Como o sentimento do mercado pode afetar suas decisões no trading

Leia o artigo no site da FBS

Quando você lê ou assiste às análises, geralmente se depara com a seguinte afirmação: “recomenda-se negociar com o sentimento do mercado”. Surpreso com o fato do mercado ter sentimentos? É claro que ele tem! Como o mercado é uma multidão de atores diversos, a maioria dos quais é composta por seres humanos, há uma base psicológica muito forte. Mercados financeiros são guiados por emoções, estas aproveitadas por traders inteligentes para ganhar dinheiro. Neste artigo, iremos lhe ajudar a entender os tipos de sentimento do mercado e suas medições.

O que é sentimento do mercado?

Em termos gerais, “sentimento do mercado” se refere ao “clima” do mercado durante uma sessão de trading. Podemos comparar o sentimento do mercado ao humor das pessoas: ele pode mudar rapidamente por uma variedade de motivos, sendo afetado por diferentes pensamentos, sentimentos e atitudes.

O sentimento determina a oferta e a procura por uma determinada moeda, ação ou commodity. Se o mercado estiver positivo em relação à perspectiva atual, os touros passam a comprar mais, o que aumenta a procura e leva o preço a novas máximas. Podemos chamar isso de mercado bullish. Por outro lado, se o mercado estiver pessimista, espera-se que o preço caia, caso no qual o mercado é bearish.

O principal sentimento no mercado geralmente dita o sentimento geral do mercado. Ou seja, um forte sentimento bullish ou bearish dominará o mercado cedo ou tarde. Imagine que você decidiu abrir uma posição curta em AUD/USD. Concomitantemente, foram divulgadas notícias positivas que melhoraram o sentimento do mercado. Sentimentos favoráveis a riscos (risk-on) levam à alta de ativos mais arriscados. Você decidiu seguir suas sugestões e não levou em conta o sentimento do mercado. O par de moedas começou a subir e você perdeu dinheiro porque precisava prestar mais atenção ao sentimento do mercado — compreender a importância dele pode lhe ajudar a evitar erros deste tipo.

Diferença entre o sentimento do mercado e os fatores fundamentais

O sentimento do mercado é frequentemente descrito como uma forma de análise fundamental. No entanto, ele não se baseia sempre no fundamental. A principal diferença entre eles se encontra no tempo: o sentimento tende a direcionar o mercado a curto prazo. Em um intervalo de tempo pequeno, os movimentos no mercado se baseiam inteiramente nos sentimentos dos traders e nas notícias. Quando você negocia em intervalos de tempo maiores, é necessária a atenção aos fatores fundamentais, incluindo o cenário econômico geral, a política monetária dos bancos centrais e as condições econômicas do país.

Suponhamos que os Estados Unidos tenham condições econômicas fortes e que o Federal Reserve esteja projetando múltiplos aumentos de taxa nos próximos meses. Isso torna o USD mais atraente para investidores e traders a longo prazo. Sabemos, porém, que os preços não se movem do ponto A ao ponto B em linha reta. Logo, o preço do USD apresenta seus altos e baixos dentro da tendência de alta a longo prazo. Há vários motivos por trás desses movimentos, dentre os quais temos o sentimento do mercado. Este, aliás, e geralmente baseado em dados de curto prazo ou notícias importantes.

Vamos agora olhar os tipos de sentimento de risco.

O sentimento do mercado é dividido em dois tipos: sentimento risk-off e risk-on. Ambos descrevem situações no mercado nas quais a maioria dos grandes investidores movimentam seu dinheiro em resposta a condições econômicas globais ou acontecimentos geopolíticos.

Sentimento risk-on

O sentimento risk-on corresponde a um ambiente no qual os investidores e os traders não têm medo de operar com ativos arriscados, como ações e moedas de juros altos e moedas de mercados emergentes. Moedas que oferecem maiores retornos nos juros (o dólar australiano e o neozelandês) tornam-se mais atrativas no ambiente risk-on porque o comprador da moeda participa no retorno desses juros. Moedas de mercados emergentes, como a lira turca, o real brasileiro, o rand sul-africano e o peso mexicano, podem tirar proveito de épocas risk-on. Ações são consideradas ativos arriscados, ao contrário do dólar dos EUA ou dos títulos do Tesouro dos EUA.

O sentimento risk-on pode durar de vários minutos a várias semanas, dependendo de sua força. Ele também pode mudar instantaneamente em resposta a fluxos de informação que os traders acompanham de perto.

Sentimento risk-off (aversão a riscos)

O sentimento risk-off corresponde ao oposto da situação risk-on no mercado. No ambiente risk-off, investidores e traders evitam operar com ativos arriscados devido ao medo de levar prejuízo. Eles movimentam seu dinheiro de ativos arriscados para ativos de porto seguro.

Idealmente, moeda de porto seguro é a moeda pertencente a um país em situação de superávit somada a um sistema político e financeiro estável e baixa proporção entre a dívida e o PIB. Na vida real, porém, todo país tem relação dívida-PIB alta, e é por isso que os traders procuram o lugar “menos pior” para colocarem seu dinheiro. Em um sentimento risk-off, o trader tende a comprar o iene japonês, o franco suíço, o dólar dos EUA, o ouro e os títulos do Tesouro dos EUA.

Formas de identificar o sentimento do mercado

Volumes. Se você negocia ações, pode usar os volumes para avaliar as condições atuais do mercado. Por exemplo: se o preço de uma ação continua a subir, mas o volume segue baixo, isso pode significar o enfraquecimento do sentimento do mercado.

No mercado de câmbio, você pode aplicar indicadores de volume como o índice de fluxo financeiro ou o volume on-balance (OBV) para medir o sentimento do mercado. O OBV apresenta resultados mais confiáveis: ele é a soma cumulativa do volume durante os períodos nos quais o mercado fechou bullish menos a soma do volume durante os períodos nos quais o mercado fechou bearish.

Se quaisquer mudanças (aumentos ou quedas) acontecerem na linha OBV sem que estas sejam acompanhadas por mudanças simultâneas no preço, isso pode indicar que a tendência existente mudará de sentido no futuro próximo. Esta situação é ilustrada no gráfico H4 do USD/CAD. No entanto, você deve levar em conta outras confirmações antes de tomar decisões.

1.png

Além disso, você pode usar outras formas de avaliar o sentimento do mercado.

Aqui listamos as mais utilizadas:

- Índice de Volatilidade CBOE (VIX). O VIX também é conhecido como “índice do medo”. Ele acompanha os preços das opções e mede a volatilidade implícita. Esses preços são usados pelos investidores como proteção contra potenciais correções nos preços. Tenha em mente que quanto maior a volatilidade implícita, maior o medo de uma possível mudança na tendência. Da mesma forma, um índice de volatilidade baixo mostra um sentimento estável e a continuação da tendência atual.

22334.png

Podemos ver no gráfico acima que a volatilidade foi caindo, mostrando a confiança dos atores na atual situação do mercado e o crescente sentimento risk-on, o que se confirma no gráfico do AUD/USD.

AUDUSDH1.png

  • - Razão put/call. A razão mede o número de opções put (que esperam que o preço caia) dividido pelo número de opções call (que esperam que o preço suba). Se a razão cair abaixo de 1, isso significa que há mais opções call e os investidores esperam por um rebote. Pelo contrário, razões maiores que 1 indicam que mais investidores pensam que o mercado pode começar a cair.

Conclusão

Não é segredo que a maioria dos bons traders do último século eram psicólogos profissionais. Eles precisavam entender o comportamento da multidão e tentavam prever o sentimento do mercado. Hoje você não precisa ser psicólogo profissional para sugerir a direção futura do preço, pois há inúmeros indicadores que lhe ajudam a deduzir o humor atual do mercado. Uma compreensão profunda do sentimento do mercado, porém, faz-se necessária para que você se proteja de resultados inesperados.

Leia também

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.