Calendário econômico e seu impacto no câmbio

Leia o artigo no site da FBS

O calendário econômico é um dos princípios básicos da análise fundamental de câmbio. As dinâmicas de um par de moedas dependem das notícias econômicas publicadas diariamente. Cada moeda é afetada por diferentes acontecimentos. Você deve conhecer os mais importantes para se preparar para qualquer mudança no mercado.

USD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar dos EUA (USD)

O mês do mercado cambial dos EUA começa com dois grandes indicadores da saúde econômica americana: os IGCs (PMIs) manufatureiros e não manufatureiros, do Institute of Supply Management (ISM), referentes ao mês anterior.

A primeira semana também é importante por haver a divulgação dos empregos não agrícolas (NFP). Este indicador mostra o número de empregos criados nos Estados Unidos durante o mês anterior. A leitura real do NFP pode divergir consideravelmente do nível previsto, levando a grandes oscilações no USD. O NFP oficial, a taxa de desemprego e os salários médios são geralmente anunciados na primeira sexta do mês. É necessário olhar não apenas o NFP, mas todos esses indicadores. Note que taxas de desemprego abaixo dos níveis previstos é algo bom para o USD.

No meio do mês, é necessário ficar de olho nos indicadores de inflação: o índice de de preços ao produtor (IPP/PPI) e o índice de preços ao consumidor (IPC/CPI). Mais ou menos na mesma época, divulga-se o relatório de vendas no varejo e núcleo de vendas no varejo. A diferença entre esses dois indicadores é que o núcleo das vendas no varejo exclui as voláteis vendas de automóveis. Quanto maior o ritmo de crescimento das vendas no varejo, maior o crescimento econômico.   

O meio do mês é importante por causa do anúncio de dois grandes índices manufatureiros: o índice Empire State , do Federal Reserve Bank (FRB) de Nova York, e o índice Philly Fed, do FRB da Filadélfia.

A última terça do mês é o momento de divulgação do nível de confiança do consumidor. Valores altos deste indicador indicam que os consumidores estão gastando muito, estimulando a produção e o crescimento econômico nos EUA. 

A mudança nos estoques de petróleo bruto é publicada semanalmente e também influencia a volatilidade do USD. 

O PIB trimestral é reportado em três formas: antecipado (o primeiro), preliminar e final. Há uma diferença de um mês entre cada um deles. A primeira divulgação é a mais importante para o mercado cambial. O crescimento do PIB antecipado em um trimestre é publicado até 30 dias após o término do mesmo.

Você encontrará abaixo algumas atividades não mensais que influenciam amplamente o USD.

  • Reuniões e coletivas de imprensa do FOMC. FOMC significa Federal Open Market Committee — Comitê Federal de Mercado Aberto, em inglês — e representa a estrutura que administra o Federal Reserve, banco central dos EUA. O Fed se reúne 8 vezes por ano e anuncia o nível da taxa de fundos federal em cada reunião. Coletivas de imprensa são feitas em março, junho, setembro e dezembro. O banco central geralmente faz os anúncios mais importantes em reuniões que têm coletivas de imprensa.
  • Discursos do presidente dos EUA, do presidente do Fed e dos diretores dos Federal Reserve Banks.

 EUR_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o euro (EUR)

A zona do euro é uma união monetária formada por vários países, então os traders devem seguir, além das divulgações europeias, acontecimentos locais nos países membros. O maior papel aqui é desempenhado pela Alemanha, pois ela tem a maior e mais forte economia da região. O mercado acompanha de perto os discursos do presidente do Bundesbank (banco central alemão). Eles são marcados no site oficial do banco central.

Os índices de sentimento econômico ZEW para a zona do euro e a Alemanha são publicados na segunda ou na terceira terça-feira de cada mês. 

A terceira semana do mês é importante para dois índices europeus preliminares: o IGC/PMI manufatureiro e o IGC/PMI de serviços. Esses índices também são divulgados para a Alemanha e para a França. O índice clima de negócios alemão Ifo é publicado aproximadamente na mesma época.

O fim do mês contém os números sobre o IPC preliminar da Alemanha, Espanha, França, Itália e da zona do euro como um todo. O nível de oferta de dinheiro na zona do euro é publicado 28 dias após o fim do mês. O último dia útil do mês é quando sai a taxa de desemprego da região.

O crescimento do PIB europeu é divulgado trimestralmente. Há três tipos para esta divulgação: preliminar relâmpago, relâmpago e revisado. O mais importante é o preliminar relâmpago, o primeiro a ser publicado, cerca de 30 dias após o fim de um trimestre.

Acontecimentos não periódicos, que podem afetar o EUR, são:

  • Reuniões e coletivas de imprensa do Banco Central Europeu (BCE) acontecem a cada 8 meses. O BCE define a taxa principal oficial de refinanciamento (taxa de bid mínimo). Você pode acompanhar a transmissão oficial de cada conferência pelo site do BCE. O EUR fica muito volátil nessa época.
  • Discursos do presidente do BCE.
  • Registros das reuniões sobre política monetária do BCE (8 vezes por ano, 4 semanas após o anúncio da taxa de bid mínimo).
  • Encontro Econômico UE.

A União Europeia publica 3 vezes ao ano previsões atualizadas para a economia da região.

GBP_calendar_866.jpg

Calendário econômico para a libra esterlina (GBP)

Os primeiros três dias úteis na Grã-Bretanha são os dias nos quais é anunciado o IGC (PMI) da manufatura, da construção e dos serviços. Os índices se baseiam em pesquisas feitas junto a centenas de gerentes de compras, representando os dados mais prontos sobre a condição da economia britânica.

O índice de investimentos empresariais preliminar, o crescimento do PIB e a produção manufatureira são geralmente divulgados nos dias 10-11 do mês (40 dias após o término do mês de referência).

Leva um pouco mais de tempo (cerca de 45 dias) para o Escritório Nacional de Estatística divulgar o índice de salários médios e a taxa de desemprego.

Índices de preços ao consumidor, ao produtor e ao varejo (IPC, IPP e IPV) são publicados cerca de 14-16 dias após o fim do mês de referência. A variação no seguro-desemprego, que mostra quantas pessoas solicitaram este benefício no mês anterior, também é publicada nessa época.

A variação no valor total das vendas no varejo é divulgado cerca de 20 dias após o fim do mês. Após isso, é necessário ficar de olho no volume do total de empréstimos do setor público, que é divulgado cerca de 22-23 dias após o fim do mês referente.

O anúncio da taxa bancária oficial é feito mensalmente. Os 9 membros do Comitê de Política Monetária (CPM) votam para decidir se o Banco da Inglaterra (BOE) deve aumentar, diminuir ou manter inalteradas as taxas de juros. Além da taxa, é publicado o resumo da política monetária. Ao mesmo tempo, o BOE publica o programa de compra de ativos.

A quantia de dinheiro que mostra a diferença entre bens importados e exportados, serviços, os lucros totais destes em investimentos transfronteiriços e seus pagamentos de transferências totais (contas correntes) são divulgados trimestralmente, cerca de 85 dias após o fim do mês. Uma vez por trimestre, o Banco da Inglaterra (BOE) publica um relatório de inflação que é posteriormente discutido no parlamento britânico.

O crescimento mensal do PIB é divulgado cerca de 40 dias após o fim do mês de referência. A pesquisa de condições de crédito sai no fim de cada trimestre.

Os principais acontecimentos sem agenda fixa para a GBP são:

  • Discursos do governador do BOE e membros do MPC;
  • Discursos da primeira ministra;
  • Resultados do teste de estresse bancário.

O  relatório de estabilidade financeira do BOE é publicado duas vezes por ano.

JPY_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o iene japonês (JPY)

No começo ou no meio do mês se publica o indicador de rendimentos médios em dinheiro  (35 dias após o fim do mês de referência). Ele mostra a mudança no valor total da renda empregatícia recebida pelos trabalhadores. A balança comercial é publicada cerca de 20 dias após o fim do mês de referência.

Os dados de inflação são geralmente divulgados na terceira sexta-feira do mês (núcleo do IPC nacional). Este é o indicador-chave que afeta a política do BOJ. O IPP, por sua vez, é divulgado nos dias 11-12  do mês. Note que o núcleo do IPC de Tóquio reflete o nível de inflação referente ao mês atual, enquanto o núcleo do IPC nacional mostra dados referentes ao mês anterior. Ademais, podemos contar com publicações das vendas no varejo, da taxa de desemprego e do índice de produção industrial no fim do mês (27-30 dias após o término do mês anterior).

A agenda de reuniões do Banco do Japão (BOJ) fica disponível no site oficial do órgão. As reuniões acontecem 8 vezes por ano e são geralmente seguidas de coletivas de imprensa do BOJ e anúncios das taxas oficiais.

Os eventos não periódicos também incluem discursos do governador do BOJ.

AUD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar australiano (AUD)

A primeira terça-feira do mês — exceto janeiro — é a hora da declaração do Reserve Bank of Australia (RBA). O RBA anuncia o nível da taxa monetária (taxa de juros de referência australiana) e discute os principais desafios para a economia. Duas semanas em seguida, o banco central divulga minutas da reunião de política monetária que contêm o registro detalhado da mesma.

As informações referentes à taxa de desemprego e a criação de empregos são publicadas cerca de 14-16 dias após o término do mês de referência. É também nessa época que o National Australia Bank (NAB) publica seu indicador de confiança empresarial.

Por volta do 5o dia do mês (35 dias após o término do mês de referência), o índice de vendas no varejo, a balança comercial e o índice de construção AIG são divulgados. 

Fique de olho no nível da inflação, publicado no 25o dia após o término do trimestre, e nas despesas de capital privado, por volta do 55o dia após o término do trimestre. O crescimento do PIB é publicado cerca de 65 dias após o fim do trimestre.

Os principais acontecimentos não mensais e não trimestrais são:

  • Discursos do governador do RBA e assistentes;
  • Perspectiva econômica e fiscal de meio de ano (meados de dezembro);
  • Divulgação anual do orçamento (meados de maio).

NZD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar da Nova Zelândia (NZD)

A maioria dos dados importantes na Nova Zelândia são reportados trimestralmente. A primeira ou a segunda terça-feira após o fim de um trimestre é quando se anuncia a Confiança Empresarial NZIER. 18 dias após isso, é divulgada a taxa de inflação ao consumidor (IPC). No 15o ou 16o dia após o fim de um trimestre, as vendas no varejo também são publicadas. As expectativas em relação à inflação são publicadas 50-55 dias antes do término do trimestre.

Entre os indicadores importantes publicados mensalmente estão o índice manufatureiro da Business NZ (divulgado 13-16 dias após o fim do mês de referência), a balança comercial (cerca de 26-30 dias após o término do mês referente) e o índice de confiança empresarial ANZ (por volta do fim do mês referente, exceto janeiro). As informações a respeito da variação no preço médio de laticínios vendidos em leilões são publicadas duas vezes por mês (índice de preço GDT). O crescimento do PIB é divulgado trimestralmente, cerca de 75 dias após o término de um trimestre.

As reuniões do Reserve Bank of New Zealand (RBNZ) são realizadas não a cada mês, mas 8 vezes por ano. A decisão em relação à taxa de juros é seguida da coletiva de imprensa do RBNZ e o discurso de seu governador. As minutas (protocolos) dessa reunião não são publicadas.

Há a divulgação, duas vezes por ano (em novembro e maio), do relatório de estabilidade financeira, que inclui as previsões do banco para os principais indicadores econômicos.

 CNY_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o iuan chinês (CNY)

(Os dados influenciam o AUD e o NZD, pois a Austrália e a Nova Zelândia têm laços comerciais estreitos com a China)

A balança comercial oficial do país é publicada entre o 8o e o 10o dia do mês. Por volta da mesma época, saem os dados relacionados à inflação ao consumidor. Entre os dias 14 e 16 do mês, exceto fevereiro, são anunciados os níveis de produção industrial e investimentos em ativos fixos.

O último dia do mês é quando são feitos os anúncios dos IGCs manufatureiros e não manufatureiros. O 3o dia útil do mês é quando os IGCs preliminares da Caixin Services são publicados. Esta é uma avaliação mais informal e — como pensam outros — mais exata da condição do setor produtivo. É por isso que muitos traders têm ceticismo em relação a índices oficiais, preferindo os IGCs Caixin.

O crescimento do PIB é provavelmente o mais esperado dos indicadores chineses. Ele é publicado cerca de 18 dias após o fim do trimestre.

 CAD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar canadense (CAD)

O mês no Canadá começa com a publicação da balança comercial do país (cerca de 35 dias após o fim do mês referente) e dos indicadores de emprego (por volta de 8 dias após o término do mês de referência).  Ademais, é recomendado acompanhar o índice de gerentes de compras da Richard Ivey School of Business, que reflete as condições atuais da economia.

O meio do mês é importante para o nível de compras de valores mobiliários por estrangeiros (aprox. 50  dias após o fim do mês referente), das vendas na manufatura (aprox. 45 dias após o fim do mês de referência), e da inflação ao consumidor (aprox. 20 dias após o fim do mês). 

O fim do mês é a época de anúncio do crescimento do PIB mensal (cerca de 60 dias após o fim do mês anterior) e das vendas no varejo (aprox. 50 dias após o fim do mês de referência).

Algumas das divulgações trimestrais incluem a produtividade no trabalho (que sai cerca de 65 dias após o término do trimestre), as pesquisas de perspectivas de negócios e os relatórios de política monetária pelo Banco do Canadá (BOC).

A declaração da taxa do BOC acontece 8 vezes por ano.  Ela contém a decisão sobre a principal taxa de juros e a perspectiva econômica do banco central.

Alguns acontecimentos econômicos podem afetar todas as moedas de uma vez só, por conterem notícias, decisões e discussões inesperadas. Recomenda-se que os traders acompanhem esses acontecimentos com muita atenção.

São alguns deles:

  • Fórum Econômico Mundial (geralmente em janeiro);
  • Reuniões da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC);
  • Reuniões do G20;
  • Reuniões do G7;
  • Simpósio Jackson Hole (geralmente em agosto);
  • Reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia também

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.