Análise de barras: duas entradas fáceis
Barra/martelo pin
A barra pin é uma típica vela martelo: possui um corpo (cabeça do martelo) e uma cauda (cabo do martelo). Sua cor não importa, mas sua composição sim, pois esta última vai definir se o sinal será bullish ou bearish.
Se o corpo estiver na parte superior da vela, tem-se, então, um sinal bullish e, se houve tendência de queda, precursor de uma virada (reversão) para cima.
Se o corpo estiver na parte inferior da vela, tem-se, então, um sinal bearish e, se houve tendência de alta, ele frequentemente antecede uma virada para baixo.
Entrada
Há três formas fáceis de entrar no mercado com a ajuda da barra/martelo pin.
Entrada no mercado: basta abrir uma posição no preço atual, em um nível que caia dentro do corpo da vela/da cabeça do martelo.
Limite da entrada: coloque uma ordem de limite em um nível que corresponda a aproximadamente 50% da cauda da vela/do cabo do martelo.
Parada da entrada (stop entry): coloque uma ordem sell/buy stop logo abaixo/acima da ponta da vela.
A imagem abaixo mostra onde os níveis de cada tipo de entrada devem ser colocados.
Importante: certifique-se de que a barra/martelo pin esteja completo antes de entrar no mercado.
Barra interna
Barra interna (inside bar, em inglês), refere-se a uma formação de duas velas na qual o corpo e a sombra de uma barra estão inteiramente dentro dos limites de outra barra. Veja a imagem abaixo. A segunda barra está completamente “sombreada” pela primeira.
Entrada
O ideal é encontrar uma barra interna abaixo do nível de suporte tático (caso bearish) ou acima do nível de resistência (caso bullish). Ambos os cenários indicam que a formação de barra interna confirma que o nível foi rompido, corroborando a abertura de uma posição.
Você verá no exemplo abaixo que a tendência estava em um movimento bem lerdo apontado ligeiramente para cima. Após a barra interna, entretanto, ela foi direto para baixo. Neste cenário, você abriria uma ordem de venda após a conclusão da formação de barra interna em qualquer nível dentro dos limites da primeira barra.