Existem milhares — se não milhões — de ativos no mundo, dos quais os mais conhecidos são o euro, o dólar, o ouro, o bitcoin, entre outros.
Brent e WTI: quais são as diferenças
2023-05-09 • Atualizado
Quando você lê ou escuta as notícias do mercado de petróleo, encontra duas palavras misteriosas: Brent e WTI (West Texas Intermediate). Talvez você já saiba que elas são duas das principais referências do petróleo, mas sabia quais diferenças existem entre elas e por que têm custos diferentes?
Reunimos as informações mais importantes sobre Brent e WTI que você precisa saber para lucrar com eles.
Vamos começar com o básico. Já há vários graus e variedades de petróleo no mundo. Porém, apenas três se tornaram padrões para o recurso. São eles o Brent, o WTI e o Dubai Crude (Dubai Bruto). Falaremos sobre Brent e WTI: são os mais utilizados por serem ideais para o refino para gasolina.
Por que esses padrões foram criados?
Isso aconteceu no fim dos anos 80, quando a OPEP (a organização dos maiores exportadores de petróleo do mundo) se negou a regular os preços, deixando estes dependentes do sentimento dos traders. Para definir um preço apropriado, os exportadores precisam de um ponto de orientação, fim para o qual se destinam Brent e WTI. Atualmente, cada produtor de petróleo define o preço para a mercadoria que ele produz dependendo do quanto ela corresponde ao padrão.
Se você acha que Brent e WTI são apenas graus de petróleo, você está enganado(a)! Eles são nomes comuns para graus diferentes que têm características em comum.
Vejamos essas características mais de perto.
O primeiro é a localização.Brent é um padrão para mercados europeus e asiáticos, reunindo mais de 15 graus de petróleo produzidos nos blocos noruegueses e escoceses de Brent, Ekofisk, Oseberg e Forties.
WTI é uma marca para o hemisfério ocidental: oriundo das extrações de petróleo nos EUA, principalmente no Texas, na Louisiana e na Dakota do Norte.
A segunda característica é a formulação química.Primeiramente, vale dizer que não há dois graus de petróleo absolutamente semelhantes. Mesmo graus incluídos no Brent ou no WTI têm estruturas diferentes.
Brent é o petróleo do tipo leve com pouco enxofre. WTI é um grau de petróleo mais denso. A qualidade do WTI é maior que a do Brent.
Por que Brent e WTI têm preços diferentes?
Desde meados dos anos 80, WTI e Brent têm sido negociados quase ao mesmo preço. Houve tempos nos quais o WTI era mais caro que o Brent. Porém, atualmente o WTI tem preço menor que o do Brent: a diferença entre eles varia entre $10 e $20 o barril.
Os preços dependem principalmente do custo de produção e transporte.
O Brent é produzido próximo ao mar, então os custos de transporte são significativamente menores. Já o WTI é produzido em áreas continentais, o que implica em problemas de infraestrutura que dificultam o escoamento da produção norte-americana para o mercado, o que, por sua vez, aumenta os custos de transporte.
Como já dissemos, Brent tem uma qualidade menor que WTI. No entanto, se tornou um padrão do petróleo e tem maior preço por causa das exportações mais confiáveis.
Outro fator importante a se considerar são problemas geopolíticos. As tensões no Oriente Médio são o que mais pesa no petróleo, especialmente o Brent: elas levam a uma queda na oferta. Você deve se lembrar que quando a oferta de um ativo diminui, os preços sobem. O West Texas Intermediate é menos afetado porque ele vem de áreas continentais dos Estados Unidos.
O preço do WTI é formado por inventários de petróleo bruto. Assim que a quantia sobe, o WTI cai. Se a quantidade de inventários cai, o WTI sobe. Você deve recordar aqui o problema da procura: quando ela aumenta, os preços sobem.
Como você pode ver, os principais padrões são afetados por fatores diferentes. No entanto, suas tendências são amplamente similares: se o Brent sobe, o WTI tem alta probabilidade de subir.
Para concluir, podemos dizer que Brent e WTI seguirão sendo confiáveis padrões do petróleo. Se você deseja negociar no mercado de petróleo, escolha um deles. No entanto, ao escolher um dos padrões, lembre-se dos fatores que afetam seus preços: assim, você poderá prever o preço futuro com maior exatidão e seu trading será lucrativo.
Semelhante
Cisnes Negros que podem mudar tudo em 2019
Tudo que você precisa saber sobre o mercado de petróleo
-
Como começar a negociar?
Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.
-
Como abrir uma conta FBS?
No nosso site, clique no botão de abrir conta e prossiga para a Área do Trader. Antes de começar a operar, você deve passar na verificação de perfil. Confirme seu e-mail e número de telefone e verifique sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu saldo e sua identidade. Feitas todas as verificações, acesse a plataforma de negociação de sua preferência e comece a operar.
-
Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?
O procedimento é bem simples. Acesse a página de saque no site ou a seção Finanças na Área do Trader FBS. Em seguida, acesse a tela de saque. Você pode sacar o dinheiro que ganhou pelo mesmo sistema de pagamento usado para depositar esse dinheiro. Se você usou dois ou mais métodos para abastecer a conta, saque o lucro por esses mesmos métodos, nas mesmas proporções dos valores depositados.