Índice de Força Relativa (RSI): touros X ursos
O que diz o RSI?
O Índice de Força Relativa (RSI) é um indicador utilizado na análise técnica para medir o fôlego (momento) das recentes variações no preço. Ele ajuda o trader a observar se uma ação, par de moedas ou outro ativo está em condições de sobrecompra ou de sobrevenda. O RSI é apresentado como um oscilador (gráfico de linha que se desloca entre dois extremos) e sua leitura vai de 0 a 100.
O padrão é utilizar 14 períodos para calcular o valor inicial do RSI. O RSI sobe à medida que aumentam o número e o tamanho dos fechamentos positivos e cai à medida que aumentam o número e o tamanho dos fechamentos negativos.
Interpretação dos intervalos do RSI
Geralmente, quando o RSI cruza o nível de referência horizontal 30 de baixo para cima, o sinal é altista (bullish). Quando ele cai abaixo do nível de referência horizontal 70, o sinal é baixista (bearish). Em outras palavras, pode-se entender que RSI igual ou maior que 70 indica que o ativo está em condições de sobrecompra ou supervalorização e pode estar posicionado para uma virada de tendência ou um pullback de preço corretivo. RSI de 30 ou menos indica condições de sobrevenda ou subvalorização.
Em tendências, o RSI pode cair em uma banda ou alcance (range). Em uma tendência de alta, o RSI tende a ficar acima de 30 e deve atingir 70 frequentemente. Em uma tendência de queda, é raro ver o RSI passar de 70 e o indicador atinge ou vai abaixo de 30 frequentemente. Estas informações podem ajudar a determinar a força da tendência e localizar potenciais viradas. Exemplo: se o RSI não consegue chegar a 70 em várias oscilações consecutivas durante uma tendência de alta, e então cai abaixo de 30, a tendência ficou fraca e pode virar para baixo.
Analogamente, se uma tendência de queda não consegue atingir nem ir abaixo de 30 e então ganha fôlego (rally) acima de 70, a tendência ficou fraca e pode virar para cima. Linhas de tendência e médias móveis também podem ajudar na análise.
As melhores técnicas de trading com o RSI
O RSI é um indicador multifuncional. Além de apontar a super/subvalorização do preço, ele pode oferecer vários sinais aos traders, tais como divergência e padrões.
Vamos mergulhar em um exemplo e entender qual é a melhor forma de usar este oscilador.
Divergência
A divergência RSI altista ocorre quando o indicador forma mínimas mais altas e, ao mesmo tempo, o preço registra mínimas mais baixas. Isso indica fôlego altista em ascensão. Um rompimento acima da zona de sobrevenda pode ser usado para disparar uma nova posição longa.
A divergência RSI baixista ocorre quando o indicador forma máximas mais baixas e, ao mesmo tempo, o preço registra máximas mais altas.
Assim que a primeira barra verde aparecer e a divergência for confirmada, o trader pode abrir uma operação com Stop Loss abaixo de uma mínima recente.
Swing rejection
Esta técnica de negociação examina o comportamento do RSI quando ele reemerge de uma zona de sobrecompra ou sobrevenda. A swing rejection típica é formada por 4 partes.
- O RSI vai abaixo (neste caso) de 30.
- O RSI volta a ir acima de 30.
- O RSI forma mais uma pequena queda sem ir abaixo de 30.
- O RSI rompe a máxima mais recente.
O momento em que acontece o rompimento é o ponto de entrada do trader. A Stop Loss fica abaixo da mínima recente.
Acumulação
Quando o preço fica dentro do alcance e o RSI se desloca dentro de um canal, isso significa que os investidores (traders) estão juntando forças para a próxima jogada. Geralmente, em momentos assim, o RSI entra no alcance 40–60 e, em seguida, o canal é rompido e deslocamentos enormes se iniciam.
Padrões
Outra ótima vantagem do RSI é que os padrões funcionam do jeito comum. No gráfico acima, os traders não tinham como notar a virada da tendência a partir da ação de preço, mas o padrão Cabeça e Ombros (Head and Shoulders) apareceu no RSI. Assim que a linha do RSI cruzou a linha do ombro, o preço caiu.
Conclusão
- O RSI compara o fôlego (momento) altista e baixista do preço e mostra o resultado no oscilador abaixo do gráfico de preço.
- O RSI poderia ter sido usado para prever o fim da correção durante a tendência.
- Ele poderia ter sido usado nos timeframes maiores para desafiar a virada da tendência.
- Em condições de mercado lateral, ele pode ser usado como sinal de acúmulo de forças dos touros/ursos.
- Os padrões RSI funcionam como os comuns.