacci 50,0 e está caminhando para o nível 23,6; que passou a ser resistência ao EURUSD.

8.png

Curiosidades sobre suportes e resistências

  • Se o preço testa um nível de suporte ou resistência várias vezes, sem rompê-lo, esse nível perde força a cada teste.
  • Embora o nome mais comum seja linhas de suporte e resistência, o nome mais correto seria áreas de suporte e resistência, pois o preço pode romper a linha e acabar dando a volta alguns pips depois.
  • Às vezes, quando o preço rompe os níveis, o suporte antigo pode virar uma resistência nova e vice-versa. Porém, você não pode sempre confiar nessa regra. É importante usar outros métodos para prever o próximo movimento do preço.

Conclusão

Os níveis de suporte e resistência são áreas muito importantes no gráfico de preço. Suportes e resistências podem mostrar quando é a melhor hora para entrar ou sair de uma operação, bem como onde colocar as ordens de parada e limite para minimizar o risco. Esses patamares são usados em muitos indicadores e estratégias de negociação, e saber usá-los é indispensável para qualquer trader.

 

Dúvidas

Criptomoedas como o bitcoin têm níveis de resistência?

Sim, elas têm. Os níveis de resistência identificam áreas de oferta de determinada criptomoeda. Quando a oferta é maior que a demanda, os vendedores estão dominando o mercado e o preço da criptomoeda está em queda.

Devo esperar a ação atingir sua resistência para vendê-la?

Os níveis de suporte e resistência ajudam o trader a identificar possíveis saídas da operação. Vender a ação quando sua cotação atinge uma das resistências é uma abordagem segura e lógica, pois é provável que o preço vire nesse nível e comece a cair.

Como saber se o suporte ou resistência foi realmente rompido?

Para ver se o suporte ou resistência foi rompido, você deve aguardar uma confirmação vinda da ação de preço (movimento do preço). Se o preço não virar no nível de suporte ou resistência, ele vai continuar se deslocando na mesma direção (acima da resistência ou abaixo do suporte). Isso quer dizer que o nível foi rompido.

Como os investidores usam os níveis de suporte e resistência para tomar decisões no trading?

Os níveis de suporte e resistência ajudam o trader a decidir a melhor hora de comprar ou vender ativos. Geralmente, os traders buscam comprar perto dos suportes durante tendências de alta e vender perto das resistências durante tendências de queda.

Qual timeframe deve ser usado para traçar linhas de resistência?

Você pode usar qualquer timeframe para traçar linhas de resistência, dependendo do seu estilo de negociação preferido. Day traders utilizam mais o M30, swing traders usam os timeframes H4 e diário, e traders de longo prazo usam o semanal e o mensal. Os timeframes maiores tendem a mostrar níveis de resistência mais fortes.

Leia também

Semelhante

Estratégia de negociação Pin Bar
Estratégia de negociação Pin Bar

Um padrão gráfico ou de velas às vezes pode oferecer um bom sinal de entrada quando localizado em certo nível. A Pin Bar é um dos mais confiáveis e conhecidos padrões de velas. Quando observada pelos traders no gráfico, a expectativa é de que o preço mudará de direção em breve.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera