Aumente seus lucros com a alta volatilidade

Aumente seus lucros com a alta volatilidade

2023-04-03 • Atualizado

O que a volatilidade tem de melhor é o fato de você poder ganhar muito dinheiro com ela. O preço faz movimentações fortes e seus lucros podem aumentar significativamente. No entanto, não existe almoço grátis: lucros altos sempre vêm com riscos altos. Reunimos as dicas mais importantes que lhe ajudarão a evitar armadilhas.

Decidimos dividir nosso tutorial em 2 partes: coisas que você deve e que não deve fazer. Começaremos com as coisas que você deve fazer quando o mercado está altamente volátil.

Ampliar take profit/stop loss

Há diferentes tipos de volatilidade, o que implica que suas estratégias de trading também devem ser diferentes. Imagine que você deseja ter uma negociação de prazo maior: o preço pode subir e cair várias vezes ao longo desse tempo. Se você definir uma take profit/stop loss pequena, haverá alta probabilidade do preço em rápida movimentação esbarrar nessas ordens cedo demais, impedindo você de ter ganhos maiores. Dessa forma, é razoável que você amplie suas ordens take profit e stop loss para ficar mais tempo no mercado.

Nota: em tempos de alta volatilidade, você verá seu lucro em uma posição aberta sofrer aumentos e quedas consideráveis. É importante não entrar em pânico, escolher metas sabiamente e esperar até que o preço as atinja.

Cortar prejuízos

Na passagem anterior, explicamos que você precisa de stops mais amplas para sobreviver à alta volatilidade por certo tempo. No entanto, seus objetivos de trading podem ser diferentes.

Imagine que o preço entrou em alta movimentação, mas você não tem certeza a respeito dos próximos movimentos. Talvez ele cairá e subirá de novo, talvez ele cairá e não voltará: você não quer arriscar, mas também não quer perder uma grande oportunidade de negócios. Se você deseja capturar uma certa oscilação de preço, coloque uma stop loss perto dele. Se o mercado não for na direção que você estava esperando, isso não vai lhe prejudicar tanto; se ele for, sorte sua — você vai aproveitar o movimento e ganhar mais por causa da volatilidade maior.

Consegue ver a diferença entre o caso da stop loss ampla e o da stop loss pequena? Sua estratégia define suas ações!

Negocie nas rupturas

Níveis de suporte e resistência são de suma importância para os traders, que os utilizam para determinar pontos de entrada, reversão e saída. Em tempos de volatilidade, esses níveis ganham mais importância ainda, pois o rompimento dos mesmos pode causar um movimento de preço enorme na direção da ruptura.

O mercado pode estar em pânico, mas você não precisa estar. Você pode seguir a ruptura enquanto outros traders ficam em pânico. É uma aposta arriscada: em um mercado caótico, a ruptura pode ser falsa e o preço pode dar a volta. No entanto, se a ruptura não for falsa, você terá lucros grandes. Considerando o fato de que você está fazendo uma aposta ambiciosa e arriscada, você pode ter uma take profit maior e uma stop loss pequena. Quando o mercado se movimentar a seu favor, você pode mover sua stop loss para um ponto de equilíbrio (breakeven), deixando ela acompanhar o preço.

Diversifique seu portfólio

Diversificação é a chave para um trading lucrativo. Não há como ter 100% de certeza sobre o preço, então vale a pena diversificar seus investimentos. Se você perder algo em uma negociação, há grande possibilidade de lucrar em outra.

Em momentos de alta volatilidade, esta regra funciona melhor ainda à medida que as incertezas aumentam. É improvável que todos os pares se tornem incrivelmente voláteis ao mesmo tempo, então convém investir em pares que não se correlacionam. Caso você sofra prejuízos em virtude da alta volatilidade, você pode amenizá-los com os lucros de outros pares.

volatility.jpg

Vamos agora ver o que você não deve fazer.

Não perca tempo com o que é desnecessário

Indicadores técnicos são de grande ajuda para os traders: eles podem definir níveis importantes, determinar a direção futura do preço, dar pistas sobre a tendência, etc. Porém, eles funcionam bem enquanto o trading funciona suavemente — em tempos de alta volatilidade, eles podem enganar você. Quando o mercado está chocado com um evento, ocasionando uma grande movimentação, nenhum indicador é capaz de prever ou reagir imediatamente a isso. Logo, é melhor limpar seu gráfico de indicadores.

Um indicador que pode lhe ajudar a prever uma disparada na volatilidade é chamado de Bandas de Bollinger. A ideia deste indicador é bem simples: quando você nota que as 3 linhas do indicador sofrem estreitamento, isso sinaliza uma iminente disparada do preço.

Deve-se fazer um adendo importante aqui: enxergar longe. Nunca considere intervalos de tempo pequenos ao negociar em alta volatilidade — neste cenário, o mercado fica muito movimentado e a direção em intervalos pequenos pode mudar várias vezes em pouco tempo, o que confundirá você e aumentará os riscos de prejuízos. Leve em conta intervalos de tempo mais amplos: a situação ficará mais clara e você compreenderá ela melhor.

Não tenha pressa

Em momentos de alta volatilidade, é fácil entrar em pânico e agir inconsequentemente. Nunca faça isso, pois o pânico só vai piorar a situação. Lembre-se da regra principal: você nunca pode mudar a direção do preço.

Se você perceber que o preço está subindo/caindo com extrema rapidez, não tente procurar os máximos e mínimos, pois você nunca conseguirá determiná-los com exatidão. Tudo que você precisa fazer é definir stop losses e take profit sabiamente. Dessa forma, você poderá aumentar seus lucros ou, caso a negociação não tenha sucesso, poderá diminuir seus prejuízos.

Portanto, podemos dizer que é interessante negociar em alta volatilidade. É uma chave para grandes lucros, porém acompanhada de altos riscos. Assim, somente traders veteranos poderão aplicar isso com sucesso. Se deseja negociar em alta volatilidade, você deve antes disso melhorar suas habilidades. Confira nosso guia para se tornar um trader profissional! 

Leia também

Semelhante

Como usar o MetaTrader 4: guia para iniciantes
Como usar o MetaTrader 4: guia para iniciantes

O MetaTrader 4 (MT4) é a plataforma de negociação mais conhecida do mundo. O programa oferece excelentes recursos de negociação e análise, permitindo a aplicação até das mais complexas estratégias.

Como operar usando o padrão de velas Doji?
Como operar usando o padrão de velas Doji?

As velas Doji são raras, mas, quando devidamente aproveitadas, são uma ótima oportunidade de entrar na hora certa. Este artigo é uma discussão sobre o que é vela Doji. Você também vai conhecer uma estratégia que pode dar lucros com velas Doji.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera