Como o investimento estrangeiro direto (IED) e as reservas internacionais de um país podem afetar o câmbio?

Como o investimento estrangeiro direto (IED) e as reservas internacionais de um país podem afetar o câmbio?

2023-11-15 • Atualizado

Para uma especulação mais assertiva no mercado de câmbio, é necessário o uso de recursos e análises que possam prever, em certa medida, o movimento das moedas e o sentimento dos investidores num determinado país. Geralmente, os day traders costumam fazer mais uso de indicadores de análise técnica para prever esses movimentos. No entanto, para traders que olham mais para o longo prazo é interessante levar em conta também os indicadores de natureza macroeconômica dos países (a chamada “análise fundamentalista”), como é o caso dos investimentos estrangeiros diretos (IED) e o nível das reservas internacionais, que podem ser ferramentas úteis na previsão de movimentos de câmbio. Neste artigo, falaremos justamente sobre esses dois temas.

IED e câmbio

Uma forma de se analisar o grau de vulnerabilidade externa de um país e sua relação com o câmbio pode ser encontrada na necessidade de financiamento externo, que é igual ao déficit em transações correntes menos o fluxo de investimento estrangeiro direto no país. Quando o fluxo de investimento direto do exterior é maior que o déficit em transações correntes de um país, isso demonstra situação de tranquilidade e, portanto, grandes variações no câmbio não devem ser esperadas. Já quando o fluxo de investimento estrangeiro direto não é suficiente para cobrir um eventual déficit em transações correntes, a moeda do país tende a se desvalorizar frente a seus pares internacionais.

Reservas internacionais e o câmbio

Outra questão importante a se observar são as reservas internacionais líquidas, que representam o montante de moeda estrangeira que o país detém e que estão prontamente disponíveis para atender às necessidades de financiamento de suas contas externas, ou para intervenção pontual no mercado de câmbio, por exemplo. Os governos podem usar suas reservas cambiais como uma forma de proteção em momentos de crise, quando geralmente ocorre fuga de capitais do país, queda nas exportações, desvalorização cambial, entre outros fenômenos prejudiciais à economia. Em resumo, o estado saudável das reservas internacionais tende a ser um fator que pode diminuir grandes variações no câmbio, já que o banco central de um país pode utiliza-las para fazer intervenções no mercado e evitar oscilações bruscas na taxa cambial de sua moeda.

Dados sobre IED e reservas internacionais

Semelhante

Estratégia de negociação Desequilíbrio
Estratégia de negociação Desequilíbrio

Este texto apresenta uma estratégia de negociação que não exige volumes, indicadores técnicos, nem padrões de preço. Basta prestar atenção na ação de preço. Eis o tutorial da estratégia Desequilíbrio (Imbalance).

Estratégia de negociação com momentum
Estratégia de negociação com momentum

Este artigo explora a estratégia de operação que usa os indicadores MACD e RSI e como ela pode ser empregada efetivamente para identificar oportunidades de negociação no mercado de Forex.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera