-
Como começar a negociar?
Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.
-
Como abrir uma conta FBS?
No nosso site, clique no botão de abrir conta e prossiga para a Área do Trader. Antes de começar a operar, você deve passar na verificação de perfil. Confirme seu e-mail e número de telefone e verifique sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu saldo e sua identidade. Feitas todas as verificações, acesse a plataforma de negociação de sua preferência e comece a operar.
-
Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?
O procedimento é bem simples. Acesse a página de saque no site ou a seção Finanças na Área do Trader FBS. Em seguida, acesse a tela de saque. Você pode sacar o dinheiro que ganhou pelo mesmo sistema de pagamento usado para depositar esse dinheiro. Se você usou dois ou mais métodos para abastecer a conta, saque o lucro por esses mesmos métodos, nas mesmas proporções dos valores depositados.
Analisando o mercado com a Linha de Avanço/Declínio
2023-01-27 • Atualizado
Os índices de negociação podem ser uma escolha incomum. No entanto, é uma ótima chance de aprender mais sobre o mercado de ações e ver a influência das ações no índice. Este artigo irá falar sobre um indicador criado especialmente para negociar índices — a linha Avanço/Declínio.
A linha de Avanço/Declínio é um indicador técnico menos popular do que outros indicadores de negociação, como RSI, Stochastics e MACD. Embora esses outros indicadores sejam baseados no momento (fôlego), com o objetivo de determinar a força ou fraqueza de uma ação, o indicador de linha A/D tem o diferencial de ser um indicador do tamanho do mercado, mostrando quantos compradores e vendedores estão participando de uma alta ou queda do mercado de ações.
Este artigo irá falar sobre o indicador A/D e sua aplicação no mercado de ações. Ainda assim, você pode adicionar o indicador ao Metatrader e usá-lo para todos os tipos de ativos, não apenas para ações e índices.
O que é a linha de Avanço/Declínio?
A linha de Avanço/Declínio (ADL) é um indicador técnico que mostra a diferença entre o número de ações subindo e descendo diariamente. Este indicador é principalmente usado na negociação de ações e índices. Ele mostra a participação de uma ação em aumentos ou quedas do mercado.
Os índices mais populares são os índices ponderados por capitalização. Esse tipo também é conhecido como índices ponderados por valor de mercado. O peso de uma determinada ação é determinado por sua capitalização de mercado total. Nesses índices, as ações com maior capitalização de mercado têm um peso maior, e qualquer mudança nos preços dessas ações terá um impacto maior no desempenho do índice. Por exemplo, no S&P 500, as ações da Apple têm o maior peso.
Devido a um grande número de índices ponderados por capitalização, como S&P 500, DJIA e NASDAQ Composite, as ações com valores de mercado mais altos influenciarão desproporcionalmente no desempenho do índice. Assim, o ADL mostra qual parcela das ações do índice participa na direção do mercado observada.
Por exemplo, se um índice de ações ponderado por capitalização sobe 3%, é importante que os traders saibam duas coisas. Primeiro, é importante entender se o aumento do índice foi devido a um aumento na maioria das ações que o compõem. Em segundo lugar, é preciso saber se o aumento do índice aconteceu por causa do desempenho excepcional de uma empresa com grande peso no índice. A linha A/D pode fornecer essas informações.
Fórmula da linha de Avanço/Declínio
A linha A/D é muito fácil de calcular e entender. Em essência, a linha A/D tem três componentes. O primeiro são ações em avanço, o segundo são ações em declínio e o terceiro é o avanço líquido anterior.
As ações em avanço referem-se ao número total de ações dentro do índice de mercado que aumentaram de valor no dia anterior. As ações em declínio referem-se ao número total de ações dentro do índice de mercado que caíram de preço no dia anterior. E, finalmente, o avanço líquido anterior refere-se à soma líquida das ações em alta e em baixa no dia anterior.
Vamos resumir:
Sabendo que:
Ações em avanço referem-se ao número de ações que aumentam de valor diariamente;
Ações em declínio referem-se ao número de ações que perdem valor diariamente;
Avanços líquidos anteriores referem-se à soma líquida das ações em alta e em baixa diariamente.
Linha de Avanço/Declínio no MetaTrader
O indicador de linha A/D não está incluso na lista de indicadores padrão; você precisa instalá-lo sozinho. Para isso, você precisa realizar várias etapas:
- Primeiro, baixe a Linha de Avanço/Declínio para MT5 no formato .mq5. Para MT4, você precisa do .mq4.
- Em seguida, abra a plataforma MT4 ou MT5 e vá para Arquivo — Abrir Pasta de Dados, selecione MQL4 ou MQL5, acesse a pasta Experts ou a pasta Indicators e transfira o arquivo do indicador no formato MQL4/EX4 ou MQL5/EX5 para a pasta acessada.
- Inicie ou reinicie seu Metatrader 4/5.
- Selecione o gráfico e o timeframe em que deseja testar seu indicador no MT5.
- Clique em “Inserir”, depois em “Indicadores” e, na seção “Personalizar”, você encontrará “Linha de Avanço/Declínio” (ou “Advance/Decline Line”).
- Após modificar as configurações, pressione OK e a Linha de Avanço/Declínio estará disponível em seu gráfico.
Sinais da Linha de Avanço/Declínio
Existem dois sinais principais que a linha A/D fornece. Vejamos a seguir.
A força da tendência
Primeiro, os traders podem usá-la para confirmar a força da tendência. Já mencionamos isso antes, mas vamos repetir: quando a linha A/D sobe com a ação de preço (price action), isso indica uma tendência de alta saudável.
Há ampla participação das ações na tendência de alta, e a expectativa é de que o movimento do preço continue em alta. Quando uma linha em movimento para baixo é combinada com a queda da ação de preço, isso é sinal de uma tendência de baixa saudável. A expectativa é de que os preços continuem caindo.
Abaixo, vemos um exemplo de um gráfico de preço do S&P 500 exibido com uma linha A/D usada para confirmar a saúde da tendência de preço existente.
O preço do S&P500 e o da Linha de Avanço/Declínio movem-se na mesma direção de tendência de alta. A alta da linha A/D confirma a ação de preço. Isso indica a ampla participação das ações nessa tendência de alta e fornece um certo nível de confirmação da tendência de preço.
A possível reversão
Em segundo lugar, os traders podem usar a linha A/D para identificar pontos de pivô em potencial. No momento de uma reversão potencial em uma tendência de alta existente, devemos esperar que a ação do preço faça máximas mais altas e a linha A/D faça máximas mais baixas. Isso é chamado de divergência baixista entre o preço e a linha A/D.
Por outro lado, podemos identificar uma reversão potencial em uma tendência de baixa existente estudando o gráfico de preço e procurando mínimas de oscilações que estão diminuindo gradualmente enquanto a linha A/D registra mínimas mais altas. Isso é chamado de divergência altista entre o preço e a linha A/D.
Abaixo você pode encontrar um exemplo do gráfico de preços da Nasdaq exibido com a linha A/D usada para identificar uma divergência entre o preço e a linha A/D.
A ação de preço da NASDAQ criou duas grandes mínimas de oscilação. A segunda mínima de oscilação ficou mais abaixo do que a primeira. Ao mesmo tempo, a linha A/D criou um padrão no qual a segunda mínima ficou mais alta que a primeira. Isso cria uma divergência de alta entre o preço e a linha A/D.
Exemplo de Linha de Avanço/Declínio
O gráfico abaixo mostra a linha A/D para o índice S&P 500. Este gráfico mostra que houve uma queda drástica quando a pandemia de Covid foi anunciada em 2020. Isso aconteceu quando o número de ações em queda e seu volume aumentaram no índice S&P 500.
Logo depois, o indicador foi subindo à medida que subiam o número de ações em alta e seu volume.
Obstáculos da Linha de Avanço/Declínio
A linha A/D nem sempre fornece dados precisos para as ações da NASDAQ. Isso ocorre porque a NASDAQ geralmente lista empresas pequenas e especulativas, muitas das quais acabam falindo ou fechando o capital. Enquanto as ações são retiradas da bolsa, elas permanecem nos valores de linha A/D calculados anteriormente. Isso afeta cálculos futuros que são adicionados ao valor cumulativo anterior. Por causa disso, a linha A/D às vezes cai por longos períodos de tempo, mesmo quando o preço do índice NASDAQ está subindo.
Outra coisa para levar em conta é que alguns índices são ponderados pela capitalização de mercado. Isso significa que quanto maior a empresa, mais influência ela tem no movimento do índice. A linha A/D dá peso igual a todas as ações. Portanto, é um indicador melhor de ações de médio porte, de capitalização pequena (small-cap) e média (mid-cap), e não para ações de grande capitalização (large-cap) ou megacapitalização (mega-cap).
Conclusão
A linha de Avanço/Declínio é um ótimo indicador que pode fornecer informações valiosas sobre a ação do preço em um dos principais índices do mercado. O sinal de negociação mais confiável que a linha A/D fornece é o sinal de divergência. Os traders devem prestar atenção a um sinal de divergência de alta ou baixa entre a ação do preço e a linha A/D. Esses eventos geralmente levam a uma reversão do mercado, o que pode ser bastante lucrativo.