Negociação de tendência vs. Negociação contra tendência

Negociação de tendência vs. Negociação contra tendência

2023-02-03 • Atualizado

Um dos princípios da análise técnica é que o preço se move em tendências. Cada tendência consiste em períodos em que o preço se move na direção dessa tendência e períodos menores de correções contra a tendência.

As estratégias de seguir tendências significam que o trader abre uma posição na direção da tendência principal. Em outras palavras, eles compram em uma tendência de alta e vendem em uma tendência de baixa. O melhor momento para entrar no mercado usando essa abordagem é quando uma correção termina e a tendência principal é retomada. “Compre na baixa e venda na alta” é o mantra favorito dos traders.

Os traders que operam contra a tendência não querem esperar que a correção passe. Se o mercado estiver em tendência de alta, eles podem vender quando o preço reverter na resistência e definir uma meta próxima ao suporte. A motivação deles é que o preço já subiu demais e está fadado a cair, pelo menos por algum tempo.

Essas abordagens têm riscos semelhantes ou não? Qual delas pode oferecer aos traders maior lucro? Vamos ver.

Negociação de tendência

Trend trading (negociação de tendências) é uma tentativa de lucrar analisando o momento de um ativo em uma direção específica. Quando o preço se move em uma direção geral, como para cima ou para baixo, isso é chamado de tendência.

Os traders de tendências operam comprados quando o ativo está em tendência de alta. As mínimas de oscilação mais altas e as máximas de oscilação mais altas caracterizam uma tendência de alta. Da mesma forma, os traders de tendência podem entrar em uma posição curta quando o ativo se move para baixo. As mínimas de oscilação mais baixas e as máximas de oscilação mais baixas caracterizam uma tendência de baixa.

As estratégias de negociação de tendências supõem que o ativo continuará a se mover na mesma direção em que está atualmente. Essas estratégias geralmente dispõem de Take Profit (Lucro Máximo) ou Stop Loss (Perda Máxima) para garantir lucros ou evitar grandes perdas no caso de uma reversão de tendência. A negociação de tendências é usada por traders de curto, médio e longo prazo.

A maioria dos traders é capaz de determinar a tendência atual. A parte complicada é decidir como agir. Vamos continuar com o exemplo de tendência de alta. A negociação de tendências significa que você comprará no suporte ou no rompimento da resistência. No primeiro caso, você usará instrumentos como linhas de tendência e retrações de Fibonacci. No segundo caso, você pode usar padrões de gráfico de continuação como Triângulos, Bandeiras e Cunhas.

trend trading EURUSD.png

Alguns traders comprarão no ponto 1 (suporte da linha de tendência e nível de retração de Fibonacci) ou 2 (rompimento de um padrão “Bandeira”), alguns esperarão pelo ponto 3 (rompimento acima da máxima anterior). Claro, quanto mais baixo você comprar, maior pode ser o seu lucro.

Take Profit

Você pode definir sua meta de lucro na máxima anterior da tendência de alta (mínima da tendência de baixa) ou mesmo em níveis além dela, se estiver mais confiante em sua operação.

Stop Loss

Observe que, ao seguir uma tendência, você pode usar um trailing stop que segue a tendência. Esteja ciente, no entanto, que pode não ser muito fácil decidir para onde mover um Stop Loss. O risco é que uma correção mais profunda faça o mercado atingir seu ponto de parada (stop) e fechar sua ordem.

Scaling in

É permitido adicionar uma posição quando você segue uma tendência se o mercado já se moveu a seu favor e sua negociação se tornou lucrativa. Desta forma, seu lucro potencial aumentará. Não se esqueça de ajustar seu gerenciamento de riscos se fizer isso. Você também pode planejar começar com uma negociação menor do que o normal (por exemplo, comprar no ponto 1) e aumentá-la quando o preço ficar acima do ponto 2. Essa tática reduzirá seu risco.

Negociação contra a tendência

Contratendência é uma correção no preço de um ativo contra a tendência principal. Simplificando, quando o mercado está em tendência de alta e recua, o recuo para baixo é uma contratendência porque vai contra a tendência original do mercado.

Uma estratégia de negociação contra a tendência é uma tentativa de obter um pequeno lucro abrindo uma negociação contra a tendência principal. A negociação contra a tendência (ou negociação de contratendências) é uma forma de swing trade que supõe que a tendência atual do mercado sofrerá reversões ou recuos e, logo, tenta lucrar com o recuo à medida que a tendência subjacente continua. Essa estratégia é de médio prazo — as posições são mantidas por alguns dias ou algumas semanas.

Alguns traders que usam essa estratégia para obter lucro usam pullbacks, mantendo suas posições principais na direção da tendência. As estratégias de contratendência usam indicadores de momentum, níveis de suporte e resistência, e padrões de velas para identificar possíveis pontos de entrada no mercado. No entanto, é necessário que os traders que usam esse método tenham cuidado com a retomada da tendência atual, que pode acontecer a qualquer momento e sem aviso prévio. Portanto, ao negociar com essa estratégia, técnicas adequadas de gerenciamento de risco, como ordens de Stop Loss e tamanhos mínimos de posição, devem ser usadas para limitar as perdas.

Os traders que usam essa abordagem interpretam os padrões de velas de reversão (Pin Bars, Estrela da Manhã/Noite, etc.). Eles também aplicam osciladores como MACD ou RSI para ver se o mercado está sobrecomprado/sobrevendido e se há uma divergência entre o preço e o indicador. Se esses sinais estiverem presentes, os traders abrem posições contrariando a tendência precedente.

USDCADH1_counter_trading.png

Um trader pode decidir vender no ponto 1, pois o preço formou uma vela com sombra superior longa (um sinal negativo) e o indicador MACD não confirmou a máxima do preço.

Take profit

É mais difícil encontrar um lugar para posicionar o lucro quando você negocia contra a tendência. O desafio é não ficar muito ganancioso. Lembre-se que você está apostando contra o mercado. Algumas tendências podem se transformar em um mercado lateral, limitando o lucro de uma posição contrária à tendência. A tendência principal também pode ser retomada rapidamente, não deixando que o preço sofra uma correção tão grande. Como resultado, tenha cuidado e gerencie os riscos.

Stop Loss

A localização de uma ordem Stop Loss em tal negociação é óbvia. Os traders colocam seus Stop Loss atrás do ponto extremo do preço a partir do qual uma correção começou. O Stop Loss provavelmente será menor do que aquele que você usaria se negociasse na tendência.

Scaling in

Não é uma boa ideia interferir no tamanho da sua posição ao negociar contra a tendência. O trade pode ser de muito curto prazo, então você corre o risco de ficar em uma situação desconfortável se tentar ficar maior no trade (aumentar uma operação existente). E nunca fique maior em uma posição perdedora, pois isso pode levar a uma perda maior.

Em nosso novo vídeo, discutiremos com mais precisão a negociação de tendências e a negociação de contratendências.

Conclusão

Como você pode ver, ambas as abordagens de negociação têm suas características específicas. Ambas podem gerar bons sinais de negociação, mas cada uma requer sua própria estratégia de gerenciamento de risco. A sabedoria comum dos traders é que a negociação contra a tendência requer muito mais experiência. Os iniciantes devem começar seguindo a tendência. Pratique e veja qual caminho é melhor para você!

Semelhante

Como operar o padrão Cifra?
Como operar o padrão Cifra?

O padrão Cifra não é a formação mais famosa do trading, mas é um instrumento que pode ajudar a entender e prever melhor o movimento do preço.

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera