Como operar padrões gráficos do tipo Diamante

Como operar padrões gráficos do tipo Diamante

2022-04-22 • Atualizado

Assim como um tesouro, o autêntico padrão Diamante é extremamente raro no mercado. Para usar seus sinais, é preciso esperar até que o modelo esteja completamente formado no gráfico e identificá-lo corretamente e na hora certa a médio prazo.

O que é padrão gráfico Diamante?

A formação Diamante é um padrão gráfico clássico. Isso não quer dizer que ele apareça com a mesma frequência que padrões Bandeira, Cabeça e Ombros e Retângulo. São poucas as oportunidades de operar o padrão gráfico Diamante, mas os traders técnicos devem conhecê-lo porque ele oferece uma boa oportunidade de negócio quando reconhecido com antecedência.

O padrão Diamante costuma acontecer após uma fase de tendência duradoura. Quando ele acontece em um mercado altista, o padrão é conhecido como Topo de Diamante (Diamond Top) ou padrão Diamante baixista, pois nesse caso o preço vira para baixo depois do Diamante. Analogamente, quando o Diamante aparece em um mercado baixista, o padrão é conhecido como Fundo de Diamante (Diamond Bottom) ou padrão Diamante altista — este último nome se deve ao seu indicativo altista.

O motivo da raridade do padrão gráfico Diamante é o fato de que ele leva bastante tempo para se formar. Primeiro, ele deve formar as linhas de suporte e resistência, divergindo com forte inclinação das linhas horizontais e então convergindo novamente em uma estrutura. O resultado é um formato de diamante, justificando o nome dado ao padrão.

No gráfico abaixo você pode observar um padrão Diamante, ocorrido em 8 de fevereiro de 2022 no gráfico de GBPUSD.

GBPUSDH4диамант.png

Na prática, os padrões não são tão perfeitos e uniformes como nos diagramas. O principal é respeitar a lógica das máximas e das mínimas e a ocorrência de uma forma aproximada à teórica.

Padrão Diamante baixista

Descrevemos na seção anterior uma variante do Diamante baixista chamada Topo de Diamante. O trader pode identificar o padrão como uma série de oscilações de preço, para cima e para baixo, que fazem lembrar a estrutura do padrão Cabeça e Ombros.

Atenção especial para o ombro esquerdo e a cabeça, que se juntam para formar uma linha de tendência, e a cabeça e o ombro direito, que formam uma segunda linha de tendência. As linhas de tendência se complementam e configuram o topo da formação Diamante baixista. Na parte de baixo, ligamos as mínimas das oscilações dentro do vale, resultando em um traçado em forma de V.

2.png

Observando a ilustração acima, podemos notar outra vez o padrão Diamante baixista. Neste gráfico, podemos ver um sinal de entrada em forma de rompimento para operar a estrutura do Diamante, bem como uma meta para o padrão. Além disso, o sinal de entrada curto vai provocar um rompimento e fechar abaixo da linha direita inferior, inclinando-se para cima.

Alguns traders preferem esperar apenas pelo rompimento abaixo dessa linha, não exigindo o fechamento abaixo da mesma. Também é um possível ponto de entrada. Contudo, esteja ciente de que isso vai resultar em mais sinais falsos do que aguardar o rompimento e também a condição de fechamento.

A meta de preço da estrutura é calculada usando o método do movimento medido. Isso significa que buscamos medir a distância do pico ao vale dentro da estrutura, e depois projetar essa distância para baixo a partir do ponto de rompimento. Isso vai dar um nível no qual podemos esperar que a continuação do rompimento comece a desaparecer ou possivelmente virar. Trata-se, portanto, de um excelente nível de Take Profit e de saída.

Padrão Diamante altista

Vamos agora ao oposto do Diamante baixista: o Diamante altista. O padrão Diamante altista — também conheciudo como Fundo de Diamante — ocorre depois de uma tendência de queda. É comum ver o preço fazer um considerável deslocamento para baixo, seguido de uma fase de consolidação que gera pontos de oscilação para cima e para baixo no Fundo de Diamante.

Neste caso, a aparência será semelhante à de um padrão Cabeça e Ombros invertido. Ligamos os picos e vales dentro da estrutura, da mesma forma descrita anteriormente. Após traçarmos quatro linhas de tendência em torno da estrutura e confirmarmos que essas quatro linhas são aproximadamente equivalentes em tamanho, podemos confirmar a estrutura como um padrão Diamante altista.

Group 2.png

Olhando para a ilustração acima, que retrata um Fundo de Diamante, observamos que o movimento de queda do preço precede a formação. Na estrutura do Diamante existe uma sequência ascendente destacada por duas linhas de tendência superiores que apontam para baixo e duas linhas de tendência inferiores que apontam para cima.

Um rompimento com fechamento acima da linha direita superior com inclinação para baixo disparou o sinal de entrada com posição longa (compra). Novamente, o método preferencial seria aguardar o rompimento de fato e o fechamento, e não só o rompimento acima dessa linha de tendência, de forma a prevenir falsos sinais e o possível movimento de preço nessa área.

É razoável calcular a meta de preço superior medindo a máxima e a mínima dentro da estrutura fechada. Após calcularmos essa distância e plotarmos a mesma no gráfico, ampliaremos a mesma distância a partir do rompimento projetado para cima, chegando à nossa meta preferencial. Quando o preço chegar nesse nível, devemos considerar o fechamento da posição inteira — ou pelo menos boa parte dela — e possivelmente deixar uma pequena parte em aberto, se necessário.

Estratégia de negociação com o padrão Diamante

Vamos agora à criação de uma estratégia de negociação que inclua o padrão Diamante. Vimos que a formação técnica do Diamante ocorre tanto no contexto de alta quanto no de queda. Quando o padrão Diamante é precedido por uma ação de preço altista, ele é chamado Topo de Diamante e tem uma conotação baixista. Quando o padrão Diamante é precedido por uma ação de preço baixista, ele é chamado Fundo de Diamante e tem uma conotação altista.

Tentaremos explicar da forma mais didática possível, usando uma abordagem puramente de ação de preço para esta estratégia de negociação com o Diamante. Estamos cientes que o padrão Diamante não é muito frequente no mercado, então não queremos sobrecarregar a estratégia com variáveis que possam comprometer a qualidade do arranjo.

Veja as regras para operar com o padrão gráfico Topo de Diamante:

  • Uma tendência de alta bem definida deve aparecer antes da formação do Topo de Diamante.
  • A formação Topo de Diamante deve estar bem definida, com quatro linhas de tendência ligadas entre si e que sejam relativamente semelhantes em termos de comprimento.
  • Entre com uma ordem de venda no mercado mediante o rompimento e o fechamento abaixo da linha de tendência inclinada para cima próxima à conclusão do padrão.
  • É preferível colocar a Stop Loss na máxima da oscilação mais recente anterior ao ponto de rompimento.
  • O nível-meta será definido por meio do cálculo do movimento medido. Meça a distância entre a máxima mais alta e a mínima mais baixa dentro da estrutura e projete-a para baixo a partir do ponto de rompimento. O nível resultante agirá como ponto de saída para realização de lucro.
  • A operação terá um critério adicional de parada por tempo: se, passadas 50 velas, o preço não tiver chegado nem na Stop Loss, nem na meta, saia imediatamente da operação aberta.

USDCADH13диамант2.png

As regras para operar o padrão gráfico Fundo de Diamante são o oposto:

  • Deve haver claramente uma tendência de queda antes da formação do Fundo de Diamante.
  • A formação do Fundo de Diamante deve estar claramente definida por quatro linhas de tendência que estejam ligadas entre si e que sejam relativamente semelhantes em comprimento.
  • Entre com uma operação de compra no mercado após o rompimento e feche acima da linha de tendência de queda próxima à conclusão do padrão.
  • É preferível colocar a Stop Loss na mínima da oscilação mais recente anterior ao ponto de rompimento.
  • O nível-meta será definido por meio do cálculo do movimento medido. Meça a distância entre a máxima mais alta e a mínima mais baixa dentro da estrutura e projete-a para cima a partir do ponto de rompimento. O nível resultante agirá como ponto de saída para realização de lucro.
  • A operação terá um critério adicional de parada por tempo: se, passadas 50 velas, o preço não tiver chegado nem na Stop Loss, nem na meta, saia imediatamente da operação aberta.

USDCADH4диамант.png

Moral da história

Os padrões de reversão do tipo Diamante são vistos em todos os tipos de mercado, inclusive os de ações, Forex, criptomoedas e futuros. O padrão Diamante não é tão comum quanto outros padrões gráficos clássicos, mas é importante entender e poder reconhecer o padrão, pois ele pode oferecer uma excelente oportunidade de negócio quando ocorre.

Um Topo de Diamante observado após uma alta dos preços no mercado geralmente oferece maior probabilidade à operação do que um Fundo de Diamante observado após uma queda nos preços do mercado. Você terá que fazer os seus próprios testes para avaliar se essa tendência combina com os mercados em que você opera.

Semelhante

Estratégias para o Índice de Fluxo de Dinheiro
Estratégias para o Índice de Fluxo de Dinheiro

Das centenas de indicadores e recursos técnicos para traders, o Índice de Força Relativa (RSI) é um dos mais conhecidos, pois este consegue ser um indicador simples sem abrir mão de seu poder em inúmeras situações no trading. Neste artigo, vamos falar de outro recurso poderoso e semelhante ao RSI, porém com alguns diferenciais interessantes.

Estratégia intradiária fácil (padrões de velas + RSI)
Estratégia intradiária fácil (padrões de velas + RSI)

Existem inúmeras estratégias valiosas que exigem o conhecimento de padrões de velas e osciladores. Contudo, nem todas são rentáveis. Quando você começa a operar com elas, pode passar por situações em que a estratégia não funciona a seu favor.

Perguntas frequentes

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Jogue como um craque

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Livro de Forex para Iniciantes

O livro de câmbio para iniciantes vai guiar você pelo mundo do trading.

Livro de Forex para Iniciantes

As coisas mais importantes para começar a negociar
Insira seu e-mail e nós vamos lhe mandar um guia Forex gratuito

Obrigado!

Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera