Como operar padrões gráficos triangulares?

Como operar padrões gráficos triangulares?

2023-01-25 • Atualizado

O que é um padrão Triângulo?

Um padrão gráfico triangular é um padrão de consolidação que envolve o preço de um ativo se movendo dentro de uma amplitude que está se estreitando gradualmente. Os padrões triangulares exibem a batalha entre compradores e vendedores no mercado. Apesar dessa batalha, os padrões de triângulo geralmente sinalizam a continuação de uma tendência anterior, então os traders normalmente esperam que o preço rompa o intervalo para então abrir um trade.

Frame 8.png

Os padrões triangulares podem ser identificados em um gráfico ao desenhar duas linhas de tendência através dos picos e vales formados. Se as linhas de tendência começam afastadas entre si, mas depois convergem, o padrão que você vê é de fato um padrão gráfico triangular.

Neste artigo, você aprenderá sobre os diferentes tipos de padrão Triângulo, como identificá-los em um gráfico e quais estratégias de trading você pode usar se identificar um desses padrões.

Triângulo simétrico

O primeiro tipo de padrão triangular que discutiremos é o Triângulo simétrico. Vamos dar uma olhada no gráfico abaixo.

Frame 7.png

Este é um exemplo de um típico padrão triangular simétrico. Como pode ver, esse padrão parece bastante organizado e adequado, com ambas as linhas de tendência se unindo em uma inclinação semelhante. Ele é usado com frequência como um exemplo comum dos padrões triangulares, pois forma um desenho muito claro e reconhecível.

Triângulos simétricos ocorrem quando o preço começa a se mover para cima e para baixo dentro de uma amplitude limitada, a qual fica cada vez menor ao longo do tempo. Os picos dos triângulos simétricos gradualmente se tornam menores, enquanto os vales continuam subindo, ficando cada vez mais altos do que os anteriores.

Triângulos simétricos geralmente ocorrem em mercados que não se movem em uma direção específica. Nenhuma tendência domina este mercado, permitindo que compradores e vendedores influenciem igualmente os movimentos de preços e criem um período de consolidação.

Geralmente, quando o preço rompe essa amplitude limitada de movimento, ele se move na direção da tendência anterior com muito mais volume do que durante a formação do padrão, mostrando que os traders se afastaram do período de indecisão e a tendência está de volta com tudo.

Triângulo ascendente

O próximo tipo de padrão triangular que vamos observar é o Triângulo ascendente. Os Triângulos ascendentes diferem dos Triângulos simétricos, pois apenas seu lado inferior é inclinado. O lado superior de um Triângulo ascendente, traçado através do pico da formação, permanece horizontal, sinalizando que a resistência dos ursos continua a mesma, apesar do avanço dos touros.

Frame 5.png

Normalmente, esse padrão ocorre após uma tendência de alta muito evidente, a qual pode ser identificada pela natureza crescente de sua linha de suporte. Ela continua sua subida e, eventualmente, converge com a linha de resistência estática, rompendo-a e retomando a tendência de alta anterior. Dessa forma, um Triângulo ascendente é considerado um padrão de alta que precede um aumento no movimento de preços e no volume de negociação.

Além de identificar a direção futura do movimento dos preços, os Triângulos ascendentes também podem indicar o melhor momento para entrar ou sair dos trades, portanto, identificá-los em um gráfico significa encontrar novas oportunidades para operações lucrativas.

Triângulo descendente

Um Triângulo descendente é o oposto de um padrão Triângulo ascendente. Os Triângulos descendentes ocorrem em um mercado de baixa e, como você deve ter adivinhado, são considerados padrões baixistas (bearish).

Frame 6.png

Como pode ver neste gráfico, um Triângulo descendente espelha sua contraparte e possui uma linha de tendência inclinada e uma horizontal. Porém, no caso dos padrões triangulares descendentes, o lado inclinado é a linha de resistência. Esse padrão mostra que são os ursos que continuam avançando sobre os touros, que, de seu lado, parecem não conseguir oferecer o suporte adequado para neutralizar a resistência iminente. No final, os ursos geralmente rompem a linha de suporte, sinalizando o fim e a confirmação do Triângulo e a continuação da tendência de baixa anterior.

Embora os Triângulos descendentes e ascendentes geralmente sinalizem o início de uma tendência de baixa e uma tendência de alta, respectivamente, ainda é possível que o preço tenha um repique na linha de tendência horizontal, resultando na reversão de uma tendência anterior. Portanto, na maioria das vezes, é melhor esperar até que o padrão esteja completo antes de tomar qualquer decisão de negociação.

Operando com padrões triangulares: pontos essenciais a serem lembrados

  • Os padrões triangulares são formados quando o preço começa a se mover dentro de uma amplitude que está se estreitando de forma contínua. Esta amplitude é limitada por duas linhas de tendência traçadas através dos picos e vales do padrão, que representam o suporte e a resistência.
  • Os padrões triangulares vêm em três formas principais: simétrico, ascendente e descendente.
  • Os padrões triangulares são geralmente considerados padrões de continuação, mas também podem aparecer antes da reversão de uma tendência.
  • A estratégia mais comum para padrões de trading triangulares é esperar por um rompimento no preço e, em seguida, abrir um trade na direção do movimento do mercado.

Padrões triangulares: estratégias de trading

Se você detectar um padrão Triângulo em seu gráfico, o conselho mais comum é esperar até que o preço se rompa e forme uma nova tendência. Quando isso acontece, você pode abrir um trade no ponto de rompimento e se mover na mesma direção do preço. Quanto ao ponto de saída, uma vez que um padrão triangular é formado, o preço geralmente se move aproximadamente a mesma distância que a altura do padrão, sendo possível planejar seu próximo movimento e se preparar para realizar os lucros.

No entanto, ao operar diferentes formas de triângulo, há alguns fatores a serem considerados, sobre os quais comentaremos a seguir.

Estratégia de trading para o Triângulo simétrico

Como já aprendemos, Triângulos simétricos podem ocorrer tanto no mercado bullish quanto no bearish. Tanto os touros quanto os ursos têm posições iguais, então o preço pode acabar se movendo em qualquer direção.

O que você pode fazer neste caso é colocar ordens de entrada logo acima da linha de resistência e abaixo da linha de suporte. Dessa forma, você entrará automaticamente no trade sem se preocupar com a direção em que o mercado se move em seguida. Ou, como outra opção, você pode esperar pelo rompimento para ver para onde o preço irá se mover e, em seguida, acompanhar o fluxo.

Vejamos o exemplo a seguir.

EURUSDDaily.png

No gráfico diário do EURUSD, você pode observar um Triângulo simétrico na interseção de uma linha de tendência ascendente e uma linha descendente dentro de uma grande tendência de baixa. Após identificar o padrão, aguardamos o rompimento, seja para o lado negativo ou para o lado positivo. Em nosso exemplo, a vela (candle) rompeu a linha de resistência e, como resultado, entramos na posição em 1,3355. Colocamos um Stop Loss cerca de 10 pontos abaixo do ponto mais baixo do triângulo, em 1,2324. Como já mencionamos anteriormente, o movimento do preço geralmente é igual à altura do padrão. É por isso que, como nosso próximo movimento, medimos a distância entre os pontos mais alto e mais baixo do padrão:

1,3294-1,2334=0,096.

Após medir, agora poderíamos determinar a melhor posição para realizar lucros (1,3355 + 0,096 = 1,4315) e colocar uma ordem de saída.

Estratégia de trading para padrões triangulares ascendentes e descendentes

Tanto os Triângulos ascendentes quanto os descendentes ocorrem dentro das tendências altistas (bullish) e baixistas (bearish), respectivamente, e geralmente são considerados padrões de continuação. Isso significa que, após o rompimento, o mercado continuará se movendo na mesma direção de antes do padrão.

No entanto, este não é sempre o caso. O preço pode saltar de uma das linhas de tendência e reverter a tendência por completo. Levando isso em consideração, é óbvio que o curso de ação mais seguro ao operar esses padrões é esperar por um rompimento e seguir qualquer direção que o preço se mova em seguida.

Os exemplos a seguir ilustram como você pode operar Triângulos ascendentes e descendentes.

NZDUSDH422.png

No gráfico H4 do NZDUSD, você pode observar um padrão ascendente formado entre uma linha de resistência horizontal em 0,7314 e uma linha de suporte inclinada. Decidimos abrir a posição após o rompimento da resistência, em 0,7333. Em seguida, colocamos um Stop Loss em 0,7225 (10 pontos abaixo do ponto mais baixo do triângulo) e realizamos nossos lucros em 0,7413, após identificar a altura do padrão triangular anterior (0,7314 − 0,7234 = 0,08).

Por fim, vamos analisar como operar o Triângulo descendente.

NZDUSDH411.png

No H4, a consolidação no topo da tendência de alta mostra que os touros não estão conseguindo empurrar o preço para cima. Como resultado, um Triângulo descendente se formou com a linha de suporte, permanecendo em 0,7470. Decidimos entrar no mercado no rompimento do suporte, então colocamos uma ordem short (vendida) em 0,7455. Para minimizar os riscos, colocamos um Stop Loss 10 pontos acima do último pico do triângulo, em 0,7534, e colocamos uma ordem Take Profit em 0,7367.

Conclusão

O padrão Triângulo é um dos padrões gráficos mais comuns e reconhecíveis, capaz de prever com certa precisão uma continuação da direção do movimento do mercado. No entanto, os traders devem se lembrar de que sempre há a chance de um padrão triangular reverter a tendência anterior, então é melhor esperar pelo rompimento antes de tomar qualquer decisão.

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera