Estratégia de negociação opening range breakout

Leia o artigo no site da FBS

Olá, traders! As estratégias de negociação são essenciais para todo trader que tem rentabilidade, pois elas dão a consistência necessária para a tomada de decisões. Hoje vamos falar sobre um dos mais importantes padrões gráficos de reversão e continuação para todo o mercado de ações: opening range breakout (ORB). Veremos a história da estratégia de negociação baseada nesse padrão, alguns exemplos e várias dicas interessantes. Vamos lá!

O que é opening range breakout?

Faixa de abertura (opening range) é o espaço entre a máxima e a mínima do preço em determinado período após a abertura do mercado. Geralmente, esse período é de menos de uma hora, e a máxima e a mínima são usadas como pontos de entrada pela estratégia ORB. Os traders costumam usar os timeframes de 5, 15 e 30 minutos para operar os ORBs.

Exemplo: ao definir e operar a faixa de abertura de 15 minutos das ações Apple, você está avaliando a amplitude máxima-mínima da APPLE, da abertura do mercado a 15 minutos após essa abertura. Nessa faixa de abertura, os dois níveis mais importantes a observar são a máxima e a mínima do preço dentro desses 15 minutos. Observe a figura para entender melhor a ideia.

1.png

Aqui você pode ver que o pregão começou com um gap no preço. Utilizamos a faixa de abertura de 15 minutos das ações SPCE, então devemos consultar o gráfico M5. Após o preço criar uma faixa de abertura, podemos procurar por entradas no rompimento (breakout).

A análise ORB tende a funcionar melhor em mercados com horários de abertura e fechamento bem-definidos, como na bolsa. A bolsa americana abre às 16:30 (GMT+3), de segunda a sexta, então você pode se preparar para operar sem medo de perder o movimento.

História da estratégia ORB

A estratégia foi inventada nos anos 60 por Arthur Merrill, famoso trader e investidor americano, que a aplicou por mais de 20 anos em operações com o índice Dow Jones Industrial Average. Embora a estratégia possua algumas variações, a base é sempre a mesma. Para localizar uma faixa de abertura, alguns traders utilizam uma média móvel de curto prazo, geralmente uma média de três dias.

Sheldon Knight, outro trader conhecido, usou a porcentagem da diferença entre a máxima e a mínima de N dias para achar a faixa. Entendemos que é melhor deixar as coisas da forma mais simples possível. Logo, usar uma média de curto prazo ou a máxima e a mínima de certo dia é menos eficaz que usar o movimento do preço no começo do pregão.

Tamanho dos ORBs

Existem duas formas de avaliar o tamanho do ORB. Primeira forma: a primeira vela é a última do pregão do dia anterior. A segunda vela é a primeira vela criada na abertura do mercado. Para identificar o tamanho da faixa, você deve pegar a máxima/mínima do fechamento anterior e a máxima/mínima da vela de abertura de hoje. A distância entre esses dois preços vai ser o tamanho da faixa de abertura. Vejamos como medir o tamanho da faixa:

2.png

A outra forma de medir o ORB é simplesmente pegar a máxima e a mínima de determinado período após a abertura do mercado. Esse período geralmente é formado pelos 30 primeiros minutos ou pela primeira hora do pregão.

Nesse período, o que você busca é identificar a máxima e a mínima do dia. Também é necessário levar em conta as máximas e mínimas do pré-mercado, pois esses níveis frequentemente exercem o efeito de um ímã sobre o movimento do preço após a abertura do mercado. Vejamos a mesma figura com uma medição diferente.

3.png

Calculadora ORB

A parte mais importante do trading com faixas de abertura é o rompimento. Você já sabe disso. O que você talvez não saiba é que pode usar uma calculadora ORB para te ajudar a encontrar oportunidades de negócio e aproveitá-las. Você pode pesquisar no Google por “Opening Range Breakout Calculator” para achar um exemplo de site com essa calculadora.

Tais sites calculam para você a máxima e a mínima da faixa de abertura, de forma que seja mais fácil começar a operar. Contudo, recomendamos fortemente assistir ao nosso vídeo Gap and Go, pois nele você vai conhecer vários recursos que ajudam a procurar gaps no preço. Isso vai facilitar bastante a definição dos níveis ORB.

Estratégia de negociação ORB

A estratégia tem vários passos:

  1. Procure por gaps nos preços da ação. Existem localizadores de gaps online grátis, então esta parte não deve ser difícil. Você também pode assistir ao nosso vídeo Gap and Go, que tem mais informações sobre como procurar gaps.

    4.jpg

  2. Depois de achar um gap adequado, abra o gráfico da ação e aguarde o começo do pregão. No caso da bolsa americana, o pregão começa às 16:30 (fuso GMT+2), de setembro a março, e às 16:30 (fuso GMT+3), de março a setembro.

    5.png

  3. Dependendo do timeframe escolhido, aguarde as primeiras 4–6 velas fecharem. Geralmente, os traders escolhem as velas de cinco minutos. Em seguida, você deve definir a máxima e a mínima da faixa, como fizemos anteriormente neste tutorial.

    6.png

  4. No rompimento da faixa, você entra com a operação na direção do movimento. A sua Stop Loss deve ficar na faixa (abaixo da máxima da faixa, para operações de compra, e acima da mínima da faixa, para operações de venda). Em termos de gestão de riscos, a Take Profit costuma ser colocada ao dobro da distância da Stop Loss.

    7.png

Dicas para operar melhor:

  • Feche parte da sua operação na metade do caminho para a Take Profit. Assim, sua operação passa a ficar livre de riscos. Isso vai ajudar a aguentar as fases em que a operação dá errado.
  • Não entre com a operação se você não tiver certeza, senão vai ficar nervoso e perder o foco.
  • Espere a vela fechar acima da faixa de abertura para evitar falsos rompimentos.

Leia também

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.