Estratégias para o Índice de Fluxo de Dinheiro

Estratégias para o Índice de Fluxo de Dinheiro

2022-11-23 • Atualizado

Das centenas de indicadores e recursos técnicos para traders, o Índice de Força Relativa (RSI) é um dos mais conhecidos, pois este consegue ser um indicador simples sem abrir mão de seu poder em inúmeras situações no trading. Neste artigo, vamos falar de outro recurso poderoso e semelhante ao RSI, porém com alguns diferenciais interessantes. Trata-se do Índice de Fluxo de Dinheiro (MFI). Você deve conhecer esse índice, pois ele pode levar suas operações a um patamar mais alto e oferecer inúmeros e valiosos pontos de entrada e de saída.

O que é Índice de Fluxo de Dinheiro?

Índice de Fluxo de Dinheiro (MFI) é um indicador técnico que mostra o ritmo no qual o dinheiro está entrando e saindo de um ativo. A principal diferença em relação ao RSI é que o MFI usa o volume como parte dos cálculos, o que pode ser de grande ajuda, já que os volumes dão uma perspectiva melhor do humor do mercado. De forma geral, o MFI é um instrumento de médio prazo que funciona melhor nos timeframes H4 e acima, embora traders habilidosos possam usá-lo também em operações de curto prazo.

Para o sucesso no trading, é indispensável observar que o MetaTrader não oferece medidas muito exatas para os volumes de mercado. O programa utiliza o chamado “volume tick”, que pode divergir consideravelmente do volume real. Vamos usar o MT5 para mostrar o indicador, bem como algumas capturas de tela do portal TradingView (TV), que oferece volumes exatos das maiores bolsas, como NASDAQ, NYSE, CME etc.

tesla tv.jpg

Fonte: tradingview.com

O MetaTrader apresenta leituras ligeiramente suavizadas nas proximidades da linha de 50 e arestas mais afiadas nos picos. Você pode usar o que achar mais apropriado — nossa intenção é apenas informar sobre outra forma de usar o oscilador.

TESLADaily.png

Voltamos ao Índice de Fluxo de Dinheiro. As semelhanças com o Índice de Força Relativa não são só na metodologia de cálculo. O MFI também é um indicador de momento (fôlego) que ajuda a identificar pullbacks ou mudanças de tendência iminentes no ativo. Assim como o RSI, o MFI tem divergências altistas e baixistas, zonas de sobrecompra e sobrevenda, e oscila em torno da linha zero. Você pode usar o MFI para identificar o início da fase de acumulação ou de distribuição caso saiba aplicar os conceitos de smart money.

Cálculo e ajustes do Índice de Fluxo de Dinheiro (MFI)

O cálculo do MFI tem quatro passos, a saber:

  1. Determine o preço típico (TP) do período em questão

TP = (MÁXIMA + MÍNIMA + FECHAMENTO)÷3

  1. Determine o fluxo de dinheiro (MF)

MF = TP x VOLUME

Se o preço típico atual é maior que o preço típico anteiror, o fluxo de dinheiro é positivo. O oposto também vale. Um fluxo positivo sugere que os investidores estão acumulando posições no ativo-objeto. Um fluxo negativo, por sua vez, sugere que os investidores estão saindo de suas posições no ativo-objeto.

  1. Determine a relação de dinheiro (MR)

MR = fluxo de dinheiro positivo (PMF) ÷ fluxo de dinheiro negativo (NMF)

  1. Calcule o Índice de Fluxo de Dinheiro (MFI)

MFI = 100 - (100 / (1 + MR))

O período padrão do MFI é 14, com mínimo de 0 e máximo de 100. Isso significa que o valor do MFI oscila entre 0 e 100.

Para fazer o oscilador funcionar, você deve repetir os cálculos acima para os últimos 14 períodos. É óbvio que ninguém calcula o índice de forma manual toda vez. Embora o cálculo não seja tão complexo, mostramos ele apenas para um melhor entendimento do indicador. Convém avançarmos à leitura e ao entendimento do índice.

Como ler o Índice de Fluxo de Dinheiro?

O Índice de Fluxo de Dinheiro indica a porcentagem de fluxo positivo em relação ao fluxo total. Quando o preço típico atual é maior que o anterior, considera-se que o fluxo de dinheiro é positivo. O oposto também se aplica.

O MFI é um oscilador e deve ser lido como os demais indicadores dessa categoria. Leituras acima de 80 representam zonas de sobrecompra e sinalizam uma possível virada (reversão) para baixo. O mesmo vale para leituras iguais ou inferiores a 20, que apontam para zonas de sobrevenda com chances maiores de virada para cima.

#BARCDaily.png

Os criadores do MFI inicialmente recomendam os níveis 10 e 90 como indicadores de níveis de sobrevenda e sobrecompra. Embora o preço raramente chegue nesses patamares, a identificação destes é mais confiável porque estados extremos de sobrecompra e sobrevenda (>90 e <10) indicam chance ainda maior de virada.

Além disso, você pode marcar o nível 50 no MFI para definir a pressão vinda dos compradores e dos vendedores. Leituras acima de 50 indicam pressão dos compradores. O oposto também é válido.

Sinais para operar com MFI

Como o MFI é bem parecido com o RSI, o indicador pode ser usado de forma semelhante. O MFI pode oferecer diversos sinais aos traders, como sinais de sobrecompra, sobrevenda e divergências. Quando o MFI supera o nível 80 (ou 90, em algumas estratégias), isso pode ser interpretado como sinal de venda.

TESLADaily - Copy.png

O mesmo vale na direção oposta. Quando o MFI vai abaixo de 20 (ou 10, em algumas estratégias), isso é considerado uma entrada na zona de sobrevenda. Em tal caso, você pode começar a procurar por operações de compra.

USDJPYDaily.png

Mesmo assim, a busca por zonas de sobrecompra e sobrevenda às vezes pode não ser suficiente para você. Em uma situação dessas, experimente usar no MFI as divergências do clássico RSI. Procure por máximas mais altas no gráfico e máximas mais baixas no MFI para localizar uma divergência baixista. Em seguida, você pode recorrer à sua estratégia de negociação para achar um ponto de entrada.

NVIDIADaily.png

A mesma lógica serve para uma divergência altista. Procure por mínimas mais baixas no gráfico e mínimas mais altas no MFI para achar uma divergência altista e procure um ponto de entrada para a operação de compra. Observe que a divergência baixista aparece no fim da tendência de alta e que a divergência altista pode ser encontrada no fim da tendência de queda (ponto de mínimo).

Estratégia para operar com MFI

Acreditamos que a estratégia de negociação das divergências é uma das melhores candidatas para o MFI. Vamos olhar o gráfico para achar pontos de entrada e saída. Identificada a divergência, considere vender o ativo (ações NVIDIA, no nosso caso). O instrumento deve ser vendido somente após o fechamento da vela. Para a nossa sorte, houve um engolfo baixista, que nos deu ainda mais certeza de um cenário baixista.

NVIDIADaily1.png

Agora estamos na posição e devemos aguardar o sinal para fechar a operação. O jeito mais simples é esperar o MFI descer abaixo de 20, indicando fim da atividade dos vendedores. A ação até caiu mais um pouco posteriormente, mas isso pouco importa — de qualquer forma, acabamos com uma operação rentável e confiável. O melhor seria ter captado o movimento inteiro, mas o resultado obtido foi satisfatório.

NVIDIADaily2.png

Não tenha medo de fechar parte da sua operação na metade do caminho para a Take Profit (lucro máximo) e deslocar a sua Stop Loss (perda máxima) para o ponto de equilíbrio. Assim, você passa a trabalhar com uma operação sem risco e pode mantê-la por mais tempo, possivelmente abrindo caminho para lucros maiores.

Conclusão

O Índice de Fluxo de Dinheiro é uma ótima forma de aprimorar as suas operações, sobretudo se você já estiver acostumado com as estratégias de negociação com RSI. O MFI dá menos sinais que o RSI, mas a estratégia do MFI já foi testada e funciona muito bem. Por se tratar, em parte, de um indicador de volume, gostaríamos de vê-lo testado em todos os ativos possíveis. Veja algumas dicas para ter em mente:

  • O índice, quando acima de 80 ou abaixo de 20, é considerado sinal de sobrecompra ou sobrevenda, respectivamente. Procure por reversões nessas áreas.
  • As divergências devem aparecer no fim da tendência para que sejam confiáveis.
  • Às vezes é melhor recorrer ao TradingView para ter sinais mais exatos do MFI.

Semelhante

Estratégia de negociação Pin Bar
Estratégia de negociação Pin Bar

Um padrão gráfico ou de velas às vezes pode oferecer um bom sinal de entrada quando localizado em certo nível. A Pin Bar é um dos mais confiáveis e conhecidos padrões de velas. Quando observada pelos traders no gráfico, a expectativa é de que o preço mudará de direção em breve.

Estratégia intradiária fácil (padrões de velas + RSI)
Estratégia intradiária fácil (padrões de velas + RSI)

Existem inúmeras estratégias valiosas que exigem o conhecimento de padrões de velas e osciladores. Contudo, nem todas são rentáveis. Quando você começa a operar com elas, pode passar por situações em que a estratégia não funciona a seu favor.

Perguntas frequentes

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como ativar o Bônus Level Up?

    Abra uma conta do Bônus Level Up na versão web ou móvel da Área Pessoal FBS e receba até US$140 grátis na sua conta.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Sinta o espírito de equipe

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Livro de Forex para Iniciantes

O livro de câmbio para iniciantes vai guiar você pelo mundo do trading.

Livro de Forex para Iniciantes

As coisas mais importantes para começar a negociar
Insira seu e-mail e nós vamos lhe mandar um guia Forex gratuito

Obrigado!

Nós enviamos um link especial para o seu e-mail.
Clique nesse link para confirmar seu endereço e receber um guia Forex para iniciantes gratuito.

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera