Tudo que você deve saber sobre retraçamentos

Tudo que você deve saber sobre retraçamentos

2023-01-25 • Atualizado

Este artigo apresentará um dos conceitos mais poderosos no mercado — o retraçamento — e mostrará como operá-lo com o máximo de potencial. Retraçamento é um movimento temporário do preço contra a tendência em vigor. Qual é a importância dele para o trader? Os níveis de retraçamento são ideais para definir onde entrar no mercado com segurança e colocar uma ordem Stop Loss para minimizar os riscos possíveis. Parece bem útil, certo? Vamos descobrir juntos!

Vantagens do retraçamento

Vamos começar com as vantagens e, depois, falar das desvantagens. A vantagem mais significativa é que o trader, ao notar um sinal forte do mercado em um nível logo após um retraçamento, geralmente passa a ter maiores chances de prever o próximo movimento do preço. Como os preços tendem a voltar para os níveis médios, ao perceber um retraçamento ou rotação, procure por um ponto de entrada. O retraçamento também ajuda o trader a colocar ordens Stop Loss adequadas, o que é perfeito para evitar grandes prejuízos e não ser atingido por uma volatilidade repentina. Seria extremamente frustrante fazer uma previsão correta e, mesmo assim, acabar saindo do mercado por causa de uma Stop Loss incorreta. Utilizar o retraçamento também permite trabalhar com melhores relações risco/recompensa. Geralmente, se um trader estabelece uma meta de 200 pips, é provável que ele coloque uma stop de 100 pips. Se, porém, você souber exatamente o nível do retraçamento, é possível colocar uma Stop Loss mais estreita. Exemplo: a meta que citamos poderia ser transformada em uma meta de 250 pips, assim como a stop poderia ser de 50 pips.

Desvantagens do retraçamento

É bom estar ciente de suas desvantagens, ainda que os prós superem os contras. Primeiramente, é possível perder algumas boas operações ao ficar aguardando o retraçamento acontecer. Isso não é tão ruim — afinal, não se perde nada em tal caso. Além disso, você terá menos oportunidades para abrir uma operação, pois os preços não geram tantos retraçamentos assim. Por fim, operar retraçamentos exige paciência. Se você não se considera uma pessoa paciente, então esta metodologia é uma boa forma de desenvolver essa característica importante para todo trader.

Exemplos de retraçamento

Retraçamento propriamente dito

O retraçamento para um nível-chave gera uma situação ótima para entrar no mercado. Na imagem abaixo, você pode notar que o preço voltou para o nível-chave após um breve salto acima do mesmo. Às vezes, esse nível pode ser a única pista que o trader tem, não havendo outro sinal claro de que o preço vai cair. Isso justifica sua importância.

для статьи в типс.png

Combinação com sinal de preço

A melhor situação é quando o preço volta para um nível de retraçamento e, então, forma uma barra pin ou uma vela tipo martelo (vela de cauda longa e corpo pequeno). A combinação de alguns retraçamentos para um nível-chave com um sinal do tipo barra pin gera as melhores condições para entrar no mercado.

*Se o corpo da barra pin se encontra na parte superior da vela, trata-se de um sinal bullish, e também um precursor de uma virada para cima caso tenha sido observada tendência de queda.

Se o corpo da barra pin se encontra na parte inferior da vela, trata-se de um sinal bearish, que costuma antecipar uma virada para baixo caso tenha sido observada tendência de alta.

tips1.png

Quando o retraçamento se mistura com outro sinal de preço, o trader tem maiores chances de aproveitar a jogada certa.

tips2.png

Média móvel como retraçamento

O retraçamento não tem que ser um nível horizontal. Ele pode ser uma média móvel. Como já citamos neste artigo, os preços tendem a voltar para os níveis médios. Logo, quando o preço retraçar para uma média móvel, você deve esperar ele formar um sinal — este é o momento certo para entrar no mercado.

tips3.png

Nível de retraçamento de Fibonacci de 50%

De acordo com estatísticas, na maioria das vezes o preço tende a retraçar 50% de sua movimentação principal. Portanto, uma boa estratégia é aguardar o retorno ao nível Fibo de 50% — quando o preço toca essa faixa, ele geralmente volta à direção inicial.

*Para aplicar um nível Fibonacci aos seus gráficos no MetaTrader, clique no botão Inserir no menu e escolha Fibonacci.

tips4.png

Entrada em retraçamento com uma vela sinalizadora

Embora surpreendente, é possível usar apenas uma vela para desenhar níveis de retraçamento de uma forma que realmente funcione. Ao notar uma barra pin com cauda mais alongada ou uma vela tipo martelo no gráfico, considere entrar no mercado no nível equivalente a metade do corpo da barra. Coloque a Stop Loss na mínima da vela, coloque a primeira Take Profit na máxima da barra e a segunda e a terceira mais adiante, em intervalos iguais.

*Para medir a metade do corpo da vela e os intervalos, você pode usar uma ferramenta já conhecida: o retraçamento de Fibonacci. Basta modificar alguns níveis para 0,5; 1,0; 1,5; etc.

tips5.png

Ótimo! Já discutimos os casos mais importantes de retraçamento. Agora é hora de ir para a prática! Entre no MetaTrader e teste seus novos conhecimentos!

ENTRAR

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera