Como ganhar dinheiro no trading de petróleo bruto?

Como ganhar dinheiro no trading de petróleo bruto?

2023-04-04 • Atualizado

Existem milhares — se não milhões — de ativos no mundo, dos quais os mais conhecidos são o euro, o dólar, o ouro, o bitcoin, entre outros. Nesse grupo há um ativo extremamente popular e controverso que já foi pretexto para várias guerras, quebrou mercados e virou sinônimo da palavra commodity.

O que é trading de commodities?

Commodity é um produto primário usado no comércio que pode ser trocado por outros produtos do mesmo tipo. As pessoas usam as commodities como matéria-prima para outros produtos ou serviços. Embora a qualidade de determinada commodity possa variar ligeiramente, ela é essencialmente a mesma entre um produtor e outro. Quando negociadas em um mercado, as commodities devem atender padrões mínimos que são conhecidos como grau de base.

Commodities como petróleo e grãos podem variar bastante em termos de qualidade. Em um contrato de futuros de petróleo bruto, por exemplo, o grau de base vai de acordo com os níveis de hidrogênio e enxofre do petróleo.

imgonline-com-ua-Resize-C0Q8HgfHojyjPE0.jpg

No mercado Forex negociam-se contratos em commodities, dispensando a necessidade de consultar diferentes datas de vencimento de diferentes futuros. Mesmo assim, há vários elementos essenciais do trading de petróleo bruto que você deve conhecer antes de entrar.

Saiba e entenda o que movimenta o petróleo bruto

O petróleo é um dos ativos mais conhecidos do mundo e seu preço é impactado por inúmeros fatores. Assim como em qualquer outro ativo, o preço do petróleo bruto é influenciado pela oferta e pela demanda. A maior parte do petróleo bruto mundial é produzida nos EUA, Arábia Saudita, Rússia, Canadá e China, que juntos controlam mais de 50% da extração global de petróleo bruto. Condições meteorológicas, variações na demanda e questões ecológicas e geopolíticas também influenciam o preço do petróleo.

imgonline-com-ua-Resize-C7r2p3OYvdDl7jSH.jpg

Você pode ver no gráfico as variações na produção de petróleo bruto nos EUA desde 1985. Quando a pandemia começou a atingir a economia, a produção caiu drasticamente. O preço, por sua vez, reagiu de acordo: no dia 20 de abril de 2020, o contrato do petróleo bruto WTI para o mês de maio desvalorizou 55,90 dólares (306%) ao longo do pregão, chegando a 37,63 dólares negativos na Bolsa Mercantil de Nova York. Isso gerou bilhões em prejuízos para os traders e deixou o público em pânico, pois ninguém podia imaginar que o preço da commodity pudesse cair tanto assim. Foi o primeiro — e, até agora, o único — caso do tipo na história.

imgonline-com-ua-Resize-Ctd3LXUSGcE.jpg

Diferentemente da maioria dos outros produtos, os preços do petróleo não são definidos apenas pela demanda, pela oferta e pelo humor do mercado em relação ao produto em sua forma física. Seus preços são determinados predominantemente pela oferta, pela demanda e pelo humor do mercado em relação aos contratos de futuros de petróleo, que são intensamente negociados por especuladores. Os contratos de futuros são frequentemente usados como proteção contra flutuações no preço. Como o petróleo é um ativo volátil, esses contratos de futuros são muito interessantes.

Também há variações sazonais na demanda pelo petróleo bruto, claramente exemplificadas pela chamada “temporada dos motoristas de verão” (uma alusão ao pico de demanda por combustíveis no verão do Hemisfério Norte). Veja no gráfico abaixo o comportamento sazonal do preço e o impacto da temporada dos motoristas de verão.

imgonline-com-ua-Resize-yeoSJankbY0.jpg

O gráfico de sazonalidade acima retrata 20 anos de ação (movimento) de preço. Observe, então, que é mais fácil lucrar com o trading de petróleo bruto comprando-o antes do verão (no Hemisfério Norte).

Entenda a multidão

Os traders de petróleo não agem aleatoriamente. Alguns compram petróleo por causa da demanda sazonal. Outros o vendem por conta de furacões que acabam interditando as instalações petrolíferas. Eventos fundamentais têm diferentes durações e impactos. Os profissionais usam os futuros de petróleo como forma de proteção contra a volatilidade no mercado. Pequenos traders, por outro lado, adoram grandes oscilações de preço, afinal, o petróleo pode registrar um movimento inesquecível, como provado pela quebra observada em abril de 2020. Em novembro de 2021, foi descoberta uma nova variante da covid-19 na África do Sul. No dia dessa descoberta, o preço do “ouro negro” caiu mais de 13%, um resultado imbatível se comparado aos de outras commodities, principalmente o ouro.

Como escolher entre o petróleo bruto WTI e o Brent

Por conta da evolução na perfuração e no fraturamento do petróleo, o West Texas Intermediate (WTI) vem tendendo a registrar cotações mais baratas que as do petróleo bruto Brent. Antigamente, era o petróleo Brent que costumava ser mais barato que o West Texas. Contudo, a revolução do petróleo de xisto nos EUA e o aumento da produção derrubaram os preços do petróleo de mais de 100 dólares para menos de 50 dólares entre 2014 e 2015.

Problemas de ordem geopolítica são outro fator que pode causar diferenças consideráveis entre o petróleo Brent e o petróleo WTI. Em tempos de crise, o spread sobe à medida que a incerteza política gera disparadas nos preços do petróleo Brent. O WTI é menos afetado porque este se baseia em áreas continentais dentro dos Estados Unidos. Consequentemente, os preços dos dois padrões de petróleo passam a maior parte do tempo alinhados.

imgonline-com-ua-Resize-pcBxJKiHoKfadIhJ.jpg

As diferenças de preço podem indicar a facilidade do refino, a geografia da produção do petróleo, os custos de transporte até os locais onde os contratos são realizados, bem como as condições políticas e econômicas nas regiões onde o petróleo é vendido. Contudo, o crescente diferencial de preço observado desde 2011 costuma ser atribuído ao gargalo no transporte do produto até Cushing, em Oklahoma, onde os contratos de futuros de petróleo WTI são liquidados. Esse diferencial começou a se estreitar em 2014, quando esse gargalo foi aliviado, mas voltou a ganhar amplitude em 2017.

O petróleo anda volátil. Para tirar o máximo de proveito das flutuações do mercado, é preciso estar atento ao noticiário fundamental e à análise técnica. Visite a seção de energia do site da FBS para consultar informações atualizadas e importantes que ajudem a lucrar no trading de petróleo. Você pode negociar petróleo com a FBS por meio do MetaTrader 4 e 5 e pelo aplicativo FBS Trader. O petróleo Brent é negociado como XBR/USD e o petróleo WTI é negociado como XTI/USD.

Com o MT4, você pode automatizar a negociação usando expert advisors (EAs) e robôs traders. O MT4 disponibiliza as seguintes commodities: XTIUSD (US Crude) e XBRUSD (UK Brent). Também é possível operar XNGUSD (gás natural dos EUA). Leia mais informações no artigo sobre as vantagens do MT4.

Leia também

Semelhante

Como operar o padrão Cifra?
Como operar o padrão Cifra?

O padrão Cifra não é a formação mais famosa do trading, mas é um instrumento que pode ajudar a entender e prever melhor o movimento do preço.

Perguntas frequentes

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera