Calendário econômico e seu impacto no câmbio

Calendário econômico e seu impacto no câmbio

2023-04-03 • Atualizado

O calendário econômico é um dos princípios básicos da análise fundamental de câmbio. As dinâmicas de um par de moedas dependem das notícias econômicas publicadas diariamente. Cada moeda é afetada por diferentes acontecimentos. Você deve conhecer os mais importantes para se preparar para qualquer mudança no mercado.

USD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar dos EUA (USD)

O mês do mercado cambial dos EUA começa com dois grandes indicadores da saúde econômica americana: os IGCs (PMIs) manufatureiros e não manufatureiros, do Institute of Supply Management (ISM), referentes ao mês anterior.

A primeira semana também é importante por haver a divulgação dos empregos não agrícolas (NFP). Este indicador mostra o número de empregos criados nos Estados Unidos durante o mês anterior. A leitura real do NFP pode divergir consideravelmente do nível previsto, levando a grandes oscilações no USD. O NFP oficial, a taxa de desemprego e os salários médios são geralmente anunciados na primeira sexta do mês. É necessário olhar não apenas o NFP, mas todos esses indicadores. Note que taxas de desemprego abaixo dos níveis previstos é algo bom para o USD.

No meio do mês, é necessário ficar de olho nos indicadores de inflação: o índice de de preços ao produtor (IPP/PPI) e o índice de preços ao consumidor (IPC/CPI). Mais ou menos na mesma época, divulga-se o relatório de vendas no varejo e núcleo de vendas no varejo. A diferença entre esses dois indicadores é que o núcleo das vendas no varejo exclui as voláteis vendas de automóveis. Quanto maior o ritmo de crescimento das vendas no varejo, maior o crescimento econômico.   

O meio do mês é importante por causa do anúncio de dois grandes índices manufatureiros: o índice Empire State , do Federal Reserve Bank (FRB) de Nova York, e o índice Philly Fed, do FRB da Filadélfia.

A última terça do mês é o momento de divulgação do nível de confiança do consumidor. Valores altos deste indicador indicam que os consumidores estão gastando muito, estimulando a produção e o crescimento econômico nos EUA. 

A mudança nos estoques de petróleo bruto é publicada semanalmente e também influencia a volatilidade do USD. 

O PIB trimestral é reportado em três formas: antecipado (o primeiro), preliminar e final. Há uma diferença de um mês entre cada um deles. A primeira divulgação é a mais importante para o mercado cambial. O crescimento do PIB antecipado em um trimestre é publicado até 30 dias após o término do mesmo.

Você encontrará abaixo algumas atividades não mensais que influenciam amplamente o USD.

  • Reuniões e coletivas de imprensa do FOMC. FOMC significa Federal Open Market Committee — Comitê Federal de Mercado Aberto, em inglês — e representa a estrutura que administra o Federal Reserve, banco central dos EUA. O Fed se reúne 8 vezes por ano e anuncia o nível da taxa de fundos federal em cada reunião. Coletivas de imprensa são feitas em março, junho, setembro e dezembro. O banco central geralmente faz os anúncios mais importantes em reuniões que têm coletivas de imprensa.
  • Discursos do presidente dos EUA, do presidente do Fed e dos diretores dos Federal Reserve Banks.

 EUR_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o euro (EUR)

A zona do euro é uma união monetária formada por vários países, então os traders devem seguir, além das divulgações europeias, acontecimentos locais nos países membros. O maior papel aqui é desempenhado pela Alemanha, pois ela tem a maior e mais forte economia da região. O mercado acompanha de perto os discursos do presidente do Bundesbank (banco central alemão). Eles são marcados no site oficial do banco central.

Os índices de sentimento econômico ZEW para a zona do euro e a Alemanha são publicados na segunda ou na terceira terça-feira de cada mês. 

A terceira semana do mês é importante para dois índices europeus preliminares: o IGC/PMI manufatureiro e o IGC/PMI de serviços. Esses índices também são divulgados para a Alemanha e para a França. O índice clima de negócios alemão Ifo é publicado aproximadamente na mesma época.

O fim do mês contém os números sobre o IPC preliminar da Alemanha, Espanha, França, Itália e da zona do euro como um todo. O nível de oferta de dinheiro na zona do euro é publicado 28 dias após o fim do mês. O último dia útil do mês é quando sai a taxa de desemprego da região.

O crescimento do PIB europeu é divulgado trimestralmente. Há três tipos para esta divulgação: preliminar relâmpago, relâmpago e revisado. O mais importante é o preliminar relâmpago, o primeiro a ser publicado, cerca de 30 dias após o fim de um trimestre.

Acontecimentos não periódicos, que podem afetar o EUR, são:

  • Reuniões e coletivas de imprensa do Banco Central Europeu (BCE) acontecem a cada 8 meses. O BCE define a taxa principal oficial de refinanciamento (taxa de bid mínimo). Você pode acompanhar a transmissão oficial de cada conferência pelo site do BCE. O EUR fica muito volátil nessa época.
  • Discursos do presidente do BCE.
  • Registros das reuniões sobre política monetária do BCE (8 vezes por ano, 4 semanas após o anúncio da taxa de bid mínimo).
  • Encontro Econômico UE.

A União Europeia publica 3 vezes ao ano previsões atualizadas para a economia da região.

GBP_calendar_866.jpg

Calendário econômico para a libra esterlina (GBP)

Os primeiros três dias úteis na Grã-Bretanha são os dias nos quais é anunciado o IGC (PMI) da manufatura, da construção e dos serviços. Os índices se baseiam em pesquisas feitas junto a centenas de gerentes de compras, representando os dados mais prontos sobre a condição da economia britânica.

O índice de investimentos empresariais preliminar, o crescimento do PIB e a produção manufatureira são geralmente divulgados nos dias 10-11 do mês (40 dias após o término do mês de referência).

Leva um pouco mais de tempo (cerca de 45 dias) para o Escritório Nacional de Estatística divulgar o índice de salários médios e a taxa de desemprego.

Índices de preços ao consumidor, ao produtor e ao varejo (IPC, IPP e IPV) são publicados cerca de 14-16 dias após o fim do mês de referência. A variação no seguro-desemprego, que mostra quantas pessoas solicitaram este benefício no mês anterior, também é publicada nessa época.

A variação no valor total das vendas no varejo é divulgado cerca de 20 dias após o fim do mês. Após isso, é necessário ficar de olho no volume do total de empréstimos do setor público, que é divulgado cerca de 22-23 dias após o fim do mês referente.

O anúncio da taxa bancária oficial é feito mensalmente. Os 9 membros do Comitê de Política Monetária (CPM) votam para decidir se o Banco da Inglaterra (BOE) deve aumentar, diminuir ou manter inalteradas as taxas de juros. Além da taxa, é publicado o resumo da política monetária. Ao mesmo tempo, o BOE publica o programa de compra de ativos.

A quantia de dinheiro que mostra a diferença entre bens importados e exportados, serviços, os lucros totais destes em investimentos transfronteiriços e seus pagamentos de transferências totais (contas correntes) são divulgados trimestralmente, cerca de 85 dias após o fim do mês. Uma vez por trimestre, o Banco da Inglaterra (BOE) publica um relatório de inflação que é posteriormente discutido no parlamento britânico.

O crescimento mensal do PIB é divulgado cerca de 40 dias após o fim do mês de referência. A pesquisa de condições de crédito sai no fim de cada trimestre.

Os principais acontecimentos sem agenda fixa para a GBP são:

  • Discursos do governador do BOE e membros do MPC;
  • Discursos da primeira ministra;
  • Resultados do teste de estresse bancário.

O  relatório de estabilidade financeira do BOE é publicado duas vezes por ano.

JPY_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o iene japonês (JPY)

No começo ou no meio do mês se publica o indicador de rendimentos médios em dinheiro  (35 dias após o fim do mês de referência). Ele mostra a mudança no valor total da renda empregatícia recebida pelos trabalhadores. A balança comercial é publicada cerca de 20 dias após o fim do mês de referência.

Os dados de inflação são geralmente divulgados na terceira sexta-feira do mês (núcleo do IPC nacional). Este é o indicador-chave que afeta a política do BOJ. O IPP, por sua vez, é divulgado nos dias 11-12  do mês. Note que o núcleo do IPC de Tóquio reflete o nível de inflação referente ao mês atual, enquanto o núcleo do IPC nacional mostra dados referentes ao mês anterior. Ademais, podemos contar com publicações das vendas no varejo, da taxa de desemprego e do índice de produção industrial no fim do mês (27-30 dias após o término do mês anterior).

A agenda de reuniões do Banco do Japão (BOJ) fica disponível no site oficial do órgão. As reuniões acontecem 8 vezes por ano e são geralmente seguidas de coletivas de imprensa do BOJ e anúncios das taxas oficiais.

Os eventos não periódicos também incluem discursos do governador do BOJ.

AUD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar australiano (AUD)

A primeira terça-feira do mês — exceto janeiro — é a hora da declaração do Reserve Bank of Australia (RBA). O RBA anuncia o nível da taxa monetária (taxa de juros de referência australiana) e discute os principais desafios para a economia. Duas semanas em seguida, o banco central divulga minutas da reunião de política monetária que contêm o registro detalhado da mesma.

As informações referentes à taxa de desemprego e a criação de empregos são publicadas cerca de 14-16 dias após o término do mês de referência. É também nessa época que o National Australia Bank (NAB) publica seu indicador de confiança empresarial.

Por volta do 5o dia do mês (35 dias após o término do mês de referência), o índice de vendas no varejo, a balança comercial e o índice de construção AIG são divulgados. 

Fique de olho no nível da inflação, publicado no 25o dia após o término do trimestre, e nas despesas de capital privado, por volta do 55o dia após o término do trimestre. O crescimento do PIB é publicado cerca de 65 dias após o fim do trimestre.

Os principais acontecimentos não mensais e não trimestrais são:

  • Discursos do governador do RBA e assistentes;
  • Perspectiva econômica e fiscal de meio de ano (meados de dezembro);
  • Divulgação anual do orçamento (meados de maio).

NZD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar da Nova Zelândia (NZD)

A maioria dos dados importantes na Nova Zelândia são reportados trimestralmente. A primeira ou a segunda terça-feira após o fim de um trimestre é quando se anuncia a Confiança Empresarial NZIER. 18 dias após isso, é divulgada a taxa de inflação ao consumidor (IPC). No 15o ou 16o dia após o fim de um trimestre, as vendas no varejo também são publicadas. As expectativas em relação à inflação são publicadas 50-55 dias antes do término do trimestre.

Entre os indicadores importantes publicados mensalmente estão o índice manufatureiro da Business NZ (divulgado 13-16 dias após o fim do mês de referência), a balança comercial (cerca de 26-30 dias após o término do mês referente) e o índice de confiança empresarial ANZ (por volta do fim do mês referente, exceto janeiro). As informações a respeito da variação no preço médio de laticínios vendidos em leilões são publicadas duas vezes por mês (índice de preço GDT). O crescimento do PIB é divulgado trimestralmente, cerca de 75 dias após o término de um trimestre.

As reuniões do Reserve Bank of New Zealand (RBNZ) são realizadas não a cada mês, mas 8 vezes por ano. A decisão em relação à taxa de juros é seguida da coletiva de imprensa do RBNZ e o discurso de seu governador. As minutas (protocolos) dessa reunião não são publicadas.

Há a divulgação, duas vezes por ano (em novembro e maio), do relatório de estabilidade financeira, que inclui as previsões do banco para os principais indicadores econômicos.

 CNY_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o iuan chinês (CNY)

(Os dados influenciam o AUD e o NZD, pois a Austrália e a Nova Zelândia têm laços comerciais estreitos com a China)

A balança comercial oficial do país é publicada entre o 8o e o 10o dia do mês. Por volta da mesma época, saem os dados relacionados à inflação ao consumidor. Entre os dias 14 e 16 do mês, exceto fevereiro, são anunciados os níveis de produção industrial e investimentos em ativos fixos.

O último dia do mês é quando são feitos os anúncios dos IGCs manufatureiros e não manufatureiros. O 3o dia útil do mês é quando os IGCs preliminares da Caixin Services são publicados. Esta é uma avaliação mais informal e — como pensam outros — mais exata da condição do setor produtivo. É por isso que muitos traders têm ceticismo em relação a índices oficiais, preferindo os IGCs Caixin.

O crescimento do PIB é provavelmente o mais esperado dos indicadores chineses. Ele é publicado cerca de 18 dias após o fim do trimestre.

 CAD_calendar_866.jpg

Calendário econômico para o dólar canadense (CAD)

O mês no Canadá começa com a publicação da balança comercial do país (cerca de 35 dias após o fim do mês referente) e dos indicadores de emprego (por volta de 8 dias após o término do mês de referência).  Ademais, é recomendado acompanhar o índice de gerentes de compras da Richard Ivey School of Business, que reflete as condições atuais da economia.

O meio do mês é importante para o nível de compras de valores mobiliários por estrangeiros (aprox. 50  dias após o fim do mês referente), das vendas na manufatura (aprox. 45 dias após o fim do mês de referência), e da inflação ao consumidor (aprox. 20 dias após o fim do mês). 

O fim do mês é a época de anúncio do crescimento do PIB mensal (cerca de 60 dias após o fim do mês anterior) e das vendas no varejo (aprox. 50 dias após o fim do mês de referência).

Algumas das divulgações trimestrais incluem a produtividade no trabalho (que sai cerca de 65 dias após o término do trimestre), as pesquisas de perspectivas de negócios e os relatórios de política monetária pelo Banco do Canadá (BOC).

A declaração da taxa do BOC acontece 8 vezes por ano.  Ela contém a decisão sobre a principal taxa de juros e a perspectiva econômica do banco central.

Alguns acontecimentos econômicos podem afetar todas as moedas de uma vez só, por conterem notícias, decisões e discussões inesperadas. Recomenda-se que os traders acompanhem esses acontecimentos com muita atenção.

São alguns deles:

  • Fórum Econômico Mundial (geralmente em janeiro);
  • Reuniões da Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e do Comitê Ministerial Conjunto de Monitoramento (JMMC);
  • Reuniões do G20;
  • Reuniões do G7;
  • Simpósio Jackson Hole (geralmente em agosto);
  • Reuniões do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Leia também

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera