Este texto apresenta uma estratégia de negociação que não exige volumes, indicadores técnicos, nem padrões de preço. Basta prestar atenção na ação de preço. Eis o tutorial da estratégia Desequilíbrio (Imbalance).
Ações blue chip e small cap. Qual é a diferença?
2024-05-20 • Atualizado
Este artigo visa abordar um dos ativos financeiros mais negociados ao redor do mundo — as ações — e algumas de suas características.
Nele, procuraremos explicar o que são ações blue chip e small cap, daremos alguns exemplos de ambas e comentaremos suas particularidades e as vantagens e desvantagens de cada uma, de modo que o cliente possa entender como escolher ações de forma mais consciente antes de negociá-las.
Ações: o que são?
No geral, ações são valores mobiliários que geram direito de participação, de parceria ou de remuneração aos investidores, cujos rendimentos advêm do desempenho de uma determinada empresa no mercado. Em resumo, essas ações representam títulos de propriedade de uma parte do capital social da empresa que as emitiu. Logo, quem possui ações pode se considerar “sócio” da empresa emissora. Mas como as ações são geralmente classificadas?
Classificação de ações
Em termos de classificação, ações são classicamente definidas como blue chips ou small caps. Ações blue chip geralmente representam empresas bem conhecidas ou tradicionais (como Microsoft, Coca-Cola, Disney, Apple e Johnson & Johnson) que têm alta negociabilidade e liquidez. Já as ações de segunda linha (ou small caps) representam empresas não muito conhecidas pelo grande público e cuja negociabilidade (liquidez) é bem menor se comparada com uma companhia mais tradicional.
Afinal, qual ação escolher?
Ações small cap possuem volatilidade (oscilação) bem maior do que ações de primeira linha (as chamadas blue chips). Diante desse contexto, traders mais conservadores optam por negociar blue chips enquanto negociadores mais arrojados usualmente preferem as opções small cap, justamente por conta de sua oscilação. Os lucros das ações, por sua vez, podem ser obtidos tanto pela simples compra e venda desses ativos no mercado ou pelo recebimento de dividendos, a depender do resultado comercial da empresa, representando a parcela do lucro corporativo que é distribuída aos acionistas periodicamente. Vale lembrar que os dividendos são pagos proporcionalmente ao cliente, em função do número de ações que ele possui.
- Na FBS, os clientes podem negociar ações através do MT5 pelas contas Standard e Cent. Para mais informações, confira nossa página de especificações.
- Por fim, você pode acessar no site da FBS a tabela de dividendos anunciados pelas empresas, sempre que desejar.
Semelhante
O Indicador DeMarker foi criado e descrito por Thomas DeMark.
Este artigo explora a estratégia de operação que usa os indicadores MACD e RSI e como ela pode ser empregada efetivamente para identificar oportunidades de negociação no mercado de Forex.
-
Como começar a negociar?
Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.
-
Como abrir uma conta FBS?
No nosso site, clique no botão de abrir conta e prossiga para a Área do Trader. Antes de começar a operar, você deve passar na verificação de perfil. Confirme seu e-mail e número de telefone e verifique sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu saldo e sua identidade. Feitas todas as verificações, acesse a plataforma de negociação de sua preferência e comece a operar.
-
Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?
O procedimento é bem simples. Acesse a página de saque no site ou a seção Finanças na Área do Trader FBS. Em seguida, acesse a tela de saque. Você pode sacar o dinheiro que ganhou pelo mesmo sistema de pagamento usado para depositar esse dinheiro. Se você usou dois ou mais métodos para abastecer a conta, saque o lucro por esses mesmos métodos, nas mesmas proporções dos valores depositados.