Opere os índices mais famosos do mercado de ações

Opere os índices mais famosos do mercado de ações

2023-01-26 • Atualizado

Índices são instrumentos de trading altamente importantes que têm várias vantagens. Portanto, todo trader deve conhecê-los. Neste artigo, veremos os três mais importantes índices americanos e indicaremos suas vantagens. Vamos descobrir.

Principais índices de ações

O Índice Standard & Poor's 500 — S&P 500 — é um dos índices americanos mais cotados, pois ele reflete o desempenho das ações das 500 maiores empresas de capital aberto dos EUA. No entanto, ao conferir a lista, você verá 505 símbolos. Isto se deve ao fato de várias empresas terem duas classes de ações, como o Facebook. A capitalização de mercado do S&P é de 70% a 80% do total do mercado de ações dos EUA, e este índice abrange todas as indústrias do país.O S&P 500 considera diferentes fatores das empresas, tais como tamanho do mercado, liquidez e grupamento de indústria antes de aceitá-los. O índice dá um peso maior para empresas maiores, não para empresas mais caras. A capitalização de mercado de cada empresa deve ser de pelo menos cerca de US$6 bilhões. Uma vez por trimestre, as ações são acrescidas ou excluídas à medida que as regras mudam e as empresas crescem (ou encolhem) e se fundem.

O S&P 500 é calculado tomando-se a soma da capitalização de mercado de todas as 505 ações e então dividindo-a com um indicador do índice. O índice considera somente as ações disponíveis publicamente para negociação.

O Nasdaq Composite é o índice de ações de mais de 3.300 empresas listadas na bolsa de valores Nasdaq. Diferentemente do S&P, a lista de empresas não se limita àquelas com sede apenas nos EUA.Para fazer parte da lista, a ação deve estar listada exclusivamente no Mercado de Ações Nasdaq (a única exceção é se ela tiver sido listada em outro mercado nos EUA antes de 1o de janeiro de 2004 e mantido continuamente tal listagem). Também há outra restrição aplicável ao tipo de ação. Somente recibos de depósitos (ADRs), ações comuns, interesses de parceria limitada, ações ordinárias, fundos de investimentos imobiliários (REITs), ações de interesse beneficial (SBIs) e tracking stocks podem fazer parte do índice. Assim que a ação deixa de atender os critérios, ela é excluída do índice. 

O índice é calculado multiplicando-se o valor total da ação pelo último preço de cada valor mobiliário. Em seguida, o valor é dividido por um divisor do índice. O índice é calculado ao longo do dia comercial, com o valor final confirmado às 16:16.

O Dow Jones Industrial Average (DJIA) é uma média ponderada por preço de 30 ações norte-americanas de diferentes indústrias negociadas na Bolsa de Valores de Nova York e na NASDAQ. É o segundo índice de mercado mais antigo dos EUA. Há muito tempo o índice reflete a saúde da economia americana. Quando lançado, o índice incluía 12 ações que eram quase puramente industriais. Atualmente, o índice abrange somente empresas com crescimento e capacidade de investimento significantes. Logo, a lista de ações não é constante — empresas são incluídas e excluídas com base em certos critérios não quantitativos. Assim que uma empresa sobrevive a dificuldades financeiras, ela é excluída. Concomitantemente, o índice exclui os transportes e os serviços públicos (água, esgoto, energia elétrica etc), que são contemplados pelo Dow Jones Transportation Average (DJTA) e pelo Dow Jones Utilities Average (DJUA).

O índice utiliza uma metodologia de ponderação por preço que dá um peso maior a ações mais caras. O DJIA é calculado somando-se os preços das ações participantes e dividindo-os por um divisor. O índice Dow Jones mostra o valor médio das ações nas frações de capital selecionadas para cálculo no momento de aprovação da composição do indicador.

Previsão de preços dos índices de ações

Vamos agora à parte mais importante para qualquer investidor. Embora os índices apresentem diferenças quanto ao número de empresas e aos métodos de cálculo, há uma lista de regras que você pode usar para prever a direção deles. 

1. Confira a lista. Cada índice é composto por diferentes ações e cada uma delas tem seus pontos fortes. A soma de todas elas compõe a força do índice inteiro. Os preços das ações que formam um índice podem mudar devido a capitalização de mercado, fusões e aquisições. Isso pode levar não apenas a uma mudança na força do índice, mas também a mudanças nas listas de ações inclusas.

2. Preste atenção nas indústrias. Após descobrir quais ações afetarão a direção do índice, é importante determinar as indústrias. Esteja ciente que, além dos componentes do índice, a área de atuação a qual eles pertencem também tem impacto na direção do mesmo.

3. Confira a correlação entre a moeda nacional e o índice. Na maioria dos casos, você encontrará uma correlação positiva entre eles. 

4. Por último, mas não menos importante, você deve lembrar que, geralmente, os índices refletem a saúde da economia. Além disso, eles são influenciados pelo sentimento do mercado — em tempos de incertezas, espera-se um enfraquecimento nos índices, enquanto dados econômicos otimistas jogarão eles para cima. 

Vantagens do trading de índices.

  • Negociar índices poupa você do dilema “qual ação devo negociar”. 
  • Índices são uma espécie de instrumento de hedging que diversificará os riscos de movimentações imprevisíveis. Ações são sensíveis ao sentimento do mercado e, portanto, qualquer notícia pode causar volatilidade alta. 
  • Índices são um instrumento mais estável que as ações. 

Para concluir, os índices são um dos instrumentos de trading mais confiáveis. Eles variam em relação ao número de ações, indústrias e formas de medição. Se você quiser ter sucesso negociando índices, siga as regras simples que aprendeu neste artigo.

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera