Brent e WTI: quais são as diferenças

Brent e WTI: quais são as diferenças

2023-05-09 • Atualizado

Quando você lê ou escuta as notícias do mercado de petróleo, encontra duas palavras misteriosas: Brent e WTI (West Texas Intermediate). Talvez você já saiba que elas são duas das principais referências do petróleo, mas sabia quais diferenças existem entre elas e por que têm custos diferentes?

Reunimos as informações mais importantes sobre Brent e WTI que você precisa saber para lucrar com eles.

Vamos começar com o básico. Já há vários graus e variedades de petróleo no mundo. Porém, apenas três se tornaram padrões para o recurso. São eles o Brent, o WTI e o Dubai Crude (Dubai Bruto). Falaremos sobre Brent e WTI: são os mais utilizados por serem ideais para o refino para gasolina.

Por que esses padrões foram criados?

Isso aconteceu no fim dos anos 80, quando a OPEP (a organização dos maiores exportadores de petróleo do mundo) se negou a regular os preços, deixando estes dependentes do sentimento dos traders. Para definir um preço apropriado, os exportadores precisam de um ponto de orientação, fim para o qual se destinam Brent e WTI. Atualmente, cada produtor de petróleo define o preço para a mercadoria que ele produz dependendo do quanto ela corresponde ao padrão.

Se você acha que Brent e WTI são apenas graus de petróleo, você está enganado(a)! Eles são nomes comuns para graus diferentes que têm características em comum.

Vejamos essas características mais de perto.

O primeiro é a localização.Brent é um padrão para mercados europeus e asiáticos, reunindo mais de 15 graus de petróleo produzidos nos blocos noruegueses e escoceses de Brent, Ekofisk, Oseberg e Forties.

WTI é uma marca para o hemisfério ocidental: oriundo das extrações de petróleo nos EUA, principalmente no Texas, na Louisiana e na Dakota do Norte.

A segunda característica é a formulação química.Primeiramente, vale dizer que não há dois graus de petróleo absolutamente semelhantes. Mesmo graus incluídos no Brent ou no WTI têm estruturas diferentes.

Brent é o petróleo do tipo leve com pouco enxofre. WTI é um grau de petróleo mais denso. A qualidade do WTI é maior que a do Brent.

graus internacionais de petróleo

Por que Brent e WTI têm preços diferentes?

Desde meados dos anos 80, WTI e Brent têm sido negociados quase ao mesmo preço. Houve tempos nos quais o WTI era mais caro que o Brent. Porém, atualmente o WTI tem preço menor que o do Brent: a diferença entre eles varia entre $10 e $20 o barril.

Os preços dependem principalmente do custo de produção e transporte.

O Brent é produzido próximo ao mar, então os custos de transporte são significativamente menores. Já o WTI é produzido em áreas continentais, o que implica em problemas de infraestrutura que dificultam o escoamento da produção norte-americana para o mercado, o que, por sua vez, aumenta os custos de transporte.

Como já dissemos, Brent tem uma qualidade menor que WTI. No entanto, se tornou um padrão do petróleo e tem maior preço por causa das exportações mais confiáveis.

Outro fator importante a se considerar são problemas geopolíticos. As tensões no Oriente Médio são o que mais pesa no petróleo, especialmente o Brent: elas levam a uma queda na oferta. Você deve se lembrar que quando a oferta de um ativo diminui, os preços sobem. O West Texas Intermediate é menos afetado porque ele vem de áreas continentais dos Estados Unidos.

O preço do WTI é formado por inventários de petróleo bruto. Assim que a quantia sobe, o WTI cai. Se a quantidade de inventários cai, o WTI sobe. Você deve recordar aqui o problema da procura: quando ela aumenta, os preços sobem.

Como você pode ver, os principais padrões são afetados por fatores diferentes. No entanto, suas tendências são amplamente similares: se o Brent sobe, o WTI tem alta probabilidade de subir.

Para concluir, podemos dizer que Brent e WTI seguirão sendo confiáveis padrões do petróleo. Se você deseja negociar no mercado de petróleo, escolha um deles. No entanto, ao escolher um dos padrões, lembre-se dos fatores que afetam seus preços: assim, você poderá prever o preço futuro com maior exatidão e seu trading será lucrativo.

NEGOCIE AGORA

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como abrir uma conta FBS?

    No nosso site, clique no botão de abrir conta e prossiga para a Área do Trader. Antes de começar a operar, você deve passar na verificação de perfil. Confirme seu e-mail e número de telefone e verifique sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu saldo e sua identidade. Feitas todas as verificações, acesse a plataforma de negociação de sua preferência e comece a operar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Acesse a página de saque no site ou a seção Finanças na Área do Trader FBS. Em seguida, acesse a tela de saque. Você pode sacar o dinheiro que ganhou pelo mesmo sistema de pagamento usado para depositar esse dinheiro. Se você usou dois ou mais métodos para abastecer a conta, saque o lucro por esses mesmos métodos, nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera