Operando o sistema de rompimento de volatilidade

Operando o sistema de rompimento de volatilidade

2023-04-03 • Atualizado

Os preços no mercado às vezes flutuam bastante, outras vezes demonstram completa calmaria. Alguns especialistas comparam o mercado com o mar. Quando o mar está calmo, praticamente não tem ondas. Mas se vem uma tempestade, as ondas podem atingir vários metros de altura.

O que é volatilidade?

A volatilidade reflete o fôlego do mercado. Um mercado muito volátil registra vários movimentos que são bem fáceis de distinguir em uma consulta ao gráfico. Se há várias oscilações grandes, trata-se de um mercado volátil. Por outro lado, a volatilidade é baixa quando o preço opera em uma faixa bem-definida com oscilações mínimas. 

Uma das formas de medir a volatilidade de um ativo é quantificar seus rendimentos diários (variação diária, em porcentagem). A volatilidade histórica se baseia nos preços históricos e representa o grau de variabilidade dos rendimentos.

Todo mercado varia quanto ao grau de volatilidade. No gráfico abaixo, por exemplo, podemos observar que o preço se comporta de formas diferentes em períodos diferentes. Às vezes, ele registra vários deslocamentos consideráveis; outras vezes, a volatilidade ficou baixa e o preço se limitou a uma pequena faixa.

Ao consultar qualquer gráfico, o trader pode localizar um período no qual o instrumento passa por fases de alta e de baixa volatilidade. Isso gera a oportunidade de aplicar um método de rompimento de volatilidade.

Operando com rompimentos de volatilidade usando suporte e resistência

O principal objetivo do trader que utiliza uma estratégia de rompimento de volatilidade é identificar o momento de alta da volatilidade. O trader precisa observar o momento em que o mercado muda do modo faixa (range) para o modo tendência. É possível usar esse sistema em qualquer timeframe e em qualquer mercado. Existem inúmeras abordagens, recursos úteis e indicadores aplicáveis. 

moment-of-rising-volatility 1.png

O gráfico acima apresenta um exemplo do tipo mais básico de operação com rompimento de volatilidade. Podemos ver que, inicialmente, o preço estava em tendência de alta com muita volatilidade no mercado. Contudo, no meio do gráfico, ele se acomodou em uma faixa (range) à medida que a volatilidade recuou.

volatility-dried-up 2.png

Quando o trader percebe o preço dando uma pausa dessas, ele pode tomar a iniciativa e traçar linhas de suporte e resistência, marcando a máxima da oscilação e a mínima corretiva dessa pausa no mercado. Em seguida, o trader deve monitorar o mercado, aguardar um rompimento dessa faixa e acompanhar a tendência.

Operação de rompimento de volatilidade com tendência

É importante observar que o sistema de rompimento de volatilidade funciona melhor em casos de continuação da tendência. Na imagem acima, o preço estava em tendência de alta antes do começo da faixa. Se o preço rompe acima da linha de resistência, o trader entra no mercado. Se o preço rompe abaixo da faixa, tem-se uma operação contra a tendência, não sendo algo desejável para o trader que aplica esse sistema.

O sistema é bem prático e depende apenas da capacidade do trader de traçar linhas de suporte e resistência. O trader pode definir uma ordem de preço pendente acima da resistência para capturar o rompimento de volatilidade em um momento em que esteja longe da tela. Essa ordem se chama Buy Stop.

Nesse cenário, o trader abre a operação de compra só após o preço romper a resistência. Para cumprir a gestão de riscos, é necessário colocar uma ordem Stop Loss abaixo da linha de suporte da faixa. Nesse caso, a meta deve dar, no mínimo, um lucro que seja o dobro do risco. Esse método ajuda a ter uma relação risco-recompensa positiva no trading.

Operação de rompimento de volatilidade com indicadores

Muitos traders preferem aprimorar a estratégia com indicadores técnicos, que podem ser incrivelmente úteis para operar uma expansão de volatilidade. As Bandas de Bollinger são um dos indicadores mais conhecidos para esse fim.

As Bandas de Bollinger são um indicador técnico usado para medir a volatilidade e a direção da tendência. O indicador é formado por uma média móvel de 20 períodos (linha do meio, entre as bandas) e pelas bandas superior e inferior, que marcam dois desvios padrão acima e abaixo da média. A finalidade do indicador é medir a volatilidade no mercado e identificar a tendência. Uma faixa mais ampla entre as bandas sinaliza alta volatilidade no mercado. Analogamente, bandas mais apertadas indicam que a volatilidade cedeu e o mercado está operando em uma faixa. Além disso, a direção das BB ajuda o trader a definir se existe uma tendência de alta ou uma tendência de queda.

chart-spots-with-high-volatility 3.png

O gráfico acima mostra como que esse indicador pode ser útil. Primeiro, ele destaca a tendência. Além disso, o indicador mostra os pontos de alta volatilidade no gráfico, bem como os locais onde houve consolidação do preço.

O indicador BB contrai quando o preço pausa e se consolida, já que nesse caso o mercado perde volatilidade. Contudo, à medida que o preço rompe acima do topo das bandas, a volatilidade volta e mostra que a tendência altista está continuando.

De acordo com essa estratégia, o trader deve abrir uma operação assim que o preço romper acima do topo das bandas. Neste caso, é preciso colocar uma Stop Loss abaixo da borda inferior das bandas.

Há duas opções para gerenciar essa operação. Primeiro, você pode simplesmente seguir os ajustes anteriores e colocar uma ordem Take Profit que seja o dobro do risco, isto é, da Stop Loss. Outra opção é usar o indicador Bandas de Bollinger para gerenciar a operação.

Como você sabe, a linha central do indicador Bandas de Bollinger é uma média móvel. Portanto, os traders podem gerenciar essa operação da mesma forma feita nas operações com médias móveis: manter a operação aberta até o preço tocar a média móvel, pois isso indica perda de fôlego da tendência.

Outra abordagem é o uso das Bandas de Bollinger: o trader mantém a operação aberta até o preço enconstar na banda inferior. Suponha que o preço volte para baixo e encoste no ponto mais baixo das Bandas de Bollinger. Isso significa que o preço está se acomodando em uma nova faixa — e o trader pode realizar os lucros e aguardar outra oportunidade de abrir uma operação de compra — ou que o preço pode estar virando.

Conclusão

A estratégia de rompimento de volatilidade é uma das estratégias de negociação mais rentáveis e pode ser usada em todos os mercados e timeframes. Ela também é simples de aprender e fácil de usar, pois exige nada além de conhecimento sobre níveis de suporte e resistência e reconhecimento de tendências. A estratégia é adequada para iniciantes e também para traders experientes por causa de sua variabilidade e possibilidades ilimitadas de aprimoramento. 

Leia também

Semelhante

Como achar um short squeeze
Como achar um short squeeze

Você se lembra do crescimento das ações Tesla em 2020? E da GameStop, que subiu 10 vezes em questão de semanas? Isso não é nem “crescimento orgânico”, nem manipulação de mercado. Essas ocasiões são chamadas de short squeezes. Vou te mostrar como achar uma e lucrar com ela!

Perguntas frequentes

  • Como abrir uma conta FBS?

    Clique no botão Abra uma Conta em nosso site e prossiga para a Área Pessoal. Passe pela verificação de perfil antes de começar a negociar: confirme seu e-mail e número de telefone e faça a verificação da sua identidade. Este procedimento garante a segurança do seu dinheiro e dos seus dados. Feito tudo isso, vá para a plataforma de negociação de sua preferência e comece a negociar.

  • Como começar a negociar?

    Você pode se juntar à FBS e começar a sua jornada em FX se for maior de 18 anos. Para negociar, é necessário ter conta em uma corretora e conhecimento suficiente sobre como funcionam os ativos no mercado financeiro. Comece estudando o básico com os nossos materiais de formação grátis e crie uma conta na FBS. Convém testar o ambiente utilizando dinheiro virtual por meio de uma conta de demonstração (Demo). Quando estiver pronto, entre no mercado real e negocie para ter sucesso.

  • Como sacar o dinheiro que você ganhou com a FBS?

    O procedimento é bem simples. Vá para a página de saques no site ou para a seção Finanças da Área Pessoal FBS e acesse a parte de saques. Você poderá retirar o dinheiro que ganhou por meio da mesma forma de pagamento utilizada para depositar. Se tiver abastecido sua conta por várias formas, saque seus lucros por essas mesmas formas e nas mesmas proporções dos valores depositados.

Deposite com sistemas de pagamento locais

Aviso de coleta de dados

A FBS mantém registros de seus dados para operar este site. Ao pressionar o botão “Aceitar“, você concorda com nossa Política de Privacidade.

Ligue de volta

Um gerente ligará para você em breve.

Alterar número

Seu pedido foi aceito

Um gerente ligará para você em breve.

O próximo pedido de chamada para este número de telefone
estará disponível em

Se você tiver um problema urgente, por favor, fale conosco pelo
Chat ao vivo

Erro interno. Por favor, tente novamente mais tarde

Não perca seu tempo. Acompanhe o impacto das NFP no dólar dos EUA e ganhe dinheiro!

Você está usando uma versão antiga de seu navegador.

Atualize para a versão mais recente ou experimente outro navegador para uma experiência comercial mais segura, confortável e produtiva.

Safari Chrome Firefox Opera