Estratégias do position trading

Leia o artigo no site da FBS

O position trading (trading de posições, em tradução livre) é um tipo de trading que combina com traders superpacientes, espirituosos, que enxergam longe e gostam de verdade dos mercados. O objetivo primário deles é tirar proveito das tendências dominantes em vez de pequenas flutuações de curto prazo no mercado. Eles tipicamente empregam a análise fundamental em suas operações, mas, às vezes, precisam recorrer a ferramentas técnicas também. Outra característica-chave para definir os position traders: eles têm saldos consideráveis para operar.

O position trading possui pelo menos duas vantagens:

1. Ao operar, você pode capitalizar no diferencial de juros, além das suas operações. Isso se deve aos juros (ou swap) pagos pela moeda tomada de empréstimo e ganhos na moeda comprada.

2. Ser um position trader pode trazer vantagens das correlações que existem entre moedas e outros instrumentos financeiros.

Vamos explorar no artigo a seguir algumas estratégias que englobam os dois aspectos do position trading citados acima: swap e correlações de commodities.

Estratégia 1

Por exemplo: optamos por operar o par de moedas CAD/JPY.O Canadá é um dos maiores produtores de petróleo do mundo e conhecido exportador dessa commodity. Logo, o dólar canadense costuma subir quando os preços do petróleo estão em alta. O Japão, por outro lado, é considerado grande importador de petróleo, o que faz o iene perder força quando os preços do petróleo sobem. Esta situação torna a dinâmica dos preços do petróleo um grande indicador da movimentação do par de moedas CAD/JPY.

Conceito da estratégia:

Timeframe: diário

Arranjo da operação longa:

• Comece identificando a resistência no gráfico técnico diário dos futuros de petróleo;

• Encontre uma vela que fecha acima da resistência;

• Abra uma posição longa no CAD/JPY assim que a próxima vela abrir;

• Coloque uma Stop Loss no nível de suporte significante antes da entrada.

• Defina uma Take Profit abaixo do próximo nível de resistência significante após a entrada.

Exemplo:

No gráfico diário do WTI, identificamos uma tendência de alta e buscamos um rompimento da mesma. A vela que fechou acima da linha de tendência aconteceu em 3 de janeiro, e, em 4 de janeiro, abrimos uma posição longa no preço de abertura da vela em 79,79. Colocamos uma Stop Loss no nível de suporte anterior em 78,91 e uma Take Profit em 81,80.

6.jpg

1.jpg

Arranjo da operação curta

• Identifique o suporte do gráfico do petróleo no timeframe diário;

• Encontre uma vela que feche abaixo do suporte;

• Abra uma posição curta em CAD/JPY no começo da próxima vela;

• Coloque uma Stop Loss no nível de resistência significante antes da entrada;

• Defina uma Take Profit abaixo do próximo nível de suporte significante após a entrada.

Exemplo:

No gráfico diário do WTI, o preço do petróleo bruto foi se consolidando acima do nível de suporte em $50,57. Aguardamos o rompimento desse nível, que veio a acontecer em 17 de dezembro. Na sequência, passamos para o gráfico do CAD/JPY e colocamos uma ordem curta no preço de abertura da vela em 18 de dezembro, em $84,14. A Stop Loss dessa posição ficou em $85,27 e a Take Profit em $82,70.

7.jpg

2.jpg

Estratégia 2

A estratégia que vamos descrever aqui explica a correlação negativa entre o índice do dólar dos EUA (que mede o valor do USD relativo ao valor de um conjunto de moedas principais) e o preço do ouro. Por via de regra, o índice do dólar dos EUA cai quando o ouro sobe.

Conceito da estratégia:

Timeframe: diário

Arranjo da operação longa:

• Identifique o suporte no gráfico do índice do dólar dos EUA (timeframe diário);

• Identifique uma vela que feche abaixo do suporte;

• Abra uma posição longa no gráfico do ouro na abertura da próxima vela;

• Coloque uma Stop Loss no nível de suporte significante antes da entrada; 

• Defina uma Take Profit abaixo do próximo nível de resistência significante após a entrada.

Exemplo:

No gráfico diário do índice do dólar dos EUA, notamos um rompimento do suporte de 95,66 no dia 7 de janeiro. Em seguida, abrimos o gráfico do ouro e entramos com uma posição longa em $1.285 no dia 8 de janeiro. Colocamos a Stop Loss no nível de suporte anterior de $1.273, com a Take Profit ficando em $1.299 (um pouco abaixo do nível de resistência).

5.jpg

3.jpg

Arranjo da operação curta:

• Identifique a resistência no gráfico do índice do dólar dos EUA (timeframe diário);

• Identifique uma vela que feche acima da resistência;

• Abra uma posição curta no gráfico do ouro na abertura da próxima vela;

• Coloque uma Stop Loss no nível de resistência significante antes da entrada;

• Defina uma Take Profit abaixo do próximo nível de suporte significante após a entrada.

Exemplo:

A situação na qual deve-se abrir uma posição curta é semelhante ao cenário com posição longa. No dia 10 de agosto (sexta-feira), identificamos um rompimento da resistência no gráfico diário do índice do dólar dos EUA. Passamos para o gráfico do XAU/USD e entramos com uma posição curta no preço de abertura da vela em 13 de agosto (segunda-feira) em $1.211. Colocamos a Stop Loss acima do primeiro nível de resistência antes da entrada em $1.220 e a Take Profit em $1.198 (perto do nível de suporte).

8.jpg

4.jpg

 Conclusão

Para o position trader, compreender as correlações e a análise fundamental é de grande ajuda na hora de captar a movimentação do mercado e abrir posições na hora certa.

Fonte: estratégias retiradas do livro "17 Proven Currency Trading Strategies", de Mario Sant Singh

Leia também

FBS Analyst Team

Compartilhe com os amigos:

Semelhante

Abertura instantânea

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.