Como ganhar dinheiro na recessão?

Como ganhar dinheiro na recessão?

2023-04-03 • Atualizado

Quando o mercado está em queda, a maioria dos investidores geralmente começa a pensar em como ganhar com isso e onde investir o dinheiro. É claro que a recessão provoca sentimentos negativos, pois ela sempre vem acompanhada de problemas econômicos como desemprego alto, cortes nos salários e redução da atividade econômica. Isso provoca quedas significativas nos preços da maioria dos ativos, e todo mundo fica perdido. Dá a impressão de que é a pior época para investir e correr o risco de errar. No entanto, sempre há boas oportunidades para aproveitar no mercado.

Aproveite novas oportunidades

Nada pode ser levado na dicotomia do “preto ou branco”. A verdade é que após um tombo, vem um rebote. Logo, investidores conscientes sabem que qualquer crise no mercado pode oferecer a chance de aumentar o capital. Primeiro, deve-se ter capital suficiente para começar — pessoas inteligentes sempre reservam uma parte do dinheiro para investir e ficam sempre preparadas para agir quando a oportunidade aparecer. Segundo, você pode comprar ativos subvalorizados que turbinarão os seus retornos a longo prazo. Por fim, você pode investir em ativos de alto potencial. Exemplo: ações dos setores de comércio eletrônico, entregas, farmacêutico e de serviços em nuvem subiram durante a atual crise em virtude do isolamento em casa. Confira as notícias sobre ações, nas quais cobrimos as empresas mais promissoras que você pode negociar com a FBS. Também apresentamos abaixo várias regras desenvolvidas por estrategistas para lucrar durante o revés na economia.

Atenha-se ao dollar-cost averaging (DCA)

A ideia deste conceito é bem simples: investir um valor fixo sistematicamente ou adquirir um número fixo de ações em intervalos predeterminados. Ou seja, você compra valores menores por um período de tempo maior ao invés de arriscar uma quantia enorme de uma vez só. Isso ajuda bastante o investidor inexperiente ao impedir que as emoções influenciem as decisões, o que acaba reduzindo os riscos. A gestão de riscos e a gestão financeira ganham cada vez mais importância nas crises do mercado. Siga este passo a passo:

  1. Decida exatamente quanto dinheiro você tem condições de investir com consistência por um longo prazo.
  2. Escolha um ativo ou grupo de ativos que você deseja negociar a longo prazo.
  3. Invista no ativo escolhido em intervalos regulares.

É claro que tal abordagem exige disciplina e organização. É necessário ter consistência. Certifique-se de montar um sistema que funcione com você: utilize lembretes automáticos ou faça um acordo com um amigo para que um monitore o outro.

Reequilibre o seu portfólio

Mesmo se o seu portfólio parecer perfeito em certo momento, isso não significa que ele continuará assim ao longo do tempo. O mercado muda e os seus investimentos também devem mudar, então lembre-se de reequilibrar o seu portfólio de vez em quando. Este processo envolve comprar ou vender ativos periodicamente para manter o nível original ou desejado de alocação de ativos ou riscos. Diversificar é a melhor forma de diminuir riscos e maximizar retornos ao mesmo tempo. Exemplo: você decide que seu portfólio vai ter 50% de ações e 50% de títulos (uma escolha sábia e equilibrada). O peso das ações pode diminuir durante a recessão. O que o investidor deve fazer? É possível vender títulos e comprar ações para voltar à sua meta alocação original. Com a retomada da economia, as ações levantarão o valor do seu portfólio.

Invista antes e durante a recessão

De fato, há vários ativos financeiros com características diversas. Uma combinação inteligente dos mesmos levará você ao sucesso. Lembre-se: o mercado de ações é um mecanismo no qual observa-se o futuro. Já nos relatórios econômicos observa-se o passado. Consequentemente, as ações geralmente caem antes da recessão ser declarada e se recuperam quase sempre antes do anúncio oficial do fim da mesma. O ouro, por sua vez, tende a subir em tempos de incerteza no mercado e cair durante fases de crescimento econômico. Moedas de refúgio também costumam subir quando o humor predominante no mercado é o de aversão a riscos.

Seja um trader

Investir é questão de futuro. É certamente uma atividade financeira importante, mas não é a única. O trading é uma forma de lucrar com as movimentações de curto prazo no mercado. Estas, aliás, são abundantes em tempos de recessão. No que se refere a ações, o trading permite lucrar com altas e com quedas. Certa ação encontra-se em queda? Os CFDs permitirão tirar proveito de uma operação de venda. Não faz diferença se a notícia é boa ou ruim: analise o gráfico, leia o noticiário e siga em frente. Já quando o assunto é pares de moedas, quando uma moeda ganha força, outra perde. Basta definir a tendência – bullish ou bearish – e entrar na onda. A recessão não é exatamente uma hora ruim para se tornar trader. Na verdade, é o contrário: surgem ótimas oportunidades de ganhar dinheiro.

ENTRAR

Leia também

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera