Estratégia Carry Trade

Leia o artigo no site da FBS

Falamos muito das estratégias de trading técnicas, mas agora gostaríamos de falar de outra parte do trading: a análise fundamental. Se ela existe, então também há estratégias de trading fundamentais.

Vamos começar com a mais comum e uma das mais simples estratégias — Carry Trade, baseada em taxas de juros.

Em nosso curso de análise fundamental, vimos que as taxas de juros são um perfeito indicador das condições de cada economia do mundo. É uma forma clara e rápida de estimar qual economia é mais forte e, consequentemente, qual moeda será fortalecida. Um país com economia fraca tem taxas de juros baixas: é um recurso que o banco central usa para estimular a expansão do crédito, oferecendo crédito barato às empresas para aquecer a economia. Este país tem moeda fraca. Uma economia forte tem bom crescimento do PIB e inflação em alta e, para limitar esta inflação, o banco central tem que aumentar as taxas de juros, o que faz a moeda nacional subir.

A diferença nas taxas de juros dá aos investidores de longo prazo a oportunidade de ganhar dinheiro.

Qual é a ideia da estratégia carry trade?

A principal ideia da estratégia é “comprar uma moeda com taxa de juros alta e vender uma moeda com taxa baixa“.

O trader pega emprestado uma moeda “barata“ (com taxa de juros baixa), como o iene japonês, e investe em ativos lucrativos (dólar australiano, por exemplo). O iene será a moeda de orçamento e o dólar da Austrália será a moeda de investimento. Assim, aumenta o fluxo de capital do Japão para a Austrália e a procura pelo dólar australiano sobe. Lembre-se que os fluxos aumentam quando há sensação de risco, que leva os traders a quererem investir em moedas mais lucrativas porém arriscadas. No fim das contas, o AUD/JPY cresce.

Vale também falar do swap, procedimento de transferência de posições abertas (pernoite) de um dia comercial para o outro. Se o trader mantiver sua posição por mais de um dia, ele estará lidando com um custo ou um ganho, dependendo das taxas de juros vigentes. Por exemplo, imagine que o dólar australiano tem uma taxa de juros maior do que a do iene japonês. Se você comprar AUD/JPY, ganharia a diferença das taxas de juros entre o AUD e o JPY — o chamado swap — na sua posição a cada dia que mantiver a mesma para o dia seguinte. No entanto, se você vender AUD/JPY, pagará o swap da sua posição a cada dia que mantiver a mesma para o dia seguinte.

Como determinar o par certo para lucrar?

É fácil determinar qual é o par que lhe dará boas chances de ganhar dinheiro. Abra o MetaTrader: na parte esquerda da tela, há a janela Cotações de Mercado (Market Watch).

Clique no par que você deseja conferir; clicaremos no par AUD/JPY pois este é o exemplo que usamos. Na janela que aparecerá, você verá a linha Especificação (Specification).

AUDJPY.png

Clique nela e você verá uma nova janela na qual você deve encontrar os dizeres “Swap long”. Como você pode ver em nosso exemplo, o AUD/JPY tem um pequeno swap positivo para posições longas (0,81): este é o primeiro bom sinal.

AUDJPY2.png

Em seguida, você deve conferir o gráfico semanal do par que deseja negociar — uma tendência de alta longa sinaliza boas possibilidades de negociar o par. Vamos estudar um exemplo: no gráfico semanal do AUD/JPY, vemos uma tendência de alta do início de 2000 até o início de 2008 (quando aconteceu a crise financeira). O fato da tendência ter durado 8 anos mostrou que o par é suficientemente seguro para usar a estratégia carry trade.

Vejamos o momento atual. Você deve se lembrar que nenhuma tendência de alta longa é constante: após seu fim, é importante aguardar a formação da próxima. Em janeiro de 2016, uma nova tendência de alta começou a se formar — um bom sinal para comprar o par.

AUDJPYWeekly.png

Como você pode ver, é bem simples achar um par que lhe dará lucro a longo prazo. Assim, a estratégia carry trade é uma forma fácil de ganhar dinheiro. Porém, você deve levar em conta algumas de suas características.

Três características da estratégia que você deve se lembrar:

  • Esta estratégia corresponde apenas ao trading a longo prazo. Logo, você deve saber trabalhar com intervalos de tempo extensos. É importante saber como diferenciar uma correção do par — que pode durar vários dias — de uma reversão global de tendência. Esta estratégia não dará lucros se você está acostumado com negociações movimentadas: você deve manter a calma e ter confiança em sua estratégia. Abra uma posição por vários meses e você lucrará.
  • Lembre-se de que a estratégia carry trade é uma estratégia de baixo risco, o que significa que seu lucro também não deverá ser muito alto (de regra: altos riscos, grandes lucros; baixos riscos, pequenos lucros). Se você deseja usar esta estratégia e ter lucros maiores, precisa ter um depósito maior.
  • Não se esqueça da análise fundamental. Abrir uma ordem com base nesta estratégia não exclui a necessidade de observar suas negociações: você deve conferir as taxas de juros e a possibilidade de mudança das mesmas em ritmo permanente, pois até as expectativas do mercado de aumento ou queda nas taxas afetam a taxa cambial da moeda. Além disso, há outros fatores que podem afetar a direção de um determinado par. Como pudemos ver em nosso exemplo, o par despencou após uma tendência de alta de 8 anos por causa da crise financeira. Situados em um ambiente de instabilidade, os traders começaram a investir no iene japonês (considerado porto seguro).

Para concluir, podemos dizer que a estratégia carry trade é simples e não exige conhecimentos financeiros especiais. Tudo que você precisa é saber a diferença das taxas de juros das moedas que deseja negociar. Porém, não se esqueça das características do carry trade. Se você tiver paciência suficiente para esperar meses por um bom lucro, você definitivamente deve usar essa estratégia!

Leia também

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.