Estratégia de negociação “30 pips por dia”

Leia o artigo no site da FBS

“30 pips por dia” é uma estratégia de trading usada com pares de moedas voláteis, como o GBP/JPY. Esse nome se justifica pelo fato de que essa abordagem exige amplo espaço de manobras de trading para conseguir a margem de lucro exigida. Ademais, moedas voláteis frequentemente oferecem pontos mais claros de virada do mercado. O temporalidade utilizado nessa abordagem é o de 5 minutos.

Indicadores usados

  • Média Móvel Exponencial de 10 períodos
  • Média Móvel Exponencial de 26 períodos

Abaixo você verá como encontrar o indicador Média Móvel no menu do MetaTrader e onde definir o método exponencial para ele.

13.png

Ideia principal

Os cruzamentos das EMAs são usados para definir a tendência.

Se a EMA de 10 cruza a EMA de 26 de baixo para cima e continuar subindo, isso é sinal de tendência de alta.

Se a EMA de 10 cruza a EMA de 26 de cima para baixo e continuar caindo, há pressão para o preço cair.

Abrindo e fechando operações

Passo 1

Espere até a EMA de 10 cruza a EMA de 26, o que será sinal para você se preparar para abrir uma posição. Ademais, a forma que a EMA de 10 cruza a EMA de 26 define a direção da abertura da operação, tal como será explicado nos cenários abaixo.

Passo 2

Aguarde o preço seguir a direção indicada pelas EMAs para confirmar a sua interpretação do mercado.

Passo 3

Aguarde uma correção local contra a tendência observada. Você abrirá uma posição na máxima/mínima desse retraçamento. A intenção aqui é aproveitar a amplitude (range) pela qual o preço passará após sair da correção e voltar a seguir a tendência observada.

Alguns exemplos abaixo.

Exemplos

Posição curta

Observamos uma tendência de queda no gráfico M5 de GBPJPY. Ademais, vemos que a EMA de 10 cruzou a EMA de 26 de cima para baixo e continuou caindo. Logo, optamos por vender com a tendência de queda.Porém, não vendemos de imediato. Pelo contrário: esperamos até o preço subir na correção, atingindo pelo menos o ponto médio entre as duas EMAs. E então colocamos uma ordem de venda.A Stop Loss deve estar 15–20 pips acima do nível da ordem de venda. A Take Profit deve estar a 30–40 pips.

2.png

Posição longa

A mesma lógica aplica-se a um mercado em alta.Observamos uma tendência de alta no gráfico M5 de GBPJPY. Também vemos que a EMA de 10 cruzou a EMA de 26 de baixo para cima e seguiu subindo. Logo, optamos por comprar com a tendência de alta.Porém, não compramos de imediato. Pelo contrário: esperamos até o preço cair na correção, atingindo pelo menos o ponto médio entre as duas EMAs. E então colocamos uma ordem de compra.Nota: neste cenário, o preço não apenas caiu até o ponto médio entre as EMAs — ele foi além, o que também é aceitável. A ideia aqui é confirmar que o retraçamento é suficientemente significante para dar o máximo de ganhos até a ativação da Take Profit.A Stop Loss deve estar 15–20 pips abaixo do nível da ordem de compra. A Take Profit deve estar a 30–40 pips de distância.

3.png

Preste atenção

Como pode-se ver, os níveis Take Profit e Stop Loss estão relativamente afastados do nível de abertura da posição. É por isso que a volatilidade da moeda é necessária para atingir esses níveis e fazer a estratégia funcionar. Por esse mesmo motivo, essa abordagem pode ser considerada relativamente arriscada, pois a relação entre a Stop Loss (15–20 pips) e a Take Profit (30–40 pips) é de 1 para 2. Os traders devem ponderar isso à luz do patrimônio líquido disponível e da gestão de riscos empregada.Para concluir, podemos dizer que a estratégia “30 pips por dia” é uma estratégia interessante e agressiva para tirar bons lucros com cada operação. Seu uso é fácil, mas ela exige nervos de aço. Quando verificada junto da análise padrão de tendências, pode ser uma boa ferramenta no conjunto do trader.

Leia também

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.