Como ter sucesso no mercado de petróleo

Como ter sucesso no mercado de petróleo

2023-04-03 • Atualizado

Se você não sabe onde investir seu dinheiro, o mercado de petróleo é uma ótima opção para você. O petróleo chama a atenção de investidores no mundo inteiro e, neste artigo, explicaremos o porquê disso e como aumentar sua renda no mercado de petróleo.

Palavra mágica: CFD

Ao considerar investimentos em petróleo, você verá três letras mágicas, CFD.

CFD é a abreviatura do termo contrato por diferença, em inglês. Sabemos que petróleo se conta em barris, mas é necessário entender que no mercado de petróleo não se leva o petróleo dentro de um barril. Em vez disso, a ideia é prever o preço do ativo e ganhar com a previsão correta. Ou seja, quando você entra no mercado, ganha dinheiro sem comprar mercadorias.

Como se forma o preço do CFD? O preço se dá de acordo com os preços dos chamados futuros nas Bolsas Intercontinental e Mercantil de Nova York.

Brent e WTI

Você sabia que não há somente um gráfico no mercado de petróleo? Há dois padrões principais para o petróleo nos quais você pode investir: Brent e WTI.

Brent é um padrão para os mercados europeu e asiático que é formado por mais de 15 graus de petróleo produzidos na Noruega e na Escócia, em Brent, Ekofisk, Oseberg e Forties.

O WTI é um padrão predominante no hemisfério ocidental produzido em solo americano, principalmente no Texas, em Louisiana e na Dakota do Norte.

Há duas diferenças entre esses padrões, quanto à localização e quanto à fórmula química. Logo, é por isso que eles têm preços diferentes: o WTI é mais barato que o Brent, mas ao conferir seus gráficos, não verá diferenças significativas em suas movimentações.

Fatores de influência no mercado

Apesar de haver diferenças entre as referências de petróleo, não há distinção nos fatores que as afetam.

Oferta/demanda

O fator que afeta todos os mercados é a questão da oferta e da demanda. Basta se lembrar de uma simples regra: quando a oferta diminui, o preço sobe; quando a oferta aumenta, o preço cai. Da mesma forma, quando a demanda diminui, o preço cai; quando a demanda aumenta, o preço sobe.

Por que a oferta e a demanda podem mudar? Quedas na demanda são causadas por fraquezas nas economias dos maiores importadores de petróleo.

Quedas na oferta são causadas por conflitos, sanções e problemas em plataformas de petróleo. Aumentos na oferta sempre dependem da decisão dos exportadores de petróleo de aumentar a produção.

A oferta e a demanda são os fatores fundamentais e neles se baseiam todos os outros fatores de influência.

Acontecimentos políticos

Incertezas, conflitos e sanções relacionadas aos maiores produtores de petróleo sempre afetam os preços dessa mercadoria de forma positiva. A ideia é clara: conflitos levam a cortes na oferta, cortes na oferta aumentam os preços do petróleo. Tudo que você precisa fazer é acompanhar o noticiário para se manter atualizado.

Sentimento do mercado

O sentimento do mercado é consequência dos acontecimentos políticos. Uma característica do mercado de petróleo é que os preços mudam com base em notícias, não em fatos. Por exemplo: assim que surgem notícias de possíveis problemas com a oferta no futuro, os preços sobem imediatamente. O mercado não precisa nem mesmo de uma confirmação da queda na oferta por meio de dados.

Como o mercado de petróleo é afetado pelo sentimento de mercado, os produtores de petróleo se aproveitam disso. Você deve sempre se lembrar deste fator ao investir em petróleo. Acompanhar o sentimento do mercado é a melhor estratégia para o investidor de petróleo.

Таблица с новыми цветами-01 (2).jpg

Como prever movimentações no mercado

Notícias. Como citei anteriormente, o preço depende do sentimento do mercado. Para captar esse sentimento, você deve ler o noticiário e acompanhar comentários dos EUA e da OPEP e seus aliados não participantes da organização, como a Rússia.

Relatórios. Para saber mais sobre a questão da oferta e da demanda, você deve acompanhar relatórios da US Energy Information Administration. Aqui, deve-se levar em conta os dados dos inventários de petróleo bruto que são publicados toda semana (confira o calendário econômico) e os diferentes tipos de previsões sobre oferta e demanda, que podem ser encontrados em seu site. Claro, você também deve se lembrar da OPEP, que também publica relatórios.

Quais oportunidades o mercado de petróleo lhe oferece

A volatilidade é o principal fator que chama a atenção dos investidores. Com grandes movimentações diárias, o mercado oferece grandes oportunidades de aumentar sua renda. Porém, ao mesmo tempo, você deve se lembrar de que a alta volatilidade pode levar a prejuízos. Para evitar resultados negativos, é bom não se esquecer da gestão de riscos. Ademais, o mercado é bem interessante para quem gosta de apostar: você nunca ficará entediado investindo no mercado de petróleo. Notícias e relatórios são divulgados todo dia e os preços oscilam para cima e para baixo. Se você se inspira em jogos, investir no mercado de petróleo é para você.

Em suma

• Brent e WTI estão entre as referências mais negociadas do mundo.

• Oferta e demanda são fatores fundamentais na determinação da direção do mercado.

• Lembre-se dos relatórios da US Energy Information Administration e da OPEP.

• Acompanhar o sentimento do mercado é chave para ter grandes lucros.

• Aprenda como negociar em alta volatilidade.

Leia também

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera