Atividade industrial da China encolhe
A atividade industrial chinesa retraiu pela primeira vez em 19 meses em dezembro, com as encomendas de exportação e domésticas enfraquecendo, mostrou a pesquisa Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do Caixin.
A leitura se encaixa com a pesquisa oficial divulgada na segunda-feira (31) que mostrou crescentes apertos no setor industrial da China, importante fonte de empregos, e reforça a visão de que a economia está perdendo mais força.
O PMI final de indústria do Caixin/Markit para dezembro, divulgado nesta quarta-feira, caiu a 49,7, de 50,2 em novembro, registrando a primeira contração desde maio de 2017.
Como a segunda maior economia do mundo, a China, embora sua moeda não seja apreciada no mercado de cambio, os acontecimentos econômicos envolvendo sua economia, tem uma forte influência sobre o Mercado de Câmbio trazendo volatilidade ao mercado.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse no Twitter no sábado (29 de 2018), que teve uma “longa e muito boa conversa telefônica” com o presidente chinês, Xi Jinping e que um possível acordo comercial entre EUA e China estava progredindo bem.