Estratégias de negociação com Bandas de Bollinger

Estratégias de negociação com Bandas de Bollinger

2023-04-03 • Atualizado

No artigo anterior, nós explicamos como negociar utilizando a Média Móvel. Agora é hora de estudarmos outro indicador bem útil: as Bandas de Bollinger. Esse indicador está disponível no MetaTrader e também no aplicativo FBS Trader.

O que são as Bandas de Bollinger?

São um indicador técnico cujo nome é uma homenagem a seu criador, o famoso trader John Bollinger, que combinou três Médias Móveis em um único indicador. A linha do meio é uma Média Móvel Simples, assim como as bandas externas — a diferença é que elas são deslocadas para cima e para baixo para criar uma espécie de canal.

Como usar as Bandas de Bollinger nas negociações?

A maior vantagem deste indicador é que ele oferece aos traders um ótimo recurso de análise visual. Supõe-se que o preço passa cerca de 95% do tempo dentro do canal delimitado pelas Bandas de Bollinger. Como esse canal é formado por Médias Móveis, ele se alarga e se estreita junto com as oscilações do preço, refletindo a volatilidade. Como o preço só passa 5% do tempo fora das Bandas, os traders monitoram situações nas quais ele foge do canal de Bollinger. Na maioria dos casos, o preço não passa mais de quatro velas acima da Banda de Bollinger superior ou abaixo da Banda de Bollinger inferior antes de uma correção acontecer. Saber disso permite negociar com a virada do preço e seu retorno à linha do meio. Tal abordagem funciona melhor quando o mercado está em uma faixa bem definida (range) ou a tendência é lenta.  

Bollinger Bands1.jpg

A linha do meio também pode funcionar como um suporte/resistência dinâmico. Em uma forte tendência de alta, o preço se movimenta principalmente entre a banda superior e a banda do meio.

Quais ajustes escolher para as Bandas de Bollinger?

Os ajustes padrão são período de 20 e desvio de 2. É um arranjo de parâmetros clássico utilizado pela maioria dos traders. Contudo, você pode experimentar outros períodos e desvios. A recomendação geral é que o número de períodos seja entre 13 e 24 e que o desvio esteja no intervalo de 2 a 5. 

Bollinger settings.jpg

Período: quanto menor o período, mais vezes o preço vai tocar e sair das Bandas externas. De um lado, isso significa que haverá mais sinais. De outro lado, mais sinais serão falsos. Além disso, quando o período é grande demais, o indicador torna-se menos sensível. Logo, assim como em muitas outras coisas na vida, é necessário achar um equilíbrio.

Desvio: Um desvio maior afasta mais as Bandas externas. Se as Bandas estiverem tão distantes entre si a ponto de o preço nunca tocá-las, o indicador vai perder muito de sua utilidade. Portanto, comece com o valor 2 e veja se é necessário ou não alterá-lo.

Estratégias de negociação com o indicador Bandas de Bollinger

Estratégia 1: estratégia de reversão média

Esta estratégia se vale do fato de que, após desviar demais do nível médio, o preço tende a retornar ao mesmo.

  1. Busque um range lateral (horizontal) no gráfico.
  2. Procure por padrões de vela de reversão (virada) quando o preço atingir a Banda de Bollinger superior:

Para uma ordem de COMPRA

Se aparecer uma vela do tipo barra pin com sombra inferior longa na Banda de Bollinger inferior, abra uma ordem de compra acima dessa vela. Coloque a Take Profit na Banda de Bollinger média/superior e a Stop Loss abaixo da mínima da barra pin.

Para uma ordem de VENDA

Se aparecer uma vela do tipo barra pin com sombra superior longa na Banda de Bollinger superior, abra uma ordem de venda abaixo dessa vela. Coloque a Take Profit na Banda de Bollinger média/inferior e a Stop Loss acima da máxima da barra pin

Você pode usar uma Média Móvel de 100 períodos como filtro: considere somente operações de COMPRA quando o preço estiver acima dessa linha e somente operações de VENDA quando o preço estiver abaixo dessa linha.  

Bollinger 3.jpg

Estratégia 2: estratégia Squeeze

A estratégia foi montada a partir da ideia de que após uma calmaria no mercado vem uma disparada da volatilidade e um rompimento (breakout).

  1. Procure no gráfico uma situação na qual o preço se movimenta em uma faixa (range) bem estreita (as Bandas de Bollinger vão se aproximando).
  2. Compre no rompimento acima da Banda de Bollinger superior e venda no rompimento abaixo da Banda de Bollinger inferior.
  3. Coloque a Stop Loss fora da consolidação, no lado oposto do rompimento.

Bollinger Bands 2.jpg

IMG_20210616_161643.257.jpg

BAIXE O FBS TRADER

Leia também

Semelhante

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera