A estratégia de negociação Gancho de Ross
Como você já sabe, os analistas técnicos recorrem ao passado do preço para prever seu futuro. Alguns traders tentam provar que esta modalidade de negociação é equivocada e não rentável. Nós, porém, queremos mostrar o Gancho de Ross (Ross Hook), padrão cuja rentabilidade já é comprovada há 32 anos.
Introdução?
A estratégia de negociação Gancho de Ross é uma estratégia 100% ação de preço baseada no reteste do rompimento do padrão 1-2-3. Se você ainda não leu sobre o padrão de reversão 1-2-3, certifique-se de fazer isso primeiro!
Também devo alertar: se você estiver começando no trading, tentar achar um padrão Gancho de Ross no seu gráfico pode ser difícil no começo. Por quê? Porque você deve identificar o padrão 1-2-3 corretamente e, em seguida, esperar o Gancho surgir. Pode ser complicado na primeira vez, mas tenho certeza de que você é capaz de lidar com isso!
Como achar um Gancho?
Não quero te confundir porque o padrão GR é muito útil, então vou explicar da forma mais didática que puder. Olhe para o padrão 1-2-3 comum e então para o Gancho de Ross.
Agora, olhe atentamente para o GR.
Consegue ver? O Gancho de Ross é simplesmente um padrão 1-2-3 menor que é formado depois do padrão maior!
Agora, tudo que você precisa fazer é achar esse “padrão 1-2-3 duplo” (isso não é o nome oficial, mas a didática é a chave).
Estratégia de negociação Gancho de Ross
Para operar o padrão GR, devemos seguir alguns passos:
- Encontre um padrão 1-2-3.
- Aguarde a vela de violação aparecer (considera-se que ela acontece no rompimento do ponto 2 do padrão 1-2-3).
- Abra uma operação após o reteste do ponto 2.
Olhe para a imagem para entender. Aguardamos o surgimento do padrão 1-2-3 e então abrimos uma operação após o reteste e colocamos a Stop Loss (SL) abaixo do nível de reteste.
Agora, vamos analisar uma operação curta:
Identificamos um padrão, esperamos o Gancho de Ross se formar e entramos depois do reteste.
Você pode medir sua Take Profit (TP) de outra forma:
- Meça a distância entre o ponto 1 e o GR e use isso como sua Take Profit.
- Multiplique a distância do ponto de entrada à Stop Loss por 2 ou 3 e coloque sua Take Profit aqui. Você pode colocar várias Take Profits e deslocar sua Stop Loss após o preço atingir a primeira meta. Assim você vai ter menos operações com prejuízo.
- Não configure a Take Profit. Em vez disso, mova suas Stop Loss atrás de cada pico ou ponto baixo que se forma à medida que a sua operação se move. Em um bom mercado com tendência definida, isso vai te permitir surfar na tendência em sua maior parte e capturar bem mais lucros.
Por que o Gancho de Ross?
Antes de tudo, quero provar a utilidade do padrão. Analistas da Universidade de Oxford testaram essa estratégia em 42 ativos diferentes (inclusive pares Forex, futuros e ações) em um período de 32 anos. Começando com US$ 1 milhão e 1% de risco por operação, a estratégia provou ser rentável. Se você tivesse operado com essa estratégia, já teria conseguido mais de US$ 5 milhões em lucro líquido.
Vamos resumir:
Prós:
- Baseada na ação de preço. Você não precisa de nada além de um gráfico.
- Testada em amplos períodos e comprovadamente rentável por décadas.
- Boa relação risco-recompensa (até 1:3, ou até mais, o que é incrível).
- Você pode operar no padrão 1-2-3 enquanto espera o GR surgir.
Contras:
- Os pontos de entrada não são tão frequentes como em outras estratégias.
- Você precisa identificar os padrões 1-2-3 e GR e filtrar falsos deslocamentos de preço.
- Nada é perfeito no trading. Haverá rompimentos falsos do GR e sua Stop Loss poderá ser acionada.