Estratégia de trading com rebote de gato morto

Estratégia de trading com rebote de gato morto

2023-04-03 • Atualizado

Introdução

Imagine que você está negociando seu par de moedas favorito em um mercado de ursos de longa duração. De repente, o preço começa a subir. Não se confunda: há a possibilidade de você estar olhando para o chamado rebote do gato morto (dead cat bounce, em inglês). Não entre em pânico: a FBS zela pelos animais e pelo meio ambiente! Este é apenas o nome dado a retraçamentos de curto prazo, mas eles podem de fato ser “mortais“ para você, especialmente se não souber como negociar em uma situação dessas e como distinguir tal rebote da reversão de fato. Neste artigo, forneceremos a explicação do rebote do gato morto e da estratégia de trading que pode ser usada neste tipo de reversão.

O que é rebote do gato morto?

O significado por trás dessa frase é simples: até o gato morto pode dar um rebote se for rápido o suficiente. O termo “rebote do gato morto“ é usado quando o mercado dá um rebote dentro de um movimento de queda prolongado. Tal rebote, no entanto, geralmente dura pouco tempo e os ursos dominam o mercado bem rápido. À medida que o mercado sobe e desce, sempre são possíveis diferentes formas de retraçamento: é por isso que essas situações podem ser usadas por traders inteligentes para ganhar dinheiro.

Primeiramente, você deve distinguir um rebote desses da reversão de fato. Aqui estão as instruções para fazer isso.

-Esteja ciente da tendência atual

Tendências bearish fortes geralmente duram muito tempo. Você pode aprender a definir uma tendência de queda aqui.

-Saiba dos acontecimentos iminentes no mercado.

Se houver um anúncio importante dos bancos centrais (por exemplo, o Fed) ou alguma notícia muito importante no decorrer da tendência de queda, a possibilidade de um rebote do gato morto aparecer é alta.

-Preste atenção nos indicadores técnicos.

Há vários indicadores de tendência que podem ajudar com a identificação da atual direção do preço. Entre eles, SAR Parabólico, Bandas de Bollinger, desvio padrão, ADX e médias móveis. Você pode descobrir como aplicá-los corretamente no Guia Forex. Às vezes, indicadores do tipo oscilador também podem sinalizar a reversão. Por exemplo, se o RSI cair na zona de sobrevenda, podemos esperar uma alta no preço. Se algumas dessas condições não forem cumpridas, então você provavelmente está diante de uma falsa reversão, conhecida como rebote do gato morto.

Negociando um rebote do gato morto

Ao identificar um rebote do gato morto, você precisa abrir uma posição curta quando o par rompe o último nível inferior antes do rebote em si. É muito importante prestar atenção aos movimentos do preço, pois é possível perder a hora certa de entrar no mercado.

Indicaremos abaixo a estratégia de trading com o rebote do gato morto.

1. Identifique uma tendência bearish forte.

2. Confira os indicadores de tendências: se o SAR Parabólico e as Bandas de Bollinger mostrarem tendência de queda para o par, pode-se prosseguir.

3. Espere o preço romper a linha de tendência e subir.

4. Quando a reversão ocorrer durante a tendência de queda, mas os indicadores sinalizarem mercado bearish, espere o preço cair.

5. Marque o nível da última mínima antes do rebote do gato morto.

6. Se a vela fechar abaixo da última mínima, isso confirma o rebote do gato morto: você poderá abrir uma posição curta.

7. Não se esqueça das Stop Loss! Se os touros assumirem o controle do mercado, o preço subirá mais ainda e você pode perder dinheiro. Coloque-as acima da máxima anterior.

8. Fique no mercado enquanto a pressão bearish continuar.

Exemplo

Vamos olhar o gráfico de 4 horas do EUR/USD. Podemos ver que o preço do par subiu apesar da tendência de queda e rompeu a linha de tendência. Ademais, nem o SAR Parabólico, nem as Bandas de Bollinger sinalizaram reversão. O RSI ficou no meio, o que também pode ser interpretado como continuação da tendência. Após o par cair abaixo de sua última mínima em 1,1499, o rebote do gato morto foi confirmado, possibilitando colocar uma ordem curta neste nível. Ao mesmo tempo, colocamos uma ordem Stop Loss acima da última máxima em 1,1541.

EURUSDH4.png

Esteja ciente de que você pode encarar uma reversão verdadeira. No gráfico diário de AUD/USD presente abaixo, você pode ver que ocorreu um salto no preço. No entanto, apesar da vela bearish formada após a alta que puxou o par abaixo de sua mínima anterior, o mercado mudou a tendência. Se olharmos o RSI, ele caiu perto da zona de sobrevenda. Logo, recomendamos que você analise seus passos posteriores no mercado de forma mais detalhada. Caso você tivesse aberto uma posição curta, a Stop Loss colocada acima do topo em 0,7069 lhe salvaria de um resultado indesejável.

audusdd.png

Nota: a frase “tempo é dinheiro“ se encaixa muito bem neste tipo de estratégia. Se você não entrar no mercado na hora certa, provavelmente perderá uma ótima oportunidade de trading.

 

Conclusão

Um rebote do gato morto pode ser confuso, e por isso você deve negociar com muita atenção durante essa situação. O principal conselho a ser seguido é ser paciente e esperar mais confirmações no gráfico.

Leia também

Semelhante

Estratégia de negociação Pin Bar
Estratégia de negociação Pin Bar

Um padrão gráfico ou de velas às vezes pode oferecer um bom sinal de entrada quando localizado em certo nível. A Pin Bar é um dos mais confiáveis e conhecidos padrões de velas. Quando observada pelos traders no gráfico, a expectativa é de que o preço mudará de direção em breve.

Estratégias para o Índice de Fluxo de Dinheiro
Estratégias para o Índice de Fluxo de Dinheiro

Das centenas de indicadores e recursos técnicos para traders, o Índice de Força Relativa (RSI) é um dos mais conhecidos, pois este consegue ser um indicador simples sem abrir mão de seu poder em inúmeras situações no trading. Neste artigo, vamos falar de outro recurso poderoso e semelhante ao RSI, porém com alguns diferenciais interessantes.

Estratégia intradiária fácil (padrões de velas + RSI)
Estratégia intradiária fácil (padrões de velas + RSI)

Existem inúmeras estratégias valiosas que exigem o conhecimento de padrões de velas e osciladores. Contudo, nem todas são rentáveis. Quando você começa a operar com elas, pode passar por situações em que a estratégia não funciona a seu favor.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera