Como negociar antes das notícias

Como negociar antes das notícias

2023-04-03 • Atualizado

Ao ler artigos fundamentais ou notícias, você provavelmente deve ter visto algo como “se os dados do IPC dos EUA forem maiores que o previsto, o USD subirá“. É sempre tão simples assim? Com certeza não. Há algumas coisas que você deve saber para negociar com sucesso e nós vamos lhe ajudar a desvendá-las.

Você já ouviu falar na frase “compre o boato, venda o fato“? No mundo do trading, ela é tão comum quanto “a tendência é sua amiga“. A ideia é simples: o trader deve prestar atenção ao sentimento do mercado e negociar na direção do mesmo. Logo, se você quer negociar com base nas notícias, deve compreender o clima do mercado. Se este tem perspectivas otimistas para uma moeda, o preço dela subirá. Se a previsão não for animadora, os traders abrirão posições curtas.

Quando é a hora certa para negociar com base nas notícias?

Devemos citar algo importante aqui: o sentimento do mercado se faz em antecipação às notícias. Quando você lê algo como “se os dados melhorarem, a moeda sofrerá apreciação“, pode pensar que vale esperar a publicação da notícia e então abrir uma posição. Porém, isso pode ser um grande erro. Costuma valer a pena abrir uma posição um dia antes da divulgação, e é por isso que você precisa captar o sentimento do mercado.

Mas como isso é possível? Bem, o fato é que o mercado é feito de bilhões de traders. Eles decidem comprar ou vender, investir ou sair do trading conforme suas expectativas em relação ao que acontecerá com o preço. O objetivo é comprar na baixa e vender na alta. Ou seja, se todos esperam boas notícias na Europa, comprarão o euro antes da mesma — quando ele ainda está barato — para vendê-lo no preço mais alto, após o evento favorável. Parece lógico, certo?

O que fazer, então? A solução é simples: você precisa prestar atenção à análise fundamental. Se falamos de dados econômicos, você deve conferir o calendário econômico e ver as previsões: se perceber que a previsão é maior do que os dados anteriores, considere comprar a moeda e vice-versa — em caso de previsões negativas, pense em vender a moeda. Confira os intervalos de tempo H1 e veja se há alguma tendência de curto prazo alinhada às previsões econômicas listadas no calendário. Se tal tendência existir, você pode negociar antes do próprio evento. Desta forma, você negociará com base no sentimento do mercado.

sentiment1.jpg

A publicação

Se você negociou em antecipação ao evento, é melhor fechar as posições antes da divulgação em si, por 2 motivos. Primeiramente, se a publicação for como o esperado, os traders podem “vender o fato“, ou, em outras palavras, fechar as posições que eles abriram antes das notícias. A enorme tomada de lucros pode derrubar a taxa cambial mesmo se a divulgação for positiva, o que pode ocorrer quando a notícia já tiver sido precificada (isto é, a notícia já foi incorporada ao preço, então o ativo não reage à decisão).

Você pode ver vários exemplos nas reuniões de bancos centrais. Se o mercado antecipa um aumento de taxa, a moeda sobe antes do banco central anunciar sua decisão. Como essa decisão já foi precificada, é bem possível que a moeda caia após a divulgação, pois os traders que se anteciparam ao aumento de taxa começarão a vender.

Em segundo lugar, o indicador econômico sempre pode decepcionar. Assim, traders que já fizeram apostas em bons resultados vão vender rapidamente e o preço irá despencar. Se você negociar antes do evento, não terá que lidar com esses riscos.

As mesmas considerações tornam arriscado entrar no mercado logo após a divulgação da notícia, pois os mercados podem estar voláteis e se mover de uma forma diferente do que você esperava.

Lembre-se que você sempre pode ler análises em fbs.com. Nossos especialistas fazem seu melhor para reunir as informações mais completas sobre as economias do mundo, para que você possa tomar uma boa decisão, que leve a uma negociação lucrativa.

Exemplos

Consideremos alguns exemplos. Os dados das folhas de pagamento não agrícolas (um dos indicadores estatísticos mais influentes) têm grande impacto sobre o USD. Em 3 de agosto de 2018, os dados das NFP foram divulgados. A previsão era negativa e os dados reais foram piores do que o previsto, o que interrompeu a alta de 3 dias. O USD perdeu alguns pontos naquele dia e, no dia seguinte, seguiu subindo.

usd rumors.png

Notícias precificadas.

O Banco da Inglaterra subiu a taxa de juros em 2 de agosto, mas não deu suporte à GBP. Ademais, o par GBP/USD despencou após a publicação. Em primeiro lugar, o mercado já esperava o aumento de taxa. Em segundo lugar, é importante falar de outro fator relevante: enquanto aguarda notícias, você deve conferir o sentimento do mercado em geral. Notícias importantes — como escaladas nas guerras comerciais e as negociações do Brexit — podem afetar o preço mais do que a divulgação de dados econômicos: é por isso que a libra esterlina não subiu antes do anúncio e chegou até a cair após o mesmo.

GBPUSDDailyrumors.png

Dicas

Se você quer aprender a impulsionar seus lucros com o noticiário, você deve seguir essas regras:

1. Esteja em dia com os próximos eventos e divulgações econômicas.

2. Aprimore seu entendimento do sentimento de mercado conferindo divulgações econômicas recentes e a reação do mercado às mesmas.

3. Aprenda a correlação entre várias notícias (por exemplo, como as vendas no varejo podem influenciar o PIB, IPP, IPC, etc.; se as vendas no varejo vão além das expectativas do mercado, podemos aguardar a divulgação de um PIB forte).

Para concluir, podemos dizer que o mais importante a ser lembrado por todo trader que negocia com base nas notícias é captar o sentimento do mercado e negociar antes da divulgação.

Leia também

Semelhante

Estratégia de negociação Pin Bar
Estratégia de negociação Pin Bar

Um padrão gráfico ou de velas às vezes pode oferecer um bom sinal de entrada quando localizado em certo nível. A Pin Bar é um dos mais confiáveis e conhecidos padrões de velas. Quando observada pelos traders no gráfico, a expectativa é de que o preço mudará de direção em breve.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera