9 dicas grátis para traders intradiários

Leia o artigo no site da FBS

A negociação intradiária — também conhecida como day trading — consiste em comprar e vender ativos no mesmo dia.

Ao colocar uma ordem de compra ou venda na negociação intradiária, você tira proveito do movimento do preço naquele dia de negociação e então fecha a sua posição antes do fim do horário do mercado. Os traders intradiários buscam lucros rápidos e de curto prazo.

Para ter sucesso, você precisa de uma boa estratégia de negociação intradiária.

Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar você a ser um trader intradiário de sucesso:

1. Escolha os ativos certos

Traders intradia geralmente escolhem os ativos por critério de volatilidade. De forma geral, é melhor escolher ativos com volatilidade alta porque estes oferecem mais oportunidades de lucro.

Para identificar ativos que estão prestes a sofrer aumentos de volatilidade, o trader deve recorrer ao calendário econômico, pois os preços costumam flutuar em épocas de grandes acontecimentos (eventos).

Este recurso também ajuda a determinar o humor do mercado, que pode auxiliar na previsão da tendência.

Depois de escolher o ativo, o trader deve fazer uma análise técnica, determinar a tendência, localizar o melhor nível de entrada, definir as metas de lucro e a perda máxima (Stop Loss).

A vantagem de ser day trader é dispor de uma variedade de timeframes, conforme a liquidez do mercado escolhido, do tempo que você tem para fazer suas operações e da sua estratégia de negociação preferida.

2. Nunca altere o preço de entrada e o de saída

Você já se arrependeu de ter tomado uma decisão logo após executá-la?

Às vezes, o trader começa a ter dúvidas da decisão que tomou e sente que ponto de entrada não era tão bom quanto pensava quando entrou com a operação.

Para evitar erros assim, o trader deve decidir o ponto de entrada e o patamar de lucro máximo (Take Profit) antes de entrar no mercado.

O melhor é planejar a sua operação sem deixar que as emoções tomem as decisões por você.

3. Defina a Stop Loss

Ao abrir uma operação, o preço pode ir em uma direção ou em outra.

Assim, o trader deve decidir o quanto de prejuízo que está disposto a sofrer se a operação for contra a meta.

Existem várias formas de definir uma Stop Loss (perda máxima). As formas mais conhecidas são definir a Stop Loss no nível-chave atrás do ponto de entrada e calcular a relação risco-recompensa.

4. Realize o lucro quando o preço atingir a meta

A ganância é a inimiga de todo trader intradiário, pois bastam alguns minutos para o mercado mudar de ideia, sobretudo quando a volatilidade está alta.

O segredo para o sucesso na negociação intradiária é usar uma alavancagem alta, o que ajuda a aumentar os lucros (bem como os prejuízos). Contudo, o pulo do gato é resistir à ganância que surge quando a meta é atingida. Não fique esperando o preço subir mais após ele atingir a sua meta.

Quando o trader tem certeza de que o preço vai manter o fôlego, existem duas opções:

  • Dividir a posição e definir várias metas.
  • Ajustar a Stop Loss, colocando-a em modo móvel (trailing) conforme o preço, à medida que este se desloca a favor do trader.

5. Feche as posições no fim de cada dia

Se o trader abre uma posição de negociação intradiária com base nas tendências de mercado do dia atual e na análise técnica, o prolongamento dessa operação para o dia seguinte pode ser uma má ideia. Esse dia seguinte pode começar com novas notícias, que podem virar a tendência.

Fora do horário do mercado, o noticiário não impacta o trader intradiário, pois nessa altura ele já fechou sua posição. Isso ajuda a eliminar o risco de perder capital de um dia para o outro.

6. Não opere contra o mercado

A tendência é amiga do trader.

Não se apegue à sua análise. A flutuação é da natureza de todo mercado. Se o mercado não corrobora a sua análise, venda e saia da sua posição assim que ela atingir seu nível de perda máxima (Stop Loss). O apego a esperanças de que o mercado vai agir da forma que você projetou é algo que pode aumentar o seu prejuízo.

7. O tempo é essencial

O lucro na negociação intradiária é altamente dependente do fator tempo. Uma das melhores dicas para o trading intradiário é não abrir posições dentro da primeira hora do pregão do dia atual. A volatilidade tende a ser alta nessa primeira hora, gerando muita correria e ruído no começo do pregão. Muitos especialistas preferem parar de operar uma hora antes da abertura do pregão nos EUA e começar a operar uma hora após seu começo.

Resumindo: para tirar o máximo de proveito da negociação intradiária, primeiro você deve aprender a fazer a jogada certa na hora certa. A melhor forma de dominar essa habilidade é prestar atenção nos detalhes e entender o humor do mercado de manhã, de tarde e no fim do dia.

8. Escolha a plataforma certa

Os traders intradiários fazem transações numerosas e frequentes e recolhem seus lucros diariamente. Você deve escolher a plataforma certa, ou seja, que permite uma execução veloz e cobra o mínimo em taxas de corretagem.

No geral, o trader deve pagar spreads e comissões para abrir e fechar uma operação. Felizmente, a FBS oferece uma das menores comissões — a partir de zero — e spreads a partir de 0,5 pip.

9. Siga a sua estratégia

Como citamos anteriormente, a disciplina é o fator mais importante para ser um trader intradiário de sucesso. Existe jeito melhor de ser disciplinado do que seguir as regras?

Todo trader deve ter uma estratégia rigorosa que inclua:

  • O tamanho do lote de entrada.
  • O sinal técnico para entrar com a operação (exemplo: se a média móvel de 50 horas cruza a média móvel de 100 horas de baixo para cima, o trader abre uma operação de compra).
  • A relação risco/recompensa.
  • O sinal técnico para fechar a operação (exemplo: se a média móvel de 50 horas cruza a média móvel de 100 horas na direção contrária, o trader fecha a operação).
  • As regras para colocar a perda máxima (Stop Loss).

O trader iniciante deve começar com um valor pequeno e testar a estratégia. Quando a estratégia utilizada viabilizar lucros estáveis, o trader poderá então aumentar o tamanho do lote.

Conclusão

Ser um trader intradiário é questão de ter paciência e disciplina. Seguindo essas 9 dicas, você poderá melhorar os seus resultados no trading e se tornar um day trader profissional.

Abra uma conta e comece a praticar agora!

Leia também

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.